Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6060 em: Setembro 30, 2025, 11:48:23 am »
Não conhece? Um bocadinho mais pequenas do que as F110 e semelhantes às FREMM.
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A300?????
 ;D

Pois, se for a A200 e ainda esta década começarem a serem construídas já é milagre nesta Marinha
[/quote]

Não estou a  criticar a opção A300. Referi que se fosse a nova A200 já era bom. É que a poesia já dura há pazadas e anos e pelo discurso mole do ministro, continua a ser poesia.


"A MEKO-A300 é uma poderosa fragata que irá portar 68 mísseis superfície-ar, 42 mísseis de defesa de ponto e 16 mísseis anti-navio"
As fragatas Meko A-300 serão armadas com dois sistemas VLS, de acordo com o infográficos: uma célula MK 41 VLS 4 × 8 na seção da proa carregada com mísseis Shorad / Mrad / LRAD / TBMD, e uma com 36 células VLS entre mastros lançando o MRAD. Os navios estariam armados com 2 lançadores RAM (carregando 21 mísseis cada) para defesa de ponto (CIWS). As novas fragatas serão equipadas com um sistema de defesa aérea multi-camadas que inclui uma série de SAMs. Como resultado, a fragata MEKO A-300 pode engajar dezesseis alvos aéreos simultaneamente com pelo menos dois mísseis.
Sem dúvida que sim, mas...
« Última modificação: Setembro 30, 2025, 11:57:52 am por Pescador »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6061 em: Setembro 30, 2025, 11:58:32 am »
As ASWF e as F110 são topo de gama para ASW. Por sua vez são bastante limitadas para AAW. Nas respectivas marinhas, podem sê-lo, porque em ambos os casos terão escolta de navios AAW.

Tens razão nesse ponto; no entanto acredito que os planos são "pré- Operação Militar Especial" e, também, antes do Mar Vermelho... e que, tal como as "Fridtjof Nansen", um modulo extra irá aparecer (ou os projectos não têm simplesmente espaço?!).

Compreendo que ter VLS e não ter misseis e/ou reservas é estranho... mas misseis - em caso de guerra "UE / NATO vs X" ainda se arranjam, se a nossa fragata estiver num sitio importante para o grupo - VLS é muito mais complicado.
As F-110 têm capacidade ABM latente por causa do radar que possuem. Já li algures que a ideia dos espanhóis para o segundo de de duas fragatas é adicionar 16 módulos MK41 e ativar a capacidade ABM. A ser verdade, é essencialmente preciso desenvolver uma nova versão do sistema de combate e integrar os mísseis no navio, o que não sendo muito caro, também não é propriamente barato. Talvez os nosso colegas espanhóis aqui do fórum possam deitar mais alguma luz sobre este assunto.

Também concordo que ter VLS instalado de início é mais importante que comprar mais mísseis. Para o melhor ou para o pior, podes sempre fazer compras de emergência, indo buscar às reservas americanas, que não sendo infindáveis, são bem maiores que as nossas. Se não tiveres os VLS logo à partida, mesmo que as fragatas sejam FFBNW, demoras meses a colocar VLS extra, enquanto o conflito pode ficar decidido em dias ou semanas.

Se for a votos até voto nesta
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6062 em: Setembro 30, 2025, 01:57:03 pm »
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A300?????
 ;D

Pois, se for a A200 e ainda esta década começarem a serem construídas já é milagre nesta Marinha

Não estou a  criticar a opção A300. Referi que se fosse a nova A200 já era bom. É que a poesia já dura há pazadas e anos e pelo discurso mole do ministro, continua a ser poesia.


"A MEKO-A300 é uma poderosa fragata que irá portar 68 mísseis superfície-ar, 42 mísseis de defesa de ponto e 16 mísseis anti-navio"
As fragatas Meko A-300 serão armadas com dois sistemas VLS, de acordo com o infográficos: uma célula MK 41 VLS 4 × 8 na seção da proa carregada com mísseis Shorad / Mrad / LRAD / TBMD, e uma com 36 células VLS entre mastros lançando o MRAD. Os navios estariam armados com 2 lançadores RAM (carregando 21 mísseis cada) para defesa de ponto (CIWS). As novas fragatas serão equipadas com um sistema de defesa aérea multi-camadas que inclui uma série de SAMs. Como resultado, a fragata MEKO A-300 pode engajar dezesseis alvos aéreos simultaneamente com pelo menos dois mísseis.
Sem dúvida que sim, mas...
[/quote]

