Estranho não se ouvir nada dos espanhois.
As negociações estavam a ir tão bem...
Segundo rumores vindos do Alfeite, e que aqui partilhei anteriormente, consta que um dos concorrentes não estaria propriamente interessado em investir no Arsenal, mas apenas na venda dos navios. Poderá ou não ser isso, porventura. A sensação que dá é que se ficou um pouco precocemente reduzido a dois competidores, a Naval Group e a Fincantieri, porém poderá ser só mesmo uma sensação, ou perceção como agora entrou no léxico.
A Damen, com os problemas que tem enfrentado, poderá não ter interesse em meter-se em mais trabalhos. Talvez seja esse o estaleiro. Ou até pode haver mais estaleiros com essa mentalidade.
Também o formato e nível de ambição do negócio pode não ser muito favorável. Os italianos aparentemente incluem no pacote a parte da manutenção de FREMM no AA, os franceses entrariam com um capital de "dezenas de milhões". Ou seja, é o mínimo dos mínimos.
Se calhar se o negócio envolvesse Alfeite + antiga Lisnave, o interesse fosse maior, nomeadamente na parte em que o vencedor teria acesso a um estaleiro, que depois de modernizado teria capacidade para produzir navios de pequena, média e grande dimensão.
A procura por estaleiros existe. No negócio incluir um estaleiro com espaço para produzir inclusive fragatas, e quiçá até navios ainda maiores, fazia toda a diferença. Mas para as autarquias locais, obras públicas megalomanas é que é bom.
Bom, pode ser que como parte de um eventual batch II, nada tenha sido feito à antiga Lisnave, e se aproveite aquilo.