Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Duarte

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7425 em: Hoje às 12:41:54 am »
Duas ou três FREMM EVO?
Tem que ser 3. Uma classe de apenas 2 navios não faz sentido. Nem que tenhamos que  iniciar uma campanha de angariação de fundos aqui do FD.  :mrgreen:

Para já vamos supor que seriam 2 FREMM EVO, pelo menos até prova do contrário. Se isto se confirmar, é ter a decência de encomendar a 3ª como parte da revisão da LPM de 2026.

Depois fica por saber a configuração das ditas, particularmente se viriam com apenas 16 Sylver, ou 32 Sylver, ou se se confirma a ideia de integrar Sylver + Mk-41.

De notar que não são mencionados por ninguém helicópteros navais. Suponho que sejam colocados na revisão da LPM?

Se é para serem apenas duas FREMM EVO por 3 MM  tem que ser 32 VLS, RAM e estarem incluídos helis, manutenção durante 30 anos, mísseis e uma loira para descontrair depois de tanto stress .
слава Україна!
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yuwanko

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7426 em: Hoje às 12:52:20 am »
Os blindados 6x6 só fazem sentido se querem livrar das pandur futuramente (vender? Até 2035) E depois compar mais 6x6 e boxers para lá de 35

Quer-me parecer que o substituto do M113 é o Patria 6X6 e não há Boxer para ninguém
 

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Duarte

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7427 em: Hoje às 01:57:35 am »
Se de Itália não vêm as FREMM o que vem?
Como é que o SAFE vai fazer um contrato de 2+1? Como é que isto é feito se o contrato SAFE é feito agora? Quem paga o +1? Os dois modelos custam sensivelmente o mesmo são 3 ou 3. Just saying…

Pode ser 3 MM por 2 FREM EVO, 32 VLS, RAM, com pacote de manutenção durante todo ciclo de vida (30 anos), apoio de regeneração do AA, helis, stocks de mísseis, treino e material de apoio, simuladores, ferramentas, etc.

Mais tarde, podemos comprar um pacote de uma ou mesmo duas FREMM adicionais, mais baratas porque o essencial já está estabelecido: stocks de missies, capacidade de manutenção, treino de tripulações e pessoal de apoio e a capacidade logística e de manutenção. 900-950 M cada +/- através da LPM.

Citar
Sim — 3 mil milhões de euros por 2 FREMM-EVO totalmente equipadas + pacote completo de ciclo de vida não só é razoável, como é muito plausível dentro dos valores conhecidos para navios desta classe quando incluímos tudo o que mencionaste.

Vamos por partes para ver se o número bate certo:

✅ 1. Custo unitário de uma FREMM EVO

As estimativas internacionais apontam:

FREMM “clássica”: ~€750–€850 M apenas o navio

FREMM EVO (radar AESA atualizado, maior automação, guerra eletrónica nova):
➜ €900–€1.1 B por navio sem armas nem suporte

Portanto, 2 navios = €1.8–2.2 B apenas pela plataforma.

✅ 2. Armamento completo (AAW + ASuW)

Um pacote típico para 2 navios com:

• 32 células VLS por navio (64 total)

64x Aster 30 = €5–6 M/cada → €320–380 M

mísseis de reposição (1 reload parcial): €100–150 M

• RAM / SeaRAM

~€45–50 M por lançador + 21 mísseis
➜ 2 sistemas → €100–110 M

• Mísseis antinavio

Teseo Mk2/E ou equivalente: €2.5–3 M/unidade

~16 mísseis + stocks → €50–70 M

➡️ Pacote de armamento total: €550–700 M

✅ 3. Helicópteros embarcados

Se incluirmos:

• 2× helicópteros NH90 NFH ou Leonardo AW101 / AW159

NH90 NFH totalmente equipado: €55–65 M cada

AW101: €70–100 M

AW159: €30–40 M

Com sensores, sonares imersíveis, logística e peças:
➡️ €120–200 M (dependendo do modelo)

✅ 4. Simuladores, treino, ferramentas, ILS

Integrado num programa deste tipo:

Treino inicial + continuado

Simuladores (pontaria, CMS, engenharia)

Ferramentas especiais + alinhadores

Documentação técnica
➡️ €80–150 M

✅ 5. Manutenção + apoio ao ciclo de vida (30 anos)

Os programas LCC (“life-cycle cost”) costumam representar:

Tipicamente 40–55% do custo do navio ao longo da vida.

