Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5805 em: Setembro 04, 2025, 01:59:22 pm »
São mais "fragatas de patrulha" do que fragatas a sério.

De resto, os sul coreanos têm projectos bastantes interessantes.
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5806 em: Setembro 04, 2025, 02:12:31 pm »
São mais "fragatas de patrulha" do que fragatas a sério.

De resto, os sul coreanos têm projectos bastantes interessantes.

O meu sonho sul coreano para a Marinha Portuguesa (HDF-6000):



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dc

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5807 em: Setembro 04, 2025, 03:47:04 pm »
As HDF-6000 são fragatas bonitas, isso é certo.

E o preço será certamente bastante competitivo. O único problema é que actualmente a preferência é mais europeia.
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5808 em: Setembro 04, 2025, 04:47:56 pm »
As HDF-6000 são fragatas bonitas, isso é certo.

E o preço será certamente bastante competitivo. O único problema é que actualmente a preferência é mais europeia.

Soluções europeias que têm de 4000 a 6000 toneladas (+-), propulsão silenciosa, armamento e equipamento capaz e moderno.

Fremm Evo, FDI, ASWF, F-110.

Estou curioso por conhecer a versão das AH140 que a Babcock vai apresentar aos Suecos e Dinamarqueses. Nem esta, nem a FDI devia estar aqui devido ao sistema de propulsão, mas dou desconto para aumentar o universo de opções.
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5810 em: Setembro 04, 2025, 08:46:47 pm »
No vídeo da chegada dos NPO, deu para ver o estado em que está a fragata Vasco da Gama. Tenho muitas dúvidas que aquilo muito em breve não vá parar ao fundo do mar
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LM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5811 em: Setembro 04, 2025, 09:28:38 pm »
Soluções europeias que têm de 4000 a 6000 toneladas (+-), propulsão silenciosa, armamento e equipamento capaz e moderno.

Fremm Evo, FDI, ASWF, F-110.

Estou curioso por conhecer a versão das AH140 que a Babcock vai apresentar aos Suecos e Dinamarqueses. Nem esta, nem a FDI devia estar aqui devido ao sistema de propulsão, mas dou desconto para aumentar o universo de opções.

Fui pedir ajuda para "enquadrar" os sistemas de propulsão vs ASW:

ASWF (Damen — NL/BE) — melhor “out-of-the-box” para ASW
O programa ASWF foi desenhado especificamente para guerra antisubmarina: escolheu uma arquitetura hybrid diesel-electric + diesel (CODLAD) com motores e geradores MAN em sound enclosures, gearboxes RENK e ênfase explícita em baixa assinatura acústica e integração de sensores ASW (sonares, mission bay, USV/handling). Isto faz do ASWF uma plataforma optimizada para detecção/seguimento de submarinos e operações silenciosas.

FREMM EVO — pedigree ASW e modos eléctricos silenciosos
A família FREMM tem historial forte em ASW (hull-mounted sonars, VDS/CAPTAS, helicópteros embarcados) e as variantes modernas mantêm a arquitectura de propulsão baseada em combinações eléctricas/gás (as FREMM tradicionais usam soluções tipo CODLAG/CODLOG). O FREMM EVO segue essa linha (mesma carena/propulsão base com actualizações de sistemas), portanto continua a ser muito favorável a operações ASW de baixo ruído.

F-110 (Navantia, Espanha) — muito capaz; propulsão híbrida e sensores modernos
O F-110 foi concebido com propulsão combinada eléctrica/híbrida (Combined Diesel-Electric and Gas / CODLAG), um LM2500 para potência de pico e motores eléctricos/conversores qualificados a choque — o que lhe dá modos de navegação silenciosos (elétricos) e robustez. Com um combat system moderno (SCOMBA) e espaço para sensores ASW, é uma fragata muito adequada para ASW quando configurada para essa missão.

