Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5904 Respostas
  • 1744476 Visualizações
*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 185
  • Recebeu: 78 vez(es)
  • Enviou: 685 vez(es)
  • +20/-67
« Última modificação: Setembro 12, 2025, 07:08:44 pm por LightningBolt »

*

LM

• Investigador
  • 3551
  • Recebeu: 1715 vez(es)
  • Enviou: 4518 vez(es)
  • +2546/-151
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5866 em: Setembro 12, 2025, 08:09:35 pm »
Porquê as "misturas" de Apar block 2 e NS200/59 / Seafire / SMART-L MM? Julgava que os novos radar AESA "faziam tudo", como os  AEGIS AN/SPY-7...

Confesso o meu pouco entusiasmo com as F-110... nem gosto do AEGIS AN/SPY-7, porque há muitas alternativas "made in EU", como as há em modelos de fragata; a vir, concordo, tem de ser com o AEGIS AN/SPY-7, nem pensar em colocar a Marinha a "encomendar" coisas diferentes ao fabricante.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

JohnM

• Investigador
  • 1625
  • Recebeu: 1109 vez(es)
  • Enviou: 487 vez(es)
  • +323/-56
« Responder #5867 em: Setembro 12, 2025, 08:30:18 pm »
Confesso o meu pouco entusiasmo com as F-110... nem gosto do AEGIS AN/SPY-7, porque há muitas alternativas "made in EU", como as há em modelos de fragata; a vir, concordo, tem de ser com o AEGIS AN/SPY-7, nem pensar em colocar a Marinha a "encomendar" coisas diferentes ao fabricante.
O meu único problema com as F-110 é que só têm 16 células VLS. Não sei se o segundo lote vai ter 32… de resto, chamava-lhes um figo…

*

JohnM

• Investigador
  • 1625
  • +323/-56
« Responder #5868 em: Setembro 12, 2025, 08:32:00 pm »
Porquê as "misturas" de Apar block 2 e NS200/59 / Seafire / SMART-L MM? Julgava que os novos radar AESA "faziam tudo", como os  AEGIS AN/SPY-7...
Não é bem assim… agora não tenho tempo para responder a esta parte, mas vou tentar hoje à noite (estou em Phoenix, oito horas atrás de vocês c56x1).

Ab

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, LightningBolt

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 185
  • Recebeu: 78 vez(es)
  • Enviou: 685 vez(es)
  • +20/-67
« Responder #5869 em: Hoje às 04:52:42 am »
Não é bem assim… agora não tenho tempo para responder a esta parte, mas vou tentar hoje à noite (estou em Phoenix, oito horas atrás de vocês c56x1).

Ab

Já aí estive. Arizona. Bafo de 40 e muitos graus... parecia que inalava e exalava labaredas de tão quente de bafo seco típico de deserto. Numa road trip de 1 mês e 5 dias que fiz aos Estados Unidos com um grupo de amigos e amigas. Route 66.  Mas dias antes tínhamos estado em Nova Iorque, a cidade que nunca dorme e nós também não dormimos  :mrgreen: c56x1.

Alugámos um carro já em LA e foi viajar sem destino (embora com destino marcado mas não obrigatório com mudanças por vezes de última hora. Os chamados desvios de última hora!)) conduzir de madrugada, de noite, de dia, fizemos de tudo. Até me tatuei em Las Vegas depois de perder um porradão de dólares no Bellagio. Poker&Joker.

"What happens in Vegas, stays in Vegas." Numa das noites, as meninas preferiram ficaram no hotel, que tinha na verdade de tudo lá. Já nós alugámos uma noite de limusina para ir ver os shows que todo o homem quer ver. :G-beer2: Momentos únicos. Viagem "Wild and Free". De longe, de todas as viagens que fiz, até hoje, a viagem da minha vida. Também fiz uma de 20 dias com o mesmo grupo à Islândia e foi brutal. Tendo a apreciar as viagens à descoberta, (embora com um plano de base traçado) explorar e sempre alugando carros. Viagens tipo excursão e sai para ver e volta a entrar no autocarro, para mim atenção, não dá. Gosto de me perder entre " ". Desculpem o off-topic. Mas recordei Phoenix e foi incrível.
« Última modificação: Hoje às 05:13:06 am por LightningBolt »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, JohnM