Para 2 navios (~€2 B):
➡️ €800 M – €1.1 B para 30 anos
Inclui:

Peças de reposição

Revisões de meia-vida

Obsolescência

Apoio industrial

MLU de sistemas AA/ASW

Stocks de consumíveis

🎯 Cálculo agregado
Componente   Valor aproximado
2 FREMM EVO (casco + sistemas, sem armas)   €1.8–2.2 B
Armamento AAW/ASuW + stocks   €0.55–0.7 B
Helicópteros   €0.12–0.2 B
Simuladores + treino + ferramentas   €0.08–0.15 B
Ciclo de vida (30 anos)   €0.8–1.1 B
➜ Total realista: €3.3 B – €4.3 B
✅ Conclusão

❗ 3 mil milhões de euros para 2 FREMM EVO COM tudo incluído é razoável — até barato.
« Última modificação: Hoje às 02:02:07 am por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7428 em: Hoje às 02:50:14 am »
Os blindados 6x6 só fazem sentido se querem livrar das pandur futuramente (vender? Até 2035) E depois compar mais 6x6 e boxers para lá de 35

Quer-me parecer que o substituto do M113 é o Patria 6X6 e não há Boxer para ninguém

Não me parece, após terem anunciado Boxer? Isto seria como prometeres um Mercedes `a tua mulher e depois comprares um Renault.  :mrgreen:
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7429 em: Hoje às 02:50:36 am »
Se é para serem apenas duas FREMM EVO por 3 MM  tem que ser 32 VLS, RAM e estarem incluídos helis, manutenção durante 30 anos, mísseis e uma loira para descontrair depois de tanto stress .

O que eu desconfio, é que talvez desse para ter 3 FREMM EVO com 3000M, mas que tal só seria possível com um stock limitado de mísseis, sem qualquer investimento no Alfeite, e possivelmente apenas os 16 VLS originais.

E que o pacote FDI, sendo fragatas mais baratas (mesmo que marginalmente), por serem bem mais pequenas e terem desde logo apenas 1 canhão de 76mm (a EVO 2), tinha margem financeira para as tais "dezenas de milhões no Alfeite", e possivelmente um pacote de munições igual ou ligeiramente melhor.

Entre as 2 opções, as FDI são piores fragatas em virtualmente todos os níveis.

É também possível que para os italianos fosse completamente impossível que ter um pacote de 3 fragatas por 3000M exactos. Bastava que cada FREMM EVO custasse uns 1100M, para se tornar impossível.

Como tal, os italianos ao oferecer 2 fragatas por 3000M, podem oferecer um pacote muito mais completo. Exemplo:

-32 Sylver A50/A70, ou a integração do Mk-41 ou ExLS;
-uma quantidade consideravelmente maior de munições;
-um investimento no Alfeite superior à proposta francesa, incluindo certificação para realizar a manutenção das ditas;
-etc.

Contrato de manutenção não me parece racional para lá dos primeiros anos, já que a intenção é fazer a manutenção dos navios no Alfeite.

Se sobra verba ou não para Helicópteros, vai desde logo depender do que vem incluído no pacote.
Por exemplo 100 Aster 30, poderiam custar algures entre os 200-300M, 24 Teseo poderíamos atingir uns 80M ou mais. Torpedos idem.
Munições avançadas para os canhões de 76mm (DART, possivelmente VULCANO) em maior quantidade também vão influenciar o preço.

Para já, vou presumir que o CIWS das EVO seria o segundo canhão de 76mm, e não um RAM/SeaRAM.

Será que inclui algo mais no pacote? Para já não sabemos. Incluir os helis é, para já, muito wishful thinking, principalmente olhando para o preço deste tipo de meio para ASW/ASuW.
Por exemplo para as Filipinas foram oferecidos 6 AW-159 por 745M de dólares, portanto perto de 700M de euros. Os custos de NH-90 NFH não deverão fugir muito disto, senão mesmo mais caros. Os MH-60R, a aparente preferência da MGP, não estariam englobados pelo SAFE.

