As últimas imagens das T26 também substituem os 48 cogumelos CAMM por 12 ExLS. Quanto a quad packing nos Sylver, Ja li algures que os Italianos o estão a fazer para a família CAMM e CAMM-ER (o novo Soise, como eles lhe chamam). Não sei se alguém estará a trabalhar no dual packing do CAMM-MR, nos Sylver. Muito interessante também é que a BAE systems está a trabalhar na integração dos Aster 30 no ML41… isso seria fantástico…
O ExLS era o que fazia sentido. Ocupa menos espaço, e já permite quad-pack.
Integrar o Aster 30 no Mk-41 seria extremamente útil, já que permitia escolher o Mk-41, muito mais versátil, e usar um míssil europeu para BMD, nas novas fragatas. Só faltaria integrar o MdCN no Mk-41, para ter uma alternativa europeia ao Tomahawk.
Também pretendem incorporar o PAC-3 MSE no dito lançador.
https://www.lockheedmartin.com/en-us/news/features/2025/enhancing-naval-missile-defense-capability-pac-3-mse-and-aegis.htmlAquilo que eu idealizaria para a MGP, era talvez fragatas com 24/32 Mk-41 + 12 ExLS.
Os 12 ExLS para quad pack de CAMM (podendo também receber Hellfire/JAGM para superfície-superfície, ou quem sabe um dia uma variante do Brimstone), e os 24/32 Mk-41 para ESSM Block II, VLA, SM-2/SM-6/PAC-3 MSE/Aster 30, mísseis de cruzeiro consoante as necessidades.
Recordo-me inclusive de alguém aqui propor os CAMM em VLS como alternativa ao RAM. Se os ExLS não roubassem espaço aos Mk-41, estaria de acordo com esta opção, libertando o espaço que tipicamente seria usado para o RAM/SeaRAM, para CIWS de canhão mais "cost-effective" para C-UAS.
Falando nos ExLS, dado o seu formato compacto, era de estudar a sua integração em navios mais pequenos. Futuros OPVs, ou num hipotético upgrade aos NPO, etc.