FDI (Belharra) — multi-missão com boas capacidades ASW, mas planta CODAD
A FDI/Belharra é uma fragata multi-missão moderna com capacidades ASW relevantes (hangar/helicóptero embarcado, integração para towed-array e suites eletrónicas/sonoras avançadas). No entanto, a planta de propulsão que tende a ser utilizada nas versões "mais económicas" é CODAD (diesel-diesel): mesmo com controlo acústico e medidas de redução de ruído, a arquitectura diesel-diesel não oferece, por definição, os mesmos modos de navegação extremamente silenciosos que uma arquitectura com forte componente elétrico/híbrida (diesel-electric + gas). Assim, a FDI é plenamente capaz de realizar missões ASW, mas fica em desvantagem relativa em termos de assinatura acústica face a navios concebidos especificamente para ASW (por exemplo ASWF ou FREMM).

AH140 / Arrowhead 140 (AH140F) — versátil e modular, mas propulsão CODAD
O Arrowhead 140 (base do Type 31 / AH140) usa propulsão CODAD (4 × diesels, 2 eixos) — robusta e económica, com boa autonomia, mas não tão vantajosa em termos de assinatura acústica para ASW como variantes com grandes modos eléctricos. Pode, no entanto, ser adaptada com pacotes ASW (towed arrays, isolamento, hangar/helicóptero) e tornar-se competente; simplesmente não é uma solução “ASW-first” por defeito.
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5812 em: Setembro 04, 2025, 11:14:08 pm »
https://www.facebook.com/100064034714806/videos/760019676852489/


Que inveja 😭

Por um navio sem misseis antinavio, sem sonar rebocado e muitos outros sistemas?!

Ok...
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5813 em: Hoje às 02:59:17 am »
Soluções europeias que têm de 4000 a 6000 toneladas (+-), propulsão silenciosa, armamento e equipamento capaz e moderno.

Fremm Evo, FDI, ASWF, F-110.

Estou curioso por conhecer a versão das AH140 que a Babcock vai apresentar aos Suecos e Dinamarqueses. Nem esta, nem a FDI devia estar aqui devido ao sistema de propulsão, mas dou desconto para aumentar o universo de opções.

A TKMS oferece os conceitos Meko com diversos tipos de propulsão, segundo os próprios.

Não me parece que o critério da propulsão seja assim tão relevante. Certamente o preço/orçamento será o maior factor.

Além de que estão a contar que a Marinha pretenda uma classe única de fragatas, quando na realidade podemos assistir a um mix hi-low com sistemas de propulsão diferentes de acordo com a função dos navios.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5814 em: Hoje às 07:11:39 am »
No vídeo da chegada dos NPO, deu para ver o estado em que está a fragata Vasco da Gama. Tenho muitas dúvidas que aquilo muito em breve não vá parar ao fundo do mar

Já há muitos vídeos em que se vê que aquilo é um casco e pouco mais, se tem estado a ser canibalizada para as outras então só servirá para recife
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5815 em: Hoje às 07:12:14 am »
https://www.facebook.com/100064034714806/videos/760019676852489/


Que inveja 😭

Por um navio sem misseis antinavio, sem sonar rebocado e muitos outros sistemas?!

Ok...

O nada é melhor


Ok...
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5816 em: Hoje às 10:30:26 am »
https://www.facebook.com/100064034714806/videos/760019676852489/


Que inveja 😭

Por um navio sem misseis antinavio, sem sonar rebocado e muitos outros sistemas?!

Ok...

O nada é melhor


Ok...

Bastava escolheres a versão Full ou Evo e não aquela.
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5817 em: Hoje às 04:50:45 pm »
https://www.facebook.com/100064034714806/videos/760019676852489/


Que inveja 😭

Por um navio sem misseis antinavio, sem sonar rebocado e muitos outros sistemas?!

Ok...

