Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6090 em: Outubro 04, 2025, 03:19:34 pm »
Arranjas fotografias disso?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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JohnM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6091 em: Outubro 04, 2025, 03:44:56 pm »
Arranjas fotografias disso?
Melhor, arranjo-te a página da Royal Navy com confirmação oficial…

https://www.royalnavy.mod.uk/equipment/ships/city-class

“ The Type 26’s missile silos provide a wide choice of weapons to counter any threat
The City Class frigates will boast significant air defence and surface warfare capabilities. These consist of 12 vertical launch system (VLS) cells for the Sea Ceptor surface to air missile (and another 24 multi-purpose MK 41 VLS cells).

Each cell can house four Sea Ceptors, giving each ship a total of 48 missiles, and the MK 41 VLS provides flexibility to utilise a further choice of missiles to counter threats as they emerge.”
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6092 em: Outubro 04, 2025, 04:07:35 pm »
Posso estar a perceber mal, mas "These consist of 12 vertical launch system (VLS) cells for the Sea Ceptor surface to air missile", é o que eles chamam de "mushroom farm":



Já os "24 multi-purpose MK 41 VLS cells", são isto (3x8):



Serão esses que:

Citar
Each cell can house four Sea Ceptors

Mas todo o texto está uma confusão e eu acho que eles misturam o facto das Fragatas irem ter 2 locais distintos para o lançamento de CAMM (ou seja 48 misseis CAMM).






Dito isto e apesar de eles nunca mencionarem o ExLS, na verdade eles podem muito bem ter decidido usar esse tipo de VLS. Como escrevi acima, o texto está muito mal feito e não clarifica devidamente a situação.
« Última modificação: Outubro 04, 2025, 04:23:11 pm por Cabeça de Martelo »
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JohnM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6093 em: Outubro 04, 2025, 05:17:37 pm »
Posso estar a perceber mal, mas "These consist of 12 vertical launch system (VLS) cells for the Sea Ceptor surface to air missile", é o que eles chamam de "mushroom farm":



Já os "24 multi-purpose MK 41 VLS cells", são isto (3x8):



Serão esses que:

Citar
Each cell can house four Sea Ceptors

Mas todo o texto está uma confusão e eu acho que eles misturam o facto das Fragatas irem ter 2 locais distintos para o lançamento de CAMM (ou seja 48 misseis CAMM).






Dito isto e apesar de eles nunca mencionarem o ExLS, na verdade eles podem muito bem ter decidido usar esse tipo de VLS. Como escrevi acima, o texto está muito mal feito e não clarifica devidamente a situação.
Cada lançador  “cogumelo” só leva um míssil. O único lançador que está certificado para quad-packing de CAMM é o ExLS, portanto não há mais nenhuma hipótese (o ExLS pode ser inserido no MK41, mas o armazenamento é lançamento são  sempre do ExLS). Além disso, o ExLS vem em conjuntos de três silos e quatro desses fazem 12 VLS. A versão original da T26 tinha 24 cogumelos à vante, junto aos 24 MK41 e mais 24 a meia nau. Esses 48 lançadores individuais foram substituídos por 12 ExLS à vante, para o mesmo total de mísseis.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6094 em: Outubro 04, 2025, 05:42:52 pm »
Se assim for, as Type 26 britânicas tornaram-se ainda melhores. Só é pena o radar principal ser o que é. Penso que uma Fragata destas merecia algo melhor, mesmo sendo um radar rotativo. Estou a pensar por exemplo nos NS200 ou o Sea Giraffe 4A.
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6095 em: Outubro 04, 2025, 06:33:06 pm »
Se assim for, as Type 26 britânicas tornaram-se ainda melhores. Só é pena o radar principal ser o que é. Penso que uma Fragata destas merecia algo melhor, mesmo sendo um radar rotativo. Estou a pensar por exemplo nos NS200 ou o Sea Giraffe 4A.
Segundo foi mostrado no DSEi 2025, as Batch 2 e as norueguesas vão ter o Artisan NG, do qual pouco ainda se sabe, mas que, à partida, será superior ao Artisan normal. Eu nem me atrevo a sonhar com estas, infelizmente…

https://x.com/Gabriel64869839/status/1967708383227814017
« Última modificação: Outubro 04, 2025, 06:34:48 pm por JohnM »
 

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dc

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6096 em: Outubro 04, 2025, 08:41:25 pm »
As últimas imagens das T26 também substituem os 48 cogumelos CAMM por 12 ExLS. Quanto a quad packing nos Sylver, Ja li algures que os Italianos o estão a fazer para a família CAMM e CAMM-ER (o novo Soise, como eles lhe chamam). Não sei se alguém estará a trabalhar no dual packing do CAMM-MR, nos Sylver. Muito interessante também é que a BAE systems está a trabalhar na integração dos Aster 30 no ML41… isso seria fantástico…

O ExLS era o que fazia sentido. Ocupa menos espaço, e já permite quad-pack.

Integrar o Aster 30 no Mk-41 seria extremamente útil, já que permitia escolher o Mk-41, muito mais versátil, e usar um míssil europeu para BMD, nas novas fragatas. Só faltaria integrar o MdCN no Mk-41, para ter uma alternativa europeia ao Tomahawk.