Acredito que a nível da Marinha, o que aí vem, embora já todos saibamos que uma lentidão do... !, mas adiante... penso que vai surpreender. 6 poderosas Fragatas, e 1 ou 2 submarinos VLS! HDS-2300!
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6063 em: Setembro 30, 2025, 02:13:44 pm »
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A300?????
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Pois, se for a A200 e ainda esta década começarem a serem construídas já é milagre nesta Marinha

Não estou a  criticar a opção A300. Referi que se fosse a nova A200 já era bom. É que a poesia já dura há pazadas e anos e pelo discurso mole do ministro, continua a ser poesia.


"A MEKO-A300 é uma poderosa fragata que irá portar 68 mísseis superfície-ar, 42 mísseis de defesa de ponto e 16 mísseis anti-navio"
As fragatas Meko A-300 serão armadas com dois sistemas VLS, de acordo com o infográficos: uma célula MK 41 VLS 4 × 8 na seção da proa carregada com mísseis Shorad / Mrad / LRAD / TBMD, e uma com 36 células VLS entre mastros lançando o MRAD. Os navios estariam armados com 2 lançadores RAM (carregando 21 mísseis cada) para defesa de ponto (CIWS). As novas fragatas serão equipadas com um sistema de defesa aérea multi-camadas que inclui uma série de SAMs. Como resultado, a fragata MEKO A-300 pode engajar dezesseis alvos aéreos simultaneamente com pelo menos dois mísseis.
Sem dúvida que sim, mas...

Acredito que a nível da Marinha, o que aí vem, embora já todos saibamos que uma lentidão do... !, mas adiante... penso que vai surpreender. 6 poderosas Fragatas, e 1 ou 2 submarinos VLS! HDS-2300!
[/quote]

Queres uma Meko A300 PT? Retém as MK41 VLS e só colocas 8 lançadores de misseis anti-navio e livraste das MK56 VLS entre mastros e voilá, menos dinheiro gasto.
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6064 em: Setembro 30, 2025, 02:48:57 pm »
E como ainda não atazanei o suficiente o pessoal do fórum, deixo aqui isto:

Greece Signs MoU With Italy for Two FREMM Frigates


The latest Italian FREMM frigate, Emilio Bianchi (F599), was seen in La Spezia during the meeting between the Greek and Italian Defence Ministers. A GP-e variant and sister ship to Spartaco Schergat (F598), it was present nearby while Spartaco Schergat served as the venue for the talks and the signing of the MoU. Photo: www.mod.mil.gr

The Greek Minister of Defence visited Italy yesterday for talks with his Italian counterpart, focusing among other issues on the potential acquisition of 2+2 FREMM frigates.

Greek Minister of National Defence Nikos Dendias, accompanied by the Chief of the Hellenic Navy General Staff, Vice Admiral Dimitrios-Eleftherios Kataras, visited La Spezia, Italy on September 29, 2025, during the opening day of the SEAFUTURE exhibition. There, he met with his Italian counterpart, Minister of Defence Guido Crosetto, who was joined by the Chief of Staff of the Italian Navy, Admiral Enrico Credendino. The discussions were held aboard ITS Spartaco Schergat (F598), an Italian Navy FREMM frigate, a symbolic venue that highlighted the maritime focus of the agenda.


Fincantieri picture

Alongside their bilateral meeting, the two ministers held expanded discussions on strengthening defence cooperation between Greece and Italy. At the centre of these talks was the potential transfer of 2+2 Bergamini-class (FREMM IT) frigates to the Hellenic Navy, through Fincantieri, which would significantly enhance the Hellenic Navy’s capabilities and complement the acquisition of four Kimon-class (FDI HN) frigates from France.

In the presence of the two Ministers, a Memorandum of Cooperation on Naval Collaboration between Greece and Italy was signed, along with a Declaration of Intent for the acquisition of two Italian FREMM-type frigates. The final agreement will also include a support package. The agreement was signed by the Director General of the General Directorate for Defence Investments and Armaments (GDDIA), Lieutenant General Ioannis Bouras, and his Italian counterpart, the Director of National Armaments, Admiral Giancinto Ottaviani.