Ficaria muito admirado se incluísse helis. Mas ou faziam um preço de amigo, ou outras coisas, como o pacote de munições, seria mais reduzido.

PS: O que podia vir no pacote, era mais Black Shark para os Tridente, também produzidos pela Leonardo.  ::)
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7430 em: Hoje às 04:04:18 am »
Se é para serem apenas duas FREMM EVO por 3 MM  tem que ser 32 VLS, RAM e estarem incluídos helis, manutenção durante 30 anos, mísseis e uma loira para descontrair depois de tanto stress .

O que eu desconfio, é que talvez desse para ter 3 FREMM EVO com 3000M, mas que tal só seria possível com um stock limitado de mísseis, sem qualquer investimento no Alfeite, e possivelmente apenas os 16 VLS originais.

E que o pacote FDI, sendo fragatas mais baratas (mesmo que marginalmente), por serem bem mais pequenas e terem desde logo apenas 1 canhão de 76mm (a EVO 2), tinha margem financeira para as tais "dezenas de milhões no Alfeite", e possivelmente um pacote de munições igual ou ligeiramente melhor.

Entre as 2 opções, as FDI são piores fragatas em virtualmente todos os níveis.

É também possível que para os italianos fosse completamente impossível que ter um pacote de 3 fragatas por 3000M exactos. Bastava que cada FREMM EVO custasse uns 1100M, para se tornar impossível.

Como tal, os italianos ao oferecer 2 fragatas por 3000M, podem oferecer um pacote muito mais completo. Exemplo:

-32 Sylver A50/A70, ou a integração do Mk-41 ou ExLS;
-uma quantidade consideravelmente maior de munições;
-um investimento no Alfeite superior à proposta francesa, incluindo certificação para realizar a manutenção das ditas;
-etc.

Contrato de manutenção não me parece racional para lá dos primeiros anos, já que a intenção é fazer a manutenção dos navios no Alfeite.

Se sobra verba ou não para Helicópteros, vai desde logo depender do que vem incluído no pacote.
Por exemplo 100 Aster 30, poderiam custar algures entre os 200-300M, 24 Teseo poderíamos atingir uns 80M ou mais. Torpedos idem.
Munições avançadas para os canhões de 76mm (DART, possivelmente VULCANO) em maior quantidade também vão influenciar o preço.

Para já, vou presumir que o CIWS das EVO seria o segundo canhão de 76mm, e não um RAM/SeaRAM.

Será que inclui algo mais no pacote? Para já não sabemos. Incluir os helis é, para já, muito wishful thinking, principalmente olhando para o preço deste tipo de meio para ASW/ASuW.
Por exemplo para as Filipinas foram oferecidos 6 AW-159 por 745M de dólares, portanto perto de 700M de euros. Os custos de NH-90 NFH não deverão fugir muito disto, senão mesmo mais caros. Os MH-60R, a aparente preferência da MGP, não estariam englobados pelo SAFE.

Ficaria muito admirado se incluísse helis. Mas ou faziam um preço de amigo, ou outras coisas, como o pacote de munições, seria mais reduzido.

PS: O que podia vir no pacote, era mais Black Shark para os Tridente, também produzidos pela Leonardo.  ::)

A grande dúvida para mim é mesmo saber se vamos ter 3 fragatas (o número ideal e mínimo para uma classe, e se não me engano, o que a NATO requere?), provavelmente com 16 VLS apenas? ou apenas duas (tem que ser com 32 VLS neste caso!). Sendo as duas por 3 MM, tem que ser um pacote muito abrangente mesmo, incluíndo helis, beaucoup de mísseis, manutenção, etc. Mas sabendo o que a "casa gasta", 3 por 3 MM com número mínimo de mísseis é muito mais provável e, com um pacote de 20 M para "ajudar" a criar capacidades locais de manutenção no AA, é o que eu acho muito mais provável. "A ver vamos", como diz o cego...
« Última modificação: Hoje às 04:28:53 am por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7431 em: Hoje às 04:13:49 am »
Ficaria muito admirado se incluísse helis. Mas ou faziam um preço de amigo, ou outras coisas, como o pacote de munições, seria mais reduzido.