*

JohnM

• Investigador
  • 1625
  • +323/-56
« Responder #5870 em: Hoje às 05:25:05 am »

Ab

Já aí estive. Arizona. Bafo de 40 e muitos graus... parecia que inalava e exalava labaredas de tão quente de bafo seco típico de deserto. Numa road trip de 1 mês e 5 dias que fiz aos Estados Unidos com um grupo de amigos e amigas. Route 66.  Mas dias antes tínhamos estado em Nova Iorque, a cidade que nunca dorme e nós também não dormimos  :mrgreen: c56x1.

Alugámos um carro já em LA e foi viajar sem destino (embora com destino marcado mas não obrigatório com mudanças por vezes de última hora. Os chamados desvios de última hora!)) conduzir de madrugada, de noite, de dia, fizemos de tudo. Até me tatuei em Las Vegas depois de perder um porradão de dólares no Bellagio. Poker&Joker.

"What happens in Vegas, stays in Vegas." Numa das noites, as meninas preferiram ficaram no hotel, que tinha na verdade de tudo lá. Já nós alugámos uma noite de limusina para ir ver os shows que todo o homem quer ver. :G-beer2: Momentos únicos. Viagem "Wild and Free". De longe, de todas as viagens que fiz, até hoje, a viagem da minha vida. Também fiz uma de 20 dias com o mesmo grupo à Islândia e foi brutal. Tendo a apreciar as viagens à descoberta, (embora com um plano de base traçado) explorar e sempre alugando carros. Viagens tipo excursão e sai para ver e volta a entrar no autocarro, para mim atenção, não dá. Gosto de me perder entre " ". Desculpem o off-topic. Mas recordei Phoenix e foi incrível.
Parece ter sido ima viagem espetacular, parabéns! Agora fiquei com inveja… há muito tempo que não faço viagem loucas dessas… saudades…

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23901
  • Recebeu: 4496 vez(es)
  • Enviou: 3196 vez(es)
  • +3618/-4653
« Responder #5871 em: Hoje às 11:48:45 am »
O meu único problema com as F-110 é que só têm 16 células VLS. Não sei se o segundo lote vai ter 32… de resto, chamava-lhes um figo…

Li algures um pequeno texto de um espanhol que dizia que esse segundo lote iria ter mais VLS. Se é verdade ou não, não sei porque não é uma fonte que se possa considerar credivel e infalivel.

Eu acredito que seria possível colocar um canhão de 76mm e 4x8 MK41 VLS, no minimo dos minimos reter os 2x8 MK41 e colocar nas laterais do navio 2x3 ExLS VLS.

:arrow: https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/rms/documents/naval-launchers-and-munitions/VLS_3_Cell_ExLS_Launcher_Product_Card_8.5x11_042419.pdf

Um pouco como acontece nas Corvetas Saa'ar 6 com os seus VLS para os misseis Barak 8:

Vamos ver por exemplo as tuas queridas ASWF.

A Fragata da Damen combina o radar APAR Block 2 (banda X) e o SM400 Block 2 (banda S) da Thales.

APAR Block 2 (banda X) é um radar AESA projetado principalmente para controle de fogo, rastreamento preciso de alvos de superfície e aéreos, e suporte a engajamentos simultâneos em guerra antiaérea (AAW) e antissuperfície (ASuW). Ele permite guiar mísseis ativos e semiativos, defendendo contra ataques saturados em cenários de alta ameaça, com rastreamento hemisférico e capacidade para múltiplos engajamentos. Sua banda X oferece alta resolução para tarefas de precisão, como rastreamento de alvos rápidos e em ambientes clutter (interferências).

SM400 Block 2 (banda S) é um radar multifuncional AESA com quatro painéis fixos (não rotativos), focado em vigilância aérea e de superfície de longo alcance, designação de alvos e detecção inicial. Ele fornece busca de volume em 3D, com capacidade para rastrear até 1000 alvos simultaneamente, incluindo UAVs, caças stealth e mísseis hipervelozes, em condições climáticas adversas e ambientes litorâneos ou oceânicos. Seu alcance instrumental é de cerca de 250 km para alvos aéreos e 70 km para superfície, com atualização rápida de dados e fusão com sistemas IFF. A banda S é ideal para detecção de longo alcance e em clutter severo, complementando o APAR.

