Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5904 Respostas
  • 1744619 Visualizações
*

LM

• Investigador
  • 3551
  • Recebeu: 1715 vez(es)
  • Enviou: 4518 vez(es)
  • +2546/-151
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5895 em: Hoje às 03:45:25 pm »
@Cabeça de Martelo @JohnM obrigado pela informação sobre radares!  :G-beer2:

« Última modificação: Hoje às 03:51:23 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, JohnM

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23901
  • Recebeu: 4496 vez(es)
  • Enviou: 3196 vez(es)
  • +3619/-4653
« Responder #5896 em: Hoje às 03:50:47 pm »
No fim vão ver que o melhor é mesmo as A-100 made in braziu.

"Braziu" estilo estas?

Nãaaa! Não estão equipadas para ASW e as Tamandaré também não.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

LM

• Investigador
  • 3551
  • Recebeu: 1715 vez(es)
  • Enviou: 4518 vez(es)
  • +2546/-151
« Responder #5897 em: Hoje às 03:55:13 pm »
Sobre modelos para a MGP... 3 ou 4 fragatas ASW Tier I; o problema é que dificilmente nós - ao contrário da Espanha / Países Baixos - vamos ter fragatas Tier I para AAW... daí "pensarmos" mais nas capacidades ASW / etc.

Agora não há discussão - F110, ASWF (esta  :mrgreen:), FREMM (Evo?) ASW...  qualquer uma é boa e um salto gigantesco da situação atual. Aliás até umas "Fridtjof Nansen MLU" era interessante, que eu sou pouco optimista; ou 2x "De Zeven Provinciën MLU" e 3x ASWF novas; ou...

« Última modificação: Hoje às 03:56:52 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

JohnM

• Investigador
  • 1625
  • Recebeu: 1109 vez(es)
  • Enviou: 487 vez(es)
  • +323/-56
« Responder #5898 em: Hoje às 03:56:08 pm »
O meu principal problema com as F-110 é a falta de CIWS, mas isso é fácil de resolver. Os 16 VLS extra também seriam fáceis de resolver, nem que fosse com uma adição de uma pequena secção de 2.5m ao casco…  a peça de 127mm é overkill para nos e é caríssima… se a substituíssemos, podemos baixar ao preço… e é preciso não esquecer que segundos lotes são normalmente mais baratos, porque toda a infraestrutura já está montada e os custos de R&D já estão amortizado. Acho que se conseguiam comprar 5-6 por 800-850 milhões cada.

Quanto às T-26 são o sonho molhado meu de há muito tempo. Os bichos até têm azulejos anecóicos, como os submarinos, para reduzir o ruído emitido… e o preço do segundo lote vai baixar do £1 Bi, o que, no entanto, ainda vai ser 200 milhões mais caro que as ASWF e as F-110. Outro problema com a T26 é a capacidade de produção da BAe… com a encomenda norueguesa, eles têm uma carteira de encomendas de 13-14 navios. Não sei quando iríamos conseguir receber as nossas…
« Última modificação: Hoje às 03:57:53 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

JohnM

• Investigador
  • 1625
  • Recebeu: 1109 vez(es)
  • Enviou: 487 vez(es)
  • +323/-56
« Responder #5899 em: Hoje às 04:06:56 pm »
Sobre modelos para a MGP... 3 ou 4 fragatas ASW Tier I; o problema é que dificilmente nós - ao contrário da Espanha / Países Baixos - vamos ter fragatas Tier I para AAW... daí "pensarmos" mais nas capacidades ASW / etc.

Agora não há discussão - F110, ASWF (esta  :mrgreen:), FREMM (Evo?) ASW...  qualquer uma é boa e um salto gigantesco da situação atual. Aliás até umas "Fridtjof Nansen MLU" era interessante, que eu sou pouco optimista; ou 2x "De Zeven Provinciën MLU" e 3x ASWF novas; ou...
Já ando aqui a dizer há muito tempo que a Marinha devia olhar para as 4 Nansen para substituir as VdG. São fragatas ASW e com o MLU aguentam bem mais uns 20 anos.