Parece mais uma opção da actual Guarda Costeira Portuguesa
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5818 em: Hoje às 04:52:48 pm »
Soluções europeias que têm de 4000 a 6000 toneladas (+-), propulsão silenciosa, armamento e equipamento capaz e moderno.

Fremm Evo, FDI, ASWF, F-110.

Estou curioso por conhecer a versão das AH140 que a Babcock vai apresentar aos Suecos e Dinamarqueses. Nem esta, nem a FDI devia estar aqui devido ao sistema de propulsão, mas dou desconto para aumentar o universo de opções.

Fui pedir ajuda para "enquadrar" os sistemas de propulsão vs ASW:

ASWF (Damen — NL/BE) — melhor “out-of-the-box” para ASW
O programa ASWF foi desenhado especificamente para guerra antisubmarina: escolheu uma arquitetura hybrid diesel-electric + diesel (CODLAD) com motores e geradores MAN em sound enclosures, gearboxes RENK e ênfase explícita em baixa assinatura acústica e integração de sensores ASW (sonares, mission bay, USV/handling). Isto faz do ASWF uma plataforma optimizada para detecção/seguimento de submarinos e operações silenciosas.

FREMM EVO — pedigree ASW e modos eléctricos silenciosos
A família FREMM tem historial forte em ASW (hull-mounted sonars, VDS/CAPTAS, helicópteros embarcados) e as variantes modernas mantêm a arquitectura de propulsão baseada em combinações eléctricas/gás (as FREMM tradicionais usam soluções tipo CODLAG/CODLOG). O FREMM EVO segue essa linha (mesma carena/propulsão base com actualizações de sistemas), portanto continua a ser muito favorável a operações ASW de baixo ruído.

F-110 (Navantia, Espanha) — muito capaz; propulsão híbrida e sensores modernos
O F-110 foi concebido com propulsão combinada eléctrica/híbrida (Combined Diesel-Electric and Gas / CODLAG), um LM2500 para potência de pico e motores eléctricos/conversores qualificados a choque — o que lhe dá modos de navegação silenciosos (elétricos) e robustez. Com um combat system moderno (SCOMBA) e espaço para sensores ASW, é uma fragata muito adequada para ASW quando configurada para essa missão.

FDI (Belharra) — multi-missão com boas capacidades ASW, mas planta CODAD
A FDI/Belharra é uma fragata multi-missão moderna com capacidades ASW relevantes (hangar/helicóptero embarcado, integração para towed-array e suites eletrónicas/sonoras avançadas). No entanto, a planta de propulsão que tende a ser utilizada nas versões "mais económicas" é CODAD (diesel-diesel): mesmo com controlo acústico e medidas de redução de ruído, a arquitectura diesel-diesel não oferece, por definição, os mesmos modos de navegação extremamente silenciosos que uma arquitectura com forte componente elétrico/híbrida (diesel-electric + gas). Assim, a FDI é plenamente capaz de realizar missões ASW, mas fica em desvantagem relativa em termos de assinatura acústica face a navios concebidos especificamente para ASW (por exemplo ASWF ou FREMM).

AH140 / Arrowhead 140 (AH140F) — versátil e modular, mas propulsão CODAD
O Arrowhead 140 (base do Type 31 / AH140) usa propulsão CODAD (4 × diesels, 2 eixos) — robusta e económica, com boa autonomia, mas não tão vantajosa em termos de assinatura acústica para ASW como variantes com grandes modos eléctricos. Pode, no entanto, ser adaptada com pacotes ASW (towed arrays, isolamento, hangar/helicóptero) e tornar-se competente; simplesmente não é uma solução “ASW-first” por defeito.

A opção FREMM antes rejeitada de 2 por 1500 Milhões  apagar em 10 anos, um uma outra versão da FREMM?
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5819 em: Hoje às 04:53:18 pm »
A actual "Guarda Costeira" Portuguesa terá Fragatas e NPO com sonares rebocados e as ditas Fragatas têm misseis antinavio.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...