Greek and Italian officials on board frigate ITS Spartaco Schergat (F598). The potential for growth for Greek-Italian defence relations is reflected in the MoU in the naval field, as well as in the Declaration of Intent for the acquisition of 2+2 Italian FREMM type, Bergamini class frigates. Photo: www.mod.mil.gr

Dendias stressed that the potential acquisition of “two or four decade-old ships with outstanding capabilities and in excellent condition” would significantly reinforce the Hellenic Navy, marking the dawn of a “New Era” under the Agenda 2030 framework. He noted the prospect of upgrades to the vessels in cooperation with Fincantieri, including the integration of next-generation ELSA missiles, also destined for the FDI HN frigates, which would further bolster Greece’s deterrence posture in the Aegean and Eastern Mediterranean. He also underscored that Greece is swiftly closing the capability gap left by the decade-long financial crisis and expressed his satisfaction at having the Navy’s leadership present at this pivotal moment.

Hellenic Navy Inspects FREMM Frigates

Addressing the Hellenic Parliament’s Committee on National Defence and Foreign Affairs last week, Dendias noted that the purpose of his visit was “the signing of a memorandum of understanding (MoU) with the Italian side for the Bergamini frigates.” He underlined that this step does not constitute a procurement decision, but rather marks the formal launch of negotiations, following the completion of technical inspections by the Hellenic Navy (the most recent inspections were carried out on the frigate Carlo Bergamini few days ago and on the Carlo Margottini in March).

It is also possible that Hellenic Navy officers will soon conduct an inspection of the Virginio Fasan, the second-oldest ship of the class after Carlo Bergamini; both frigates commissioned in 2013. The frigate is among the Italian FREMMs currently being evaluated for acquisition by the Hellenic Navy.

The Greek Minister further added that:

Citar
Since there is a defined framework, I hope this will be successful. Specifically, two plus two Italian ships, the first two initially, and the other two when released by the Italians. If we achieve this, it will be a tremendous success for us. In a very short time, we will acquire the most powerful and modern Navy in our history. I must say that, for me, this remains both a great hope and a profound expectation.


Greece with FREMM and FDI in 2030

The prospective arrangement between the two countris carries both operational and strategic weight. For Greece, the addition of FREMM frigates would provide combat-proven, multi-role warships at a time of sustained regional security challenges and an urgent need to replace the obsolete Elli-class (Kortenaer) frigates.


Kimon, the lead ship in the Greek FDI HN class during sea trials off the coast of Brittany, France in July 2025.

If everything proceeds according to plan, the Hellenic Navy will possess eight modern FREMM and FDI HN frigates by the early 2030s, carrying a total of at least 168 ASTER 30 SAMs, or up to 192 ASTER 30 SAMs if the last three FDI HN frigates are not ultimately fitted with 8-cell A70 VLS for cruise missiles, or if the A70 is not modified to also accommodate ASTER missiles. The addition of four upgraded Hydra-class (MEKO 200HN) frigates will further create a powerful and capable frigate fleet.

For Italy, it would reinforce bilateral ties with a key NATO and EU partner, while consolidating the country’s position as a supplier of advanced naval platforms. In recent years, only one naval vessel designed by an Italian shipbuilder has been acquired by Greece: the Etna-class replenishment oiler Prometheus, commissioned in the early 2000s. Fruthermore, with the sale of the first FREMM to Greece, the Italian Navy will be able to replace it with new, more capable warships: the next-generation FREMM, known as the FREMM EVO.

The MoU is therefore more than a procedural milestone: it signals a mutual intent to deepen naval interoperability and broaden defence-industrial cooperation between the two Mediterranean allies.

https://www.navalnews.com/naval-news/2025/09/greece-signs-mou-with-italy-for-two-fremm-frigates/
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6065 em: Setembro 30, 2025, 03:11:09 pm »
Não venham com os modulares que no final dos anos 80 as Meko já eram modulares e até hoje isso serviu para muito
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6066 em: Setembro 30, 2025, 11:42:59 pm »
Uma comparação simplificada.


Classe                        | País               | Desloc. | VLS (AAW)                 | Canhão   | CIWS           | Sonar                  | Radar ppal.     | Propulsão
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MEKO A-300             | Alemanha    | ~6.000t | 68 (Mk41+Mk56)      | 127mm  | 2x RAM       | Casco+reb.        | APAR Bl2          | CODAG-WARP
MEKO A-210             | Alemanha    | ~4.700t | 32 Mk41                    | 127mm  | CIWS+laser | Casco+reb.        | CEAFAR AESA  | CODAG-WARP
F110 (Bonifaz)          | Espanha       | ~6.100t | 16 Mk41 (ESSM)       | 127mm  | - (ESSM)       | Casco+CAPTAS | SPY-7 AESA      | CODLAG
FDI (Belh@rra)          | França          | ~4.500t | 16 Sylver (Aster).     | 76mm     | - (Aster)       | Casco+CAPTAS | Sea Fire AESA  | CODAD
FREMM-DA                | Fr/Itália        | ~6.000t | 32 Sylver (Aster).      | 76mm    | - (Aster).       | Casco+CAPTAS | Héraklès          | CODLOG
Type 26                      | RU                | ~8.000t | 24 Mk41 + 12 CAMM| 127mm  | 2x Phalanx | Casco+2087      | Artisan 997      | CODLOG
Type 31 (AH140)       | RU                | ~5.700t | 12 CAMM                   | 57mm     | 2x 40mm    | -                          | NS110 AESA    | CODAD
New Mogami (FFM)  | Japão           | ~4.880t | 32 Mk41                     | 127mm  | 2x SeaRAM  | Casco+reb.       | OPY-2 AESA     | CODAG

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Referências:
https://www.navalnews.com/naval-news/2021/10/tkms-powerful-meko-a300-frigate/
https://www.navalnews.com/event-news/indo-pacific-2023/2023/11/tkms-unveils-new-meko-a210-frigate/
https://www.navalnews.com/naval-news/2025/09/spanish-navy-launches-first-f110-frigate-f111-bonifaz/
https://www.navalnews.com/naval-news/2023/07/french-navy-first-fdi-frigate-undergoes-sea-trials/
https://en.wikipedia.org/wiki/FREMM_multipurpose_frigate#French_FREMM_DA
https://en.wikipedia.org/wiki/Type_26_frigate
https://en.wikipedia.org/wiki/Type_31_frigate
https://en.wikipedia.org/wiki/New_FFM


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A300?????
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"A MEKO-A300 é uma poderosa fragata que irá portar 68 mísseis superfície-ar, 42 mísseis de defesa de ponto e 16 mísseis anti-navio"
As fragatas Meko A-300 serão armadas com dois sistemas VLS, de acordo com o infográficos: uma célula MK 41 VLS 4 × 8 na seção da proa carregada com mísseis Shorad / Mrad / LRAD / TBMD, e uma com 36 células VLS entre mastros lançando o MRAD. Os navios estariam armados com 2 lançadores RAM (carregando 21 mísseis cada) para defesa de ponto (CIWS). As novas fragatas serão equipadas com um sistema de defesa aérea multi-camadas que inclui uma série de SAMs. Como resultado, a fragata MEKO A-300 pode engajar dezesseis alvos aéreos simultaneamente com pelo menos dois mísseis.
Sem dúvida que sim, mas...

Penso que a nova Meko A200 é a A210
« Última modificação: Setembro 30, 2025, 11:48:08 pm por Bubas »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6067 em: Outubro 01, 2025, 08:31:07 am »
Com que então não há navios disponíveis... não há é €€€€€€€

Citar
Italy and Greece sign agreement for two naval vessels
Vessels
September 30, 2025, by Fatima Bahtić

The National Armaments Directors of Italy and Greece have signed a preliminary agreement for the transfer to the Hellenic Navy, through Italian shipbuilder Fincantieri, of two naval units currently in service with the Italian Navy fleet.



https://www.navaltoday.com/2025/09/30/italy-and-greece-sign-agreement-for-two-naval-vessels/


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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6068 em: Outubro 01, 2025, 10:52:30 am »
Vendo as imagens do A300, diria que é impossível ser CODAG-WARP. Muito provavelmente será CODAG, ou CODLOG como as A400.