PHAROS Multi Target Tracking Radar: Radar de controle de fogo para rastreamento de múltiplos alvos, destinado ao controle de canhões navais e mísseis de curto alcance (como VSHORAD). Ele utiliza tecnologia de matriz em fase ativa (AESA) com transmissores GaN para cobertura de 360° contínua e detecção precisa.

Essa configuração permite que o sistema analise o TO e priorize as ameaças. Os radares complementam-se dado aos operacionais uma visão bastante fiável e detalhada.

No caso das F110 tens o Prisma 25X da Indra (banda I/J), para busca de superfície, vigilância marítima, rastreamento de alvos aéreos de baixa altitude e suporte a operações de combate de superfície, incluindo pouso de helicópteros no convôo.

AN/SPY-7(V)2 da Lockheed Martin (banda S) e é o radar principal para defesa integrada aérea e antimísseis, capaz de detectar e rastrear ameaças como mísseis balísticos, de cruzeiro, aeronaves e UAV. Acima de tudo tem uma alta resolução e está integrado com o sistema Aegis.

Para além disso têm o SPG-62 Mk 99 da Raytheon (em banda I/J) para guiamento de mísseis e o sistema DORNA RE-O da Navantia (banda K) integrado com TV/IR para controle de fogo.

https://www.gd-ots.com/wp-content/uploads/2024/12/400003310-Aegis-Illuminator-202410.pdf

Ou seja, os dois sistemas usados nas duas Fragatas não são equivalentes, cada um tem formas de detectar os alvos e guiar os seus misseis e canhões.

Uma coisa há que ser dita, em ambos os casos temos 2x8 Mk41 VLS., tal como a "Fragata" abaixo, que entretanto foi cancelada.

Neste caso teria Hensoldt TRS-4D e APAR block 2.
« Última modificação: Hoje às 02:33:46 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, JohnM

*

P44

• Investigador
  • 21429
  • Recebeu: 7333 vez(es)
  • Enviou: 8271 vez(es)
  • +8151/-13511
« Responder #5872 em: Hoje às 11:51:45 am »
Sim, o que os pelintras mais têm agora é de se armarem em esquisitos  ::)

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

• Investigador
  • 10875
  • Recebeu: 6402 vez(es)
  • Enviou: 4999 vez(es)
  • +8581/-2101
« Responder #5873 em: Hoje às 02:22:30 pm »

Afirmativo, P44, quando não temos possibilidade de comprar o que o vizinho tem, é porque ou tem defeito ou não é suficientemente bom para nós, um Espectáculo !!

E ainda há quem critique a indecisão prolongada na escolha de um novo modelo de fragata para a Marinha.....muito bom. :bang:

Excelentes Fragatas estas F110 Espanholas. comparadas com as que ainda temos a operar é como comparar uma couveflor com um cag@lhão flutuante, tomara a nossa Marinha operar quatro ou cinco unidades destas !!!

Abraço
« Última modificação: Hoje às 02:25:10 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

LM

• Investigador
  • 3551
  • Recebeu: 1715 vez(es)
  • Enviou: 4518 vez(es)
  • +2546/-151
« Responder #5874 em: Hoje às 02:30:48 pm »
Ninguém recusa as F110... alguns - eu  :mrgreen: - preferem investir o dinheiro em outros modelos, europeus; agora se os "pérfidos castelhanos", como os turcos com os NRE+, estiverem com muita vontade de ter cliente e fizerem um preço muito simpático... venham elas, pronto. Não me peçam é para dizer que gosto dos navios do vizinho, que gosto do sistema de radar e que são visualmente bonitas - mas essa parte só interessava na Armada do tempo de D. Pedro II e do filho.  :G-beer2:
« Última modificação: Hoje às 02:54:15 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

PJviana

• Membro
  • *
  • 15
  • Recebeu: 16 vez(es)
  • +3/-1
« Responder #5875 em: Hoje às 02:35:33 pm »
Eu acho melhor ter 3 ou 4 boas fragatas e bem armadas do que ter 5 ou 6 mais ou menos!