Também pretendem incorporar o PAC-3 MSE no dito lançador.

https://www.lockheedmartin.com/en-us/news/features/2025/enhancing-naval-missile-defense-capability-pac-3-mse-and-aegis.html


Aquilo que eu idealizaria para a MGP, era talvez fragatas com 24/32 Mk-41 + 12 ExLS.
Os 12 ExLS para quad pack de CAMM (podendo também receber Hellfire/JAGM para superfície-superfície, ou quem sabe um dia uma variante do Brimstone), e os 24/32 Mk-41 para ESSM Block II, VLA, SM-2/SM-6/PAC-3 MSE/Aster 30, mísseis de cruzeiro consoante as necessidades.

Recordo-me inclusive de alguém aqui propor os CAMM em VLS como alternativa ao RAM. Se os ExLS não roubassem espaço aos Mk-41, estaria de acordo com esta opção, libertando o espaço que tipicamente seria usado para o RAM/SeaRAM, para CIWS de canhão mais "cost-effective" para C-UAS.


Falando nos ExLS, dado o seu formato compacto, era de estudar a sua integração em navios mais pequenos. Futuros OPVs, ou num hipotético upgrade aos NPO, etc.
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6097 em: Outubro 06, 2025, 02:16:27 pm »
Pela entrevista do CEMA está já decidido - SAFE para as fragatas, acordo estado-estado (e Europa? isso já não me lembro); o que ele não diz é quantas são e eu não acredito em 6... quanto muito 3 (+2, depois, a ver quais e quando).

Tenho más notícias para ti.

 :arrow: https://x.com/JUitdeketting/status/1975145555002278278?t=KOHFda-Ssq1dnxvqeJC0nw&s=19
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6098 em: Outubro 06, 2025, 02:21:53 pm »
Pela entrevista do CEMA está já decidido - SAFE para as fragatas, acordo estado-estado (e Europa? isso já não me lembro); o que ele não diz é quantas são e eu não acredito em 6... quanto muito 3 (+2, depois, a ver quais e quando).

Tenho más notícias para ti.

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Bom já se pode riscar essas e as type 26.
 

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LM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6099 em: Outubro 06, 2025, 02:27:19 pm »
Pela entrevista do CEMA está já decidido - SAFE para as fragatas, acordo estado-estado (e Europa? isso já não me lembro); o que ele não diz é quantas são e eu não acredito em 6... quanto muito 3 (+2, depois, a ver quais e quando).

Tenho más notícias para ti.

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Bom já se pode riscar essas e as type 26.

Sim... estes holandeses são doidos.  :o
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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6100 em: Outubro 06, 2025, 03:50:43 pm »
Então se virmos as opções de Fragatas novas europeias ficamos vom:

FTI;
FREMM Evo;
PPA Evo;
F110;
A200/210/300;
AH140

Material "exótico":

Qualquer opção sul coreana ou japonesa.
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mafets

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6101 em: Outubro 06, 2025, 04:32:01 pm »
Então se virmos as opções de Fragatas novas europeias ficamos vom:

FTI;
FREMM Evo;
PPA Evo;
F110;
A200/210/300;
AH140

Material "exótico":

Qualquer opção sul coreana ou japonesa.

Mogami



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dc

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6102 em: Outubro 06, 2025, 05:00:10 pm »
Pela entrevista do CEMA está já decidido - SAFE para as fragatas, acordo estado-estado (e Europa? isso já não me lembro); o que ele não diz é quantas são e eu não acredito em 6... quanto muito 3 (+2, depois, a ver quais e quando).

Tenho más notícias para ti.

 :arrow: https://x.com/JUitdeketting/status/1975145555002278278?t=KOHFda-Ssq1dnxvqeJC0nw&s=19
Bom já se pode riscar essas e as type 26.

Sim... estes holandeses são doidos.  :o

Não estão doidos. Provavelmente estão é a ver que desenharam um navio qb, primariamente para ASW, e entretanto o mundo mudou, e vai demorar anos até substituírem as DZP, e portanto estas fragatas vão ter que carregar o seu peso.

Se calhar mais valia terem ido pelas Sigma 11515 ou 12516.

E tendo em conta o preço/capacidades das ASWF, e a intenção de substituir em relativamente pouco tempo os Holland, ficana questão se não teria sido mais sensato até mesmo as Sigma 10514, numa classe de 6-8 navios para substituir as 2 M e os 4 Holland.

Então se virmos as opções de Fragatas novas europeias ficamos vom:

FTI;
FREMM Evo;
PPA Evo;
F110;
A200/210/300;
AH140

Material "exótico":

Qualquer opção sul coreana ou japonesa.

Tecnicamente ainda tens as Sigma da Damen, como as que foram propostas à Grécia.
 

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Kalil

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6103 em: Outubro 06, 2025, 06:03:57 pm »
De entre todas essas opções, provavelmente muito poucas podem ser construídas e entregues (o primeiro navio) antes de 2030. Acho que o preço e prazos de entrega serão importantes na decisão final.
Isto, partindo do princípio que se está efectivamente, a trabalhar na substituição da frota de superfície..
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6104 em: Outubro 07, 2025, 07:33:48 am »
De entre todas essas opções, provavelmente muito poucas podem ser construídas e entregues (o primeiro navio) antes de 2030. Acho que o preço e prazos de entrega serão importantes na decisão final.
Isto, partindo do princípio que se está efectivamente, a trabalhar na substituição da frota de superfície..

Antes de 2030? Tenho muitas dúvidas disso.
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