Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5839 Respostas
  • 1739540 Visualizações
*

Bubas

• Perito
  • **
  • 395
  • Recebeu: 75 vez(es)
  • Enviou: 405 vez(es)
  • +135/-65
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5835 em: Setembro 07, 2025, 03:53:34 pm »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899

*

dc

• Investigador
  • 10151
  • Recebeu: 5214 vez(es)
  • Enviou: 857 vez(es)
  • +5381/-1256
« Responder #5836 em: Setembro 08, 2025, 03:28:07 pm »
9 já estão a ser construídos… isto de dizer mal só porque sim é espetacular

Não. Quanto muito podemos contar com 2 NPOs como estando em construção, os restantes estão apenas contratualizados.

O que estás a fazer é o equivalente a alguém dizer que a casa nova já está a ser construída, quando ainda só se encomendou alguns tijolos e cimento.

P.S. - O contrato é para seis navios e de certeza que já há peças a serem contratadas e construídas para os seis navios, as chamadas long mead items (não sei o termo correto em português, desculpem) , que são contratadas todas ao mesmo tempo aos vários elementos da cadeia logística. Por isso, sim, literalmente falando, já estão os seis a serem construídos…

Eu teria bastante cuidado com o uso do "de certeza". Em Portugal não é descabido ser adquirido o material às mijinhas. Não há qualquer garantia de que andamos a encomendar tudo de uma vez.

E o programa NPO até então, já é exemplo de que mesmo com contrato assinado, não há garantias de nada.

Se a memória não me falha, há anos que se recebeu material (penso que aço e/ou maquinaria) para os batch 3, que ficaram anos parados à espera.

Por isso, não é criticar só por criticar, é não tomar como garantido um contrato destes, porque já sabemos o que a casa gasta.

Corte de chapa, sinceramente não sei, mas que já está maquinaria encomendada e peças a serem construídas, isso de certeza. De qualquer modo, alguém me consegue dizer com cara séria que os NPO vão ser cancelados? As probabilidades são basicamente zero… cá estarei para engolir o sapo, se de facto forem…

Cancelados não, porque os NPO são dos poucos programas de Defesa que geram consenso partidário.

No entanto, se por algum motivo o custo de construção dos NPO aumentar de forma notória, o orçamento previsto não vai chegar, podendo por exemplo ser reduzida a quantidade de navios.
Pode também haver algum tipo de problema com o primeiro navio, que obrigue a um adiamento ou até alteração ao projecto.

Garantido, só quando tiverem todos construídos.

A actual "Guarda Costeira" Portuguesa terá Fragatas e NPO com sonares rebocados e as ditas Fragatas têm misseis antinavio.

Guarda Costeira é uma hipérbole. No entanto já esteve mais longe de ser verdade, quando vemos o MLU reles das VdG, o quão fraquinhas acabam por ser as BD. Safam os 2 submarinos.

Ter navios com mísseis e com sonares rebocados é fácil. Difícil é ter uma Marinha moderna.

Tirando os submarinos, o défice tecnológico e de capacidades do resto da Marinha tornam-na praticamente uma Guarda Costeira musculada.

Só para se ter noção, as VdG hoje em dia pouco mais são que Missile Boats em termos de poder de fogo.

Basta ver:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Gepard-class_fast_attack_craft
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Skjold-class_corvette
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Ambassador_MK_III_missile_boat

Os Ambassador MkIII então, com metade do comprimento, 1/5 do deslocamento e 1/5 da guarnição, só perdem para as VdG em ASW e helicóptero embarcado.

Se 1 Vasco da Gama tivesse que enfrentar 1 destes missile boats num confronto directo, dificilmente apostava o meu dinheiro na fragata.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23812
  • Recebeu: 4455 vez(es)
  • Enviou: 3177 vez(es)
  • +3602/-4647
« Responder #5837 em: Setembro 09, 2025, 11:06:56 am »
Mas a conversa não foi essa, mas sim o P44 a babar-se por um NPO (segundo os padrões italianos) e que não têm misseis anti-navio ou sonar, coisa que as nossas Fragatas têm.

Se disseres que os ditos NPO podem ser modificados para Fragatas muito mais capazes do que qualquer coisa que temos neste momento, já eu terei que concordar porque é verdade.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

P44

• Investigador
  • 21397
  • Recebeu: 7321 vez(es)
  • Enviou: 8260 vez(es)
  • +8150/-13497
« Responder #5838 em: Setembro 09, 2025, 12:06:07 pm »
Mas a conversa não foi essa, mas sim o P44 a babar-se por um NPO (segundo os padrões italianos) e que não têm misseis anti-navio ou sonar, coisa que as nossas Fragatas têm.

Se disseres que os ditos NPO podem ser modificados para Fragatas muito mais capazes do que qualquer coisa que temos neste momento, já eu terei que concordar porque é verdade.

Sim, isto , oh palestiniano

https://www.navalnews.com/naval-news/2025/05/from-ppa-to-ppa-evo-the-evolution-of-fincantieris-multi-purpose-combat-ship-project/

Feio como eu 🥴

« Última modificação: Setembro 09, 2025, 12:11:35 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23812
  • Recebeu: 4455 vez(es)
  • Enviou: 3177 vez(es)
  • +3602/-4647
« Responder #5839 em: Setembro 09, 2025, 04:14:37 pm »
Isso é o Evo, bastava eles modernizarem segundo o padrão "Full" já seriam umas excelentes máquinas.

3 PPA Evo e 3 FREMM Evo e tínhamos Marinha para dar e vender.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas