O meu principal problema com as F-110 é a falta de CIWS, mas isso é fácil de resolver. Os 16 VLS extra também seriam fáceis de resolver, nem que fosse com uma adição de uma pequena secção de 2.5m ao casco… a peça de 127mm é overkill para nos e é caríssima… se a substituíssemos, podemos baixar ao preço… e é preciso não esquecer que segundos lotes são normalmente mais baratos, porque toda a infraestrutura já está montada e os custos de R&D já estão amortizado. Acho que se conseguiam comprar 5-6 por 800-850 milhões cada.
Quanto às T-26 são o sonho molhado meu de há muito tempo. Os bichos até têm azulejos anecóicos, como os submarinos, para reduzir o ruído emitido… e o preço do segundo lote vai baixar do £1 Bi, o que, no entanto, ainda vai ser 200 milhões mais caro que as ASWF e as F-110. Outro problema com a T26 é a capacidade de produção da BAe… com a encomenda norueguesa, eles têm uma carteira de encomendas de 13-14 navios. Não sei quando iríamos conseguir receber as nossas…