Soluções europeias que têm de 4000 a 6000 toneladas (+-), propulsão silenciosa, armamento e equipamento capaz e moderno.
Fremm Evo, FDI, ASWF, F-110.
Estou curioso por conhecer a versão das AH140 que a Babcock vai apresentar aos Suecos e Dinamarqueses. Nem esta, nem a FDI devia estar aqui devido ao sistema de propulsão, mas dou desconto para aumentar o universo de opções.
Fui pedir ajuda para "enquadrar" os sistemas de propulsão vs ASW:
ASWF (Damen — NL/BE) — melhor “out-of-the-box” para ASWO programa ASWF foi desenhado especificamente para guerra antisubmarina: escolheu uma arquitetura hybrid diesel-electric + diesel (CODLAD) com motores e geradores MAN em sound enclosures, gearboxes RENK e ênfase explícita em baixa assinatura acústica e integração de sensores ASW (sonares, mission bay, USV/handling). Isto faz do ASWF uma plataforma optimizada para detecção/seguimento de submarinos e operações silenciosas.
FREMM EVO — pedigree ASW e modos eléctricos silenciososA família FREMM tem historial forte em ASW (hull-mounted sonars, VDS/CAPTAS, helicópteros embarcados) e as variantes modernas mantêm a arquitectura de propulsão baseada em combinações eléctricas/gás (as FREMM tradicionais usam soluções tipo CODLAG/CODLOG). O FREMM EVO segue essa linha (mesma carena/propulsão base com actualizações de sistemas), portanto continua a ser muito favorável a operações ASW de baixo ruído.
F-110 (Navantia, Espanha) — muito capaz; propulsão híbrida e sensores modernosO F-110 foi concebido com propulsão combinada eléctrica/híbrida (Combined Diesel-Electric and Gas / CODLAG), um LM2500 para potência de pico e motores eléctricos/conversores qualificados a choque — o que lhe dá modos de navegação silenciosos (elétricos) e robustez. Com um combat system moderno (SCOMBA) e espaço para sensores ASW, é uma fragata muito adequada para ASW quando configurada para essa missão.
FDI (Belharra) — multi-missão com boas capacidades ASW, mas planta CODADA FDI/Belharra é uma fragata multi-missão moderna com capacidades ASW relevantes (hangar/helicóptero embarcado, integração para towed-array e suites eletrónicas/sonoras avançadas). No entanto, a planta de propulsão que tende a ser utilizada nas versões "mais económicas" é CODAD (diesel-diesel): mesmo com controlo acústico e medidas de redução de ruído, a arquitectura diesel-diesel não oferece, por definição, os mesmos modos de navegação extremamente silenciosos que uma arquitectura com forte componente elétrico/híbrida (diesel-electric + gas). Assim, a FDI é plenamente capaz de realizar missões ASW, mas fica em desvantagem relativa em termos de assinatura acústica face a navios concebidos especificamente para ASW (por exemplo ASWF ou FREMM).
AH140 / Arrowhead 140 (AH140F) — versátil e modular, mas propulsão CODADO Arrowhead 140 (base do Type 31 / AH140) usa propulsão CODAD (4 × diesels, 2 eixos) — robusta e económica, com boa autonomia, mas não tão vantajosa em termos de assinatura acústica para ASW como variantes com grandes modos eléctricos. Pode, no entanto, ser adaptada com pacotes ASW (towed arrays, isolamento, hangar/helicóptero) e tornar-se competente; simplesmente não é uma solução “ASW-first” por defeito.