Se calhar este tesão toda para se comprar hélis a torto e direito (e aeronaves de asa rotativa também!  :mrgreen:), BH e Caracal, é para se disponibilizar os 4 AW-101 CSAR para operar em fragatas e no futuro mini LHD/PNM?. Estes AW-101 CSAR parecem-me um meio caro que pagamos e que nunca foi aproveitado. Se calhar agora vai ser?
« Última modificação: Hoje às 04:28:13 am por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7433 em: Hoje às 07:58:21 am »
Qual é a fonte destes valores?

O contrato de construção das duas evo atuais é de 1,5MM€ o que dá 750M€ cada uma. Não é FREMM clássicas. São 2 FREMM EVO por 1,5MM€

Se de Itália não vêm as FREMM o que vem?
Como é que o SAFE vai fazer um contrato de 2+1? Como é que isto é feito se o contrato SAFE é feito agora? Quem paga o +1? Os dois modelos custam sensivelmente o mesmo são 3 ou 3. Just saying…

Pode ser 3 MM por 2 FREM EVO, 32 VLS, RAM, com pacote de manutenção durante todo ciclo de vida (30 anos), apoio de regeneração do AA, helis, stocks de mísseis, treino e material de apoio, simuladores, ferramentas, etc.

Mais tarde, podemos comprar um pacote de uma ou mesmo duas FREMM adicionais, mais baratas porque o essencial já está estabelecido: stocks de missies, capacidade de manutenção, treino de tripulações e pessoal de apoio e a capacidade logística e de manutenção. 900-950 M cada +/- através da LPM.

Citar
Sim — 3 mil milhões de euros por 2 FREMM-EVO totalmente equipadas + pacote completo de ciclo de vida não só é razoável, como é muito plausível dentro dos valores conhecidos para navios desta classe quando incluímos tudo o que mencionaste.

Vamos por partes para ver se o número bate certo:

✅ 1. Custo unitário de uma FREMM EVO

As estimativas internacionais apontam:

FREMM “clássica”: ~€750–€850 M apenas o navio

FREMM EVO (radar AESA atualizado, maior automação, guerra eletrónica nova):
➜ €900–€1.1 B por navio sem armas nem suporte

Portanto, 2 navios = €1.8–2.2 B apenas pela plataforma.

✅ 2. Armamento completo (AAW + ASuW)

Um pacote típico para 2 navios com:

• 32 células VLS por navio (64 total)

64x Aster 30 = €5–6 M/cada → €320–380 M

mísseis de reposição (1 reload parcial): €100–150 M

• RAM / SeaRAM

~€45–50 M por lançador + 21 mísseis
➜ 2 sistemas → €100–110 M

• Mísseis antinavio

Teseo Mk2/E ou equivalente: €2.5–3 M/unidade

~16 mísseis + stocks → €50–70 M

➡️ Pacote de armamento total: €550–700 M

✅ 3. Helicópteros embarcados

Se incluirmos:

• 2× helicópteros NH90 NFH ou Leonardo AW101 / AW159

NH90 NFH totalmente equipado: €55–65 M cada

AW101: €70–100 M

AW159: €30–40 M

Com sensores, sonares imersíveis, logística e peças:
➡️ €120–200 M (dependendo do modelo)

✅ 4. Simuladores, treino, ferramentas, ILS

Integrado num programa deste tipo:

Treino inicial + continuado

Simuladores (pontaria, CMS, engenharia)

Ferramentas especiais + alinhadores

Documentação técnica
➡️ €80–150 M

✅ 5. Manutenção + apoio ao ciclo de vida (30 anos)

Os programas LCC (“life-cycle cost”) costumam representar:

Tipicamente 40–55% do custo do navio ao longo da vida.