Não me importava nada de contratar com a Navantia o MLU das 4 Nansen (1 Bi), já que foram eles que as construíram, e comprar 2 F-110 novas com 32 células VLS e SCOMBA modificado para ABMD (2 Bi, mais coisa, menos coisa). Com o preço de aquisição das Nansen usadas atirado ao barulho, fazia-se a festa das 6 fragatas com 3.5 Bi. That’s good value for money…

P.S. - o MLU das Nansen teria que incluir a instalação de mais 8 células VLS, um CIWS, atualização do radar SPY-1F e instalação de uma versão Lite do SCOMBA. 250 milhões cada…
« Última modificação: Hoje às 04:10:15 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 528
  • Recebeu: 323 vez(es)
  • Enviou: 382 vez(es)
  • +85/-37
« Responder #5900 em: Hoje às 04:45:10 pm »
Ou ou....
6 Meko A-210.

Propulsão CODAG WARP
32 Mk41 VLS
16 lançadores NSM
Várias RWS, 1 CIWS convencional e DEW de 20kw
Canhão principal 127mm (76mm seriam suficientes)

Sensores à escolha do freguês.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 330
  • Recebeu: 145 vez(es)
  • Enviou: 100 vez(es)
  • +234/-144
  • 🙈🙉🙊
« Responder #5901 em: Hoje às 04:51:24 pm »

Já ando aqui a dizer há muito tempo que a Marinha devia olhar para as 4 Nansen para substituir as VdG. São fragatas ASW e com o MLU aguentam bem mais uns 20 anos.

Não me importava nada de contratar com a Navantia o MLU das 4 Nansen (1 Bi), já que foram eles que as construíram, e comprar 2 F-110 novas com 32 células VLS e SCOMBA modificado para ABMD (2 Bi, mais coisa, menos coisa). Com o preço de aquisição das Nansen usadas atirado ao barulho, fazia-se a festa das 6 fragatas com 3.5 Bi. That’s good value for money…

P.S. - o MLU das Nansen teria que incluir a instalação de mais 8 células VLS, um CIWS, atualização do radar SPY-1F e instalação de uma versão Lite do SCOMBA. 250 milhões cada…
Pois mas a marinha já deixou passar n oportunidades dessas.  O dinheiro poupado devia ir para outras aquisições como submarinos, o MLU aos actuais, helicópteros e viaturas para os fuzileiros. Faz falta muita coisa.

*

Duarte

• Investigador
  • 4488
  • Recebeu: 736 vez(es)
  • Enviou: 2126 vez(es)
  • +3150/-1401
« Responder #5902 em: Hoje às 05:17:17 pm »
Nada nos impede de ter uma classe de 5/6 navios, em duas configurações diferentes. Parte dos navios com maior ênfase AAW, e o resto primariamente ASW, não necessitando de radares tão poderosos e caros por exemplo.

Se a Marinha mantém o interesse em alguma capacidade BMD, então pelo menos parte dos navios tem que ter mais capacidade AAW.

A Marinha quer 2 navios com capacidade BMD, entre os 6 a adquirir.

Cps

Eu acho que ter apenas 2 navios com capacidade BMD é insuficiente. Compreendo que haverá em teoria um operacional em geral, mas há sempre imprevisíveis... acidente, avaria, etc. e ariscamos ficar sem um meio essencial operacional. 3 fragatas BMD seria o mínimo a meu ver e ter 4 ASW/GP. Nem que  fossem em segunda mão para compensar o acréscimo orçamental das fragatas BMD.
« Última modificação: Hoje às 05:18:33 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force." - Muita atenção aos que semeiam o desacordo e espalham propaganda.

*

P44

• Investigador
  • 21429
  • Recebeu: 7333 vez(es)
  • Enviou: 8271 vez(es)
  • +8151/-13511
« Responder #5903 em: Hoje às 06:28:41 pm »
Eu acho melhor ter 3 ou 4 boas fragatas e bem armadas do que ter 5 ou 6 mais ou menos!

A questão prende-se com o que é boas fragatas e bem armadas para a Marinha Portuguesa.

Mistério da Fé!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23901
  • Recebeu: 4496 vez(es)
  • Enviou: 3196 vez(es)
  • +3619/-4653
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama Novo
« Responder #5904 em: Hoje às 06:37:20 pm »
Eu acho melhor ter 3 ou 4 boas fragatas e bem armadas do que ter 5 ou 6 mais ou menos!

A questão prende-se com o que é boas fragatas e bem armadas para a Marinha Portuguesa.

Mistério da Fé!

Mas sempre podemos contratar os submarinos NRP Orca.

:arrow: https://x.com/SICNoticias/status/1966872084912476650
« Última modificação: Hoje às 06:39:56 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...