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23901
  • +3618/-4653
« Responder #5876 em: Hoje às 02:41:34 pm »
Eu acho melhor ter 3 ou 4 boas fragatas e bem armadas do que ter 5 ou 6 mais ou menos!

A questão prende-se com o que é boas fragatas e bem armadas para a Marinha Portuguesa.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23901
  • +3618/-4653
« Responder #5877 em: Hoje às 02:43:14 pm »

Afirmativo, P44, quando não temos possibilidade de comprar o que o vizinho tem, é porque ou tem defeito ou não é suficientemente bom para nós, um Espectáculo !!

E ainda há quem critique a indecisão prolongada na escolha de um novo modelo de fragata para a Marinha.....muito bom. :bang:

Excelentes Fragatas estas F110 Espanholas. comparadas com as que ainda temos a operar é como comparar uma couveflor com um cag@lhão flutuante, tomara a nossa Marinha operar quatro ou cinco unidades destas !!!

Abraço

Ninguém está a dizer que as F110 não são umas excelentes Fragatas, muito pelo contrário e também ninguém fez comparações das VdG e das BD com as F110.

*

JohnM

• Investigador
  • 1625
  • +323/-56
« Responder #5878 em: Hoje às 02:43:57 pm »
Bom dia! O CdM já explicou muito bem as diferenças entre os radares das F-110 e da maioria das outras fragatas europeias, por isso vou apenas explicar a diferenças entre as várias bandas e o seu uso… No vácuo, o sinal de uma onda eletromagnética diminui com a quarta potência da distância. Além disso, existe uma coisa chamada de atenuação de radar, que basicamente é a perda de sinal devido à interação da onda com a atmosfera. Como é óbvio a atenuação é menor com boa condições atmosféricas que no meio de uma tempestade… Além disso, as ondas de alta frequência sofrem maior atenuação que a de baixa frequência. Daí radares de baixa frequência (bandas L, S e C, por exemplo) serem os mais utilizados para pesquisa de longo alcance, sendo que o seu problema é que a onda não consegue transportar muita informação, pelo que são normalmente radares de vigilância, mas não de tiro. Para isso precisas de um radar de alta frequência (banda X, por exemplo), que consegue descriminar os alvos com precisão suficiente para criar soluções de tiro para os mísseis, mas que, claro, tem a desvantagem de sofrer muito de atenuação, pelo que têm um alcance relativamente limitado. Daí os Chineses dizerem que conseguem detetar F-35… os aviões stealth não o são em todo o espectro eletromagnético e, normalmente, são otimizados para stealth em bandas elevadas; assim, podem ser “vistos”, mas o adversário não consegue gerar uma solução de tiro e entretanto, o avião já lançou os seus mísseis/bombas.

No caso dos SSBNs, por exemplo, a informação é recebida através de sinal UHF ou VHF de extrema baixa frequência (não se deixem enganar pelos nomes, que têm origens essencialmente históricas), que apenas conseguem transmitir frases simples, mas praticamente não sofrem atenuação e conseguem ser recebidas pelo submarino à profundidade do periscópio ou por bóias ligadas ao submarino.

Em termos de radares navais, o Smart-L e o S1850M, por exemplo, são banda L, enquanto o APAR 2 é de banda X, pelo que os navios AAW normalmente têm ambos, um para deteção e outro como radar de tiro. Os radares meteorológicos e de vigilância de superfiície são normalmemte (mas não sempre) banda C. A partir daqui entra o post do CdM…
« Última modificação: Hoje às 02:56:32 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Cabeça de Martelo, Turlu, Ghidra

*

tenente

• Investigador
  • 10875
  • Recebeu: 6402 vez(es)
  • Enviou: 4999 vez(es)
  • +8581/-2101
« Responder #5879 em: Hoje às 02:45:15 pm »

A questão prende-se com o que é boas fragatas e bem armadas para a Marinha Portuguesa.

Ora bem, para uma Marinha como a Espanhola possuidora de Navios que necessitam de excelentes escoltadores, servem mas para a Marinha Lusa, não possuem armamento em número e qualidade suficiente, e por aqui me fico....
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!