Para 2 navios (~€2 B):
➡️ €800 M – €1.1 B para 30 anos
Inclui:

Peças de reposição

Revisões de meia-vida

Obsolescência

Apoio industrial

MLU de sistemas AA/ASW

Stocks de consumíveis

🎯 Cálculo agregado
Componente   Valor aproximado
2 FREMM EVO (casco + sistemas, sem armas)   €1.8–2.2 B
Armamento AAW/ASuW + stocks   €0.55–0.7 B
Helicópteros   €0.12–0.2 B
Simuladores + treino + ferramentas   €0.08–0.15 B
Ciclo de vida (30 anos)   €0.8–1.1 B
➜ Total realista: €3.3 B – €4.3 B
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7434 em: Hoje às 08:53:08 am »
Qual é a fonte destes valores?

O contrato de construção das duas evo atuais é de 1,5MM€ o que dá 750M€ cada uma. Não é FREMM clássicas. São 2 FREMM EVO por 1,5MM€

Como já discutido algures... cuidado com os valores do equipamento militar; o contrato das FREMM Evo são com armamento / equipamento todo? Tem manutenção? É um contratro para iniciar a classe, com características especiais?
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Charlie Jaguar

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7435 em: Hoje às 09:36:30 am »
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Italianos disponíveis para "investimentos significativos" no Alfeite
03 dez, 2025 - 23:05

Fincantieri está na corrida com os franceses da Naval Group. Em causa está o negócio de aquisição por parte do Estado português de três novas fragatas.

Os italianos da empresa Fincantieri, que disputam com os franceses da Naval Group a venda de fragatas ao Estado português, estão disponíveis para "investimentos significativos" no Arsenal do Alfeite, envolvendo os estaleiros e empresas portuguesas na produção dos navios. "A Fincantieri está empenhada em fazer investimentos significativos no estaleiro do Alfeite, reforçando o seu papel como um ativo estratégico dentro do programa. Em linha com o acordo assinado com a idD -- Portugal Defence, pretendemos envolver empresas portuguesas e o Alfeite na produção e manutenção das fragatas FREMM EVO, apoiadas pela transferência de tecnologia e formação", lê-se numa resposta da empresa italiana, enviada à agência Lusa.

Em causa está o negócio de aquisição por parte do Estado português de três novas fragatas, que está a ser disputado entre os italianos e o grupo francês Naval Group, que na semana passada fez saber que quer investir no Arsenal do Alfeite através da criação de uma nova empresa. Interrogada pela Lusa, a Fincantieri também manifestou essa disponibilidade, salientando que a sua proposta "inclui disposições claras" para os estaleiros, que há anos passam por dificuldades financeiras graves, que já afetaram o pagamento de salários e subsídios. A Fincantieri adiantou que "nos últimos três meses" manteve um "diálogo estreito" com a direção-geral de Armamento do Ministério da Defesa "para identificar a solução que melhor satisfaz as necessidades operacionais da Marinha Portuguesa", a fragata italiana FREMM EVO. De acordo com a empresa, o ramo militar solicitou a entrega de três fragatas "num curto espaço de tempo, incluindo formação, documentação técnica, peças sobressalentes e suporte completo ao longo do ciclo de vida".

Na semana passada, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, tendo ao seu lado o homólogo italiano Guido Crosetto, Nuno Melo afirmou aos jornalistas que, "neste momento, não há nenhuma decisão" tomada sobre o negócio. A Marinha detém atualmente cinco fragatas: Vasco da Gama, Álvares Cabral, Corte-Real, Bartolomeu Dias e D. Francisco de Almeida. No passado dia 05 de novembro, durante uma audição na Assembleia da República, o ministro da Defesa, Nuno Melo, adiantou que a aquisição de fragatas era "cada vez mais uma fortíssima possibilidade necessária, tendo em conta aquilo que são os alvos capacitários da NATO".

https://rr.pt/noticia/amp/economia/2025/12/03/italianos-disponiveis-para-investimentos-significativos-no-alfeite/450367/
« Última modificação: Hoje às 09:38:54 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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JohnM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7436 em: Hoje às 09:50:29 am »
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Italianos disponíveis para "investimentos significativos" no Alfeite
03 dez, 2025 - 23:05

Fincantieri está na corrida com os franceses da Naval Group. Em causa está o negócio de aquisição por parte do Estado português de três novas fragatas.

