Bom dia! O CdM já explicou muito bem as diferenças entre os radares das F-110 e da maioria das outras fragatas europeias, por isso vou apenas explicar a diferenças entre as várias bandas e o seu uso… No vácuo, o sinal de uma onda eletromagnética diminui com a quarta potência da distância. Além disso, existe uma coisa chamada de atenuação de radar, que basicamente é a perda de sinal devido à interação da onda com a atmosfera. Como é óbvio a atenuação é menor com boa condições atmosféricas que no meio de uma tempestade… Além disso, as ondas de alta frequência sofrem maior atenuação que a de baixa frequência. Daí radares de baixa frequência (bandas L, S e C, por exemplo) serem os mais utilizados para pesquisa de longo alcance, sendo que o seu problema é que a onda não consegue transportar muita informação, pelo que são normalmente radares de vigilância, mas não de tiro. Para isso precisas de um radar de alta frequência (banda X, por exemplo), que consegue descriminar os alvos com precisão suficiente para criar soluções de tiro para os mísseis, mas que, claro, tem a desvantagem de sofrer muito de atenuação, pelo que têm um alcance relativamente limitado. Daí os Chineses dizerem que conseguem detetar F-35… os aviões stealth não o são em todo o espectro eletromagnético e, normalmente, são otimizados para stealth em bandas elevadas; assim, podem ser “vistos”, mas o adversário não consegue gerar uma solução de tiro e entretanto, o avião já lançou os seus mísseis/bombas.
No caso dos SSBNs, por exemplo, a informação é recebida através de sinal UHF ou VHF de extrema baixa frequência (não se deixem enganar pelos nomes, que têm origens essencialmente históricas), que apenas conseguem transmitir frases simples, mas praticamente não sofrem atenuação e conseguem ser recebidas pelo submarino à profundidade do periscópio ou por bóias ligadas ao submarino.
Em termos de radares navais, o Smart-L e o S1850M, por exemplo, são banda L, enquanto o APAR 2 é de banda X, pelo que os navios AAW normalmente têm ambos, um para deteção e outro como radar de tiro. Os radares meteorológicos e de vigilância de superfiície são normalmemte (mas não sempre) banda C. A partir daqui entra o post do CdM…