« Última modificação: Outubro 01, 2025, 10:53:14 am por Cabeça de Martelo »
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« Responder #6069 em: Outubro 01, 2025, 11:05:31 am »
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As fragatas Meko A-300 serão armadas com dois sistemas VLS, de acordo com o infográficos: uma célula MK 41 VLS 4 × 8 na seção da proa carregada com mísseis Shorad / Mrad / LRAD / TBMD, e uma com 36 células VLS entre mastros lançando o MRAD. Os navios estariam armados com 2 lançadores RAM (carregando 21 mísseis cada) para defesa de ponto (CIWS). As novas fragatas serão equipadas com um sistema de defesa aérea multi-camadas que inclui uma série de SAMs. Como resultado, a fragata MEKO A-300 pode engajar dezesseis alvos aéreos simultaneamente com pelo menos dois mísseis.
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Acredito que a nível da Marinha, o que aí vem, embora já todos saibamos que uma lentidão do... !, mas adiante... penso que vai surpreender. 6 poderosas Fragatas, e 1 ou 2 submarinos VLS! HDS-2300!

Queres uma Meko A300 PT? Retém as MK41 VLS e só colocas 8 lançadores de misseis anti-navio e livraste das MK56 VLS entre mastros e voilá, menos dinheiro gasto.
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Realmente é sempre uma solução e de qualquer modo passível de em meia vida se mudar algo. Isto se houver MLU meia vida, porque não é normal
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6070 em: Outubro 01, 2025, 11:08:35 am »
Uma comparação simplificada.


Classe                        | País               | Desloc. | VLS (AAW)                 | Canhão   | CIWS           | Sonar                  | Radar ppal.     | Propulsão
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MEKO A-300             | Alemanha    | ~6.000t | 68 (Mk41+Mk56)      | 127mm  | 2x RAM       | Casco+reb.        | APAR Bl2          | CODAG-WARP
MEKO A-210             | Alemanha    | ~4.700t | 32 Mk41                    | 127mm  | CIWS+laser | Casco+reb.        | CEAFAR AESA  | CODAG-WARP
F110 (Bonifaz)          | Espanha       | ~6.100t | 16 Mk41 (ESSM)       | 127mm  | - (ESSM)       | Casco+CAPTAS | SPY-7 AESA      | CODLAG
FDI (Belh@rra)          | França          | ~4.500t | 16 Sylver (Aster).     | 76mm     | - (Aster)       | Casco+CAPTAS | Sea Fire AESA  | CODAD
FREMM-DA                | Fr/Itália        | ~6.000t | 32 Sylver (Aster).      | 76mm    | - (Aster).       | Casco+CAPTAS | Héraklès          | CODLOG
Type 26                      | RU                | ~8.000t | 24 Mk41 + 12 CAMM| 127mm  | 2x Phalanx | Casco+2087      | Artisan 997      | CODLOG
Type 31 (AH140)       | RU                | ~5.700t | 12 CAMM                   | 57mm     | 2x 40mm    | -                          | NS110 AESA    | CODAD
New Mogami (FFM)  | Japão           | ~4.880t | 32 Mk41                     | 127mm  | 2x SeaRAM  | Casco+reb.       | OPY-2 AESA     | CODAG

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https://www.navalnews.com/naval-news/2021/10/tkms-powerful-meko-a300-frigate/
https://www.navalnews.com/event-news/indo-pacific-2023/2023/11/tkms-unveils-new-meko-a210-frigate/
https://www.navalnews.com/naval-news/2025/09/spanish-navy-launches-first-f110-frigate-f111-bonifaz/
https://www.navalnews.com/naval-news/2023/07/french-navy-first-fdi-frigate-undergoes-sea-trials/
https://en.wikipedia.org/wiki/FREMM_multipurpose_frigate#French_FREMM_DA
https://en.wikipedia.org/wiki/Type_26_frigate
https://en.wikipedia.org/wiki/Type_31_frigate
https://en.wikipedia.org/wiki/New_FFM


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 ;D

Pois, se for a A200 e ainda esta década começarem a serem construídas já é milagre nesta Marinha

Não estou a  criticar a opção A300. Referi que se fosse a nova A200 já era bom. É que a poesia já dura há pazadas e anos e pelo discurso mole do ministro, continua a ser poesia.