Os italianos da empresa Fincantieri, que disputam com os franceses da Naval Group a venda de fragatas ao Estado português, estão disponíveis para "investimentos significativos" no Arsenal do Alfeite, envolvendo os estaleiros e empresas portuguesas na produção dos navios. "A Fincantieri está empenhada em fazer investimentos significativos no estaleiro do Alfeite, reforçando o seu papel como um ativo estratégico dentro do programa. Em linha com o acordo assinado com a idD -- Portugal Defence, pretendemos envolver empresas portuguesas e o Alfeite na produção e manutenção das fragatas FREMM EVO, apoiadas pela transferência de tecnologia e formação", lê-se numa resposta da empresa italiana, enviada à agência Lusa.

Em causa está o negócio de aquisição por parte do Estado português de três novas fragatas, que está a ser disputado entre os italianos e o grupo francês Naval Group, que na semana passada fez saber que quer investir no Arsenal do Alfeite através da criação de uma nova empresa. Interrogada pela Lusa, a Fincantieri também manifestou essa disponibilidade, salientando que a sua proposta "inclui disposições claras" para os estaleiros, que há anos passam por dificuldades financeiras graves, que já afetaram o pagamento de salários e subsídios. A Fincantieri adiantou que "nos últimos três meses" manteve um "diálogo estreito" com a direção-geral de Armamento do Ministério da Defesa "para identificar a solução que melhor satisfaz as necessidades operacionais da Marinha Portuguesa", a fragata italiana FREMM EVO. De acordo com a empresa, o ramo militar solicitou a entrega de três fragatas "num curto espaço de tempo, incluindo formação, documentação técnica, peças sobressalentes e suporte completo ao longo do ciclo de vida".

Na semana passada, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, tendo ao seu lado o homólogo italiano Guido Crosetto, Nuno Melo afirmou aos jornalistas que, "neste momento, não há nenhuma decisão" tomada sobre o negócio. A Marinha detém atualmente cinco fragatas: Vasco da Gama, Álvares Cabral, Corte-Real, Bartolomeu Dias e D. Francisco de Almeida. No passado dia 05 de novembro, durante uma audição na Assembleia da República, o ministro da Defesa, Nuno Melo, adiantou que a aquisição de fragatas era "cada vez mais uma fortíssima possibilidade necessária, tendo em conta aquilo que são os alvos capacitários da NATO".

https://rr.pt/noticia/amp/economia/2025/12/03/italianos-disponiveis-para-investimentos-significativos-no-alfeite/450367/
Excelentes notícias! Ficamos a saber que a intenção do Estado é adquirir três fragatas… confirmado pela empresa… o resto já se esperava
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7437 em: Hoje às 09:57:56 am »
Parte da notícia é reciclada mas a menção a 3 EVO acho que é a primeira vez

Mas já estou tão confuso que não garanto

Mas assim já se justifica os 3000M

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De acordo com a empresa, o ramo militar solicitou a entrega de três fragatas "num curto espaço de tempo, incluindo formação, documentação técnica, peças sobressalentes e suporte completo ao longo do ciclo de vida".
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Mentat

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7438 em: Hoje às 10:27:06 am »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: yuwanko

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Bubas

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7439 em: Hoje às 10:46:48 am »
Qual é a fonte destes valores?

O contrato de construção das duas evo atuais é de 1,5MM€ o que dá 750M€ cada uma. Não é FREMM clássicas. São 2 FREMM EVO por 1,5MM€

Como já discutido algures... cuidado com os valores do equipamento militar; o contrato das FREMM Evo são com armamento / equipamento todo? Tem manutenção? É um contratro para iniciar a classe, com características especiais?

Posso então dizer "cuidado com os valores do equipamento militar; o contrato das FDI são com armamento / equipamento todo? Tem manutenção? É um contratro para iniciar a classe, com características especiais?"???

As FDI custam o mesmo ou até mais do que as FREMM EVO nos contratos. será que os italianos fazem contratos de navios despidos e a frança faz contratos tudo incluido?