Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 6156 Respostas
  • 1800172 Visualizações
*

LM

• Investigador
  • 3677
  • Recebeu: 1804 vez(es)
  • Enviou: 4635 vez(es)
  • +2598/-164
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6150 em: Outubro 13, 2025, 10:01:13 pm »
Por acaso ter o mesmo modelo do vizinho, confesso, não me entusiasma muito... se precisar de uma razão posso sempre alegar que ter apenas 1 modelo nesta zona da Europa - sendo que os modelos têm sempre pontos fortes e fracos - não sei se é do interesse da UE / NATO, melhor servida com "diversidade"; e há tanta alternativa e com radares europeus.  :mrgreen:

Já compreendo mais se for a hipótese "norueguesa", com um interessante custo / beneficio.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

JohnM

• Investigador
  • 1767
  • Recebeu: 1235 vez(es)
  • Enviou: 540 vez(es)
  • +353/-56
« Responder #6151 em: Outubro 13, 2025, 10:12:31 pm »
Por acaso ter o mesmo modelo do vizinho, confesso, não me entusiasma muito... se precisar de uma razão posso sempre alegar que ter apenas 1 modelo nesta zona da Europa - sendo que os modelos têm sempre pontos fortes e fracos - não sei se é do interesse da UE / NATO, melhor servida com "diversidade"; e há tanta alternativa e com radares europeus.  :mrgreen:

Já compreendo mais se for a hipótese "norueguesa", com um interessante custo / beneficio.   
Se o material é bom, não há problema, o problema é se o material não presta… Os Noruegueses escolheram as T26 exatamente por causa da interoperabilidade com as inglesas (além de serem as melhores fragatas ASW do mundo)… just sayin’… inclusivamente estão a pensar em coordenar as atividades e gerir a frota de fragatas ASW dos dois países no High North, como eles dizem, de forma integrada, como frota única… porque não podemos nós fazer o mesmo com a Espanha no Atlântico e nos acessos a Gibraltar, por exemplo, que são as principais áreas de operação de ambas as Marinhas (embora os espanhóis ainda tenham o Mediterrâneo e a escolta ao PA e grupo anfíbio) ? As vantagens seriam óbvias…

P.S. – Já estou meio à espera que me chamem de vendedor da Navantia, como já fizeram para a LM e Embraer, lol…  c56x1

*

LM

• Investigador
  • 3677
  • Recebeu: 1804 vez(es)
  • Enviou: 4635 vez(es)
  • +2598/-164
« Responder #6152 em: Outubro 13, 2025, 11:14:06 pm »
Manias minhas, embirrar com as F110 é apenas isso - apesar do radar... pronto, ando também a preferir material europeu e em radares navais temos e bons.

Para além disso a última vez que a "Península Ibérica" uniu Marinhas... provou-se que chamar-se invencível não implica que seja.  :mrgreen:

PS - sim, eu sei que há a frota que libertou a Baía em 1625 - mas não estraguem a minha narrativa.  ;)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 424
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 447 vez(es)
  • +147/-70
« Responder #6153 em: Outubro 13, 2025, 11:21:41 pm »
É defender uma visão. Nada de mal.

Mas neste caso creio que concordo com nem bons ventos nem bom casamento.

Se o material é bom, não há problema, o problema é se o material não presta… Os Noruegueses escolheram as T26 exatamente por causa da interoperabilidade com as inglesas (além de serem as melhores fragatas ASW do mundo)… just sayin’… inclusivamente estão a pensar em coordenar as atividades e gerir a frota de fragatas ASW dos dois países no High North, como eles dizem, de forma integrada, como frota única… porque não podemos nós fazer o mesmo com a Espanha no Atlântico e nos acessos a Gibraltar, por exemplo, que são as principais áreas de operação de ambas as Marinhas (embora os espanhóis ainda tenham o Mediterrâneo e a escolta ao PA e grupo anfíbio) ? As vantagens seriam óbvias…

P.S. – Já estou meio à espera que me chamem de vendedor da Navantia, como já fizeram para a LM e Embraer, lol…  c56x1

*

JohnM

• Investigador
  • 1767
  • Recebeu: 1235 vez(es)
  • Enviou: 540 vez(es)
  • +353/-56
« Responder #6154 em: Outubro 13, 2025, 11:27:04 pm »

Por acaso até acho as espanholas bem giras… e não estou a falar das fragatas…
« Última modificação: Outubro 13, 2025, 11:27:43 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas, LightningBolt

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 400
  • Recebeu: 186 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +249/-161
  • 🙈🙉🙊
« Responder #6155 em: Hoje às 03:17:51 am »

É verdade que a Carlotta Joaquina era digamos "fresca ". :mrgreen:, mas esse ditado é um bocado injusto já que devemos a nossa independência a uma espanhola tanto a convencer o marido avançar como a governar o país num período da guerra de independência onde portugal obteve algumas vitórias durante a regência dela...

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 400
  • Recebeu: 186 vez(es)
  • Enviou: 128 vez(es)
  • +249/-161
  • 🙈🙉🙊
« Responder #6156 em: Hoje às 03:43:39 am »
As trocas comerciais entre Portugal e Espanha são a volta de 55 mil milhões de euros o equivalente a 23% do PIB. Se Portugal e Espanha entrarem guerra vão levar na ruína completa dos dois países, ao nível de fome não existe nenhum beneficio num conflito. Eu ficava mais preocupado nos querem destruir o projecto europeu para poder transformar nisto em pequenos países colonizados por outras potências.