"A MEKO-A300 é uma poderosa fragata que irá portar 68 mísseis superfície-ar, 42 mísseis de defesa de ponto e 16 mísseis anti-navio"
As fragatas Meko A-300 serão armadas com dois sistemas VLS, de acordo com o infográficos: uma célula MK 41 VLS 4 × 8 na seção da proa carregada com mísseis Shorad / Mrad / LRAD / TBMD, e uma com 36 células VLS entre mastros lançando o MRAD. Os navios estariam armados com 2 lançadores RAM (carregando 21 mísseis cada) para defesa de ponto (CIWS). As novas fragatas serão equipadas com um sistema de defesa aérea multi-camadas que inclui uma série de SAMs. Como resultado, a fragata MEKO A-300 pode engajar dezesseis alvos aéreos simultaneamente com pelo menos dois mísseis.
Sem dúvida que sim, mas...

Penso que a nova Meko A200 é a A210

Sim a A210. Foi lapso meu referir A200

Faltam 300 ton para as 5000, mas isso com um contentor de ...chouriços e afins, chegava as 5000

Mas parece um navio bem interessante e 32 MK41 aqui para a casa dos "misseis está escasso", até sobrava muito.  imagino 12 x 4 ESSM(48), que nunca chegariam a isso e ainda sobram 20 MK41 para arrumar tralha diversa. Ou num dia de nevoeiro, acrescentem uma dezena misseis de maior alcance. Mais que isto é pura ilusão ou ficção cientifica por estes lados

Talvez um dia façam uns misseis baratinhos anti drone que sejam disparados dos MK41 . Ai podem ter uns cachos deles
« Última modificação: Outubro 01, 2025, 11:19:00 am por Pescador »
 

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Duarte

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6071 em: Outubro 01, 2025, 12:47:07 pm »
Não venham com os modulares que no final dos anos 80 as Meko já eram modulares e até hoje isso serviu para muito

Más línguas, sempre falar mal!  :mrgreen:  As Meko têm os módulos paiol tinto, paiol branco e paiol cerveja, além do módulo churrasqueira tropical.
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dc

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6072 em: Outubro 01, 2025, 02:33:26 pm »
Tens razão nesse ponto; no entanto acredito que os planos são "pré- Operação Militar Especial" e, também, antes do Mar Vermelho... e que, tal como as "Fridtjof Nansen", um modulo extra irá aparecer (ou os projectos não têm simplesmente espaço?!).

Compreendo que ter VLS e não ter misseis e/ou reservas é estranho... mas misseis - em caso de guerra "UE / NATO vs X" ainda se arranjam, se a nossa fragata estiver num sitio importante para o grupo - VLS é muito mais complicado.

Olhando para os renders das ASWF, o espaço é pouco. Só tem espaço por fora entre a chaminé e o mastro do radar, que por sua vez fica em cima da baía multimissão, logo não deves poder "furar" aquilo para espetar lá um VLS. Se a baía for totalmente aberta de um lado ao outro do navio, dificilmente poderás colocar muito peso em cima, logo é provável que não dê para ter VLS "à superfície", tipo as Iver. Mesmo que dê, será sempre em detrimento de um segundo par de lançadores de mísseis anti-navio.

E a questão nem é só essa. Estamos a falar de navios que já são caros de origem, e teríamos que pagar ainda mais só para ter mais 8 ou 16 VLS, quando há no mercado soluções mais baratas e que já vêm pensadas para 32 VLS ou mais.

E atenção, que a questão de ter mísseis vs ter VLS, surgiu num contexto muito específico. Em que comprar uma fragata topo de gama tipo ASWF, e esta vir sem mísseis por falta de orçamento, não compensa face a adquirir fragatas cujo custo unitário seja 100M mais baixo, e que aí permitisse usar a diferença para adquirir as munições.

No caso das ASWF e F110, os dois principais exemplos, além de caras, nem VLS suficientes têm. Ainda por cima quando comparamos com umas HDF-6000.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6073 em: Outubro 01, 2025, 02:47:01 pm »
Isso depende se as HDF-6000 com 48 células VLS puderem ou não levar 4 misseis de médio alcance Superfície-ar por célula como as ASWF e as F110 (podem levar 64 ESSM block 2 nas 16 células do MK41).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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LM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6074 em: Outubro 01, 2025, 02:49:59 pm »
Mas como as fragatas vão utilizar os SAFE da UE, com negociação Estado - Estado... não lembrem as HDF-6000.  ;)

Procurem navios que já estejam ao serviço ou estejam a ser construidos para um estado da UE, de onde os estaleiros sejam.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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