9 já estão a ser construídos… isto de dizer mal só porque sim é espetacular
Não. Quanto muito podemos contar com 2 NPOs como estando em construção, os restantes estão apenas contratualizados.
O que estás a fazer é o equivalente a alguém dizer que a casa nova já está a ser construída, quando ainda só se encomendou alguns tijolos e cimento.
P.S. - O contrato é para seis navios e de certeza que já há peças a serem contratadas e construídas para os seis navios, as chamadas long mead items (não sei o termo correto em português, desculpem) , que são contratadas todas ao mesmo tempo aos vários elementos da cadeia logística. Por isso, sim, literalmente falando, já estão os seis a serem construídos…
Eu teria bastante cuidado com o uso do "de certeza". Em Portugal não é descabido ser adquirido o material às mijinhas. Não há qualquer garantia de que andamos a encomendar tudo de uma vez.
E o programa NPO até então, já é exemplo de que mesmo com contrato assinado, não há garantias de nada.
Se a memória não me falha, há anos que se recebeu material (penso que aço e/ou maquinaria) para os batch 3, que ficaram anos parados à espera.
Por isso, não é criticar só por criticar, é não tomar como garantido um contrato destes, porque já sabemos o que a casa gasta.
Corte de chapa, sinceramente não sei, mas que já está maquinaria encomendada e peças a serem construídas, isso de certeza. De qualquer modo, alguém me consegue dizer com cara séria que os NPO vão ser cancelados? As probabilidades são basicamente zero… cá estarei para engolir o sapo, se de facto forem…
Cancelados não, porque os NPO são dos poucos programas de Defesa que geram consenso partidário.
No entanto, se por algum motivo o custo de construção dos NPO aumentar de forma notória, o orçamento previsto não vai chegar, podendo por exemplo ser reduzida a quantidade de navios.
Pode também haver algum tipo de problema com o primeiro navio, que obrigue a um adiamento ou até alteração ao projecto.
Garantido, só quando tiverem todos construídos.
A actual "Guarda Costeira" Portuguesa terá Fragatas e NPO com sonares rebocados e as ditas Fragatas têm misseis antinavio.
Guarda Costeira é uma hipérbole. No entanto já esteve mais longe de ser verdade, quando vemos o MLU reles das VdG, o quão fraquinhas acabam por ser as BD. Safam os 2 submarinos.
Ter navios com mísseis e com sonares rebocados é fácil. Difícil é ter uma Marinha moderna.
Tirando os submarinos, o défice tecnológico e de capacidades do resto da Marinha tornam-na praticamente uma Guarda Costeira musculada.
Só para se ter noção, as VdG hoje em dia pouco mais são que Missile Boats em termos de poder de fogo.
Basta ver:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Gepard-class_fast_attack_crafthttps://en.m.wikipedia.org/wiki/Skjold-class_corvettehttps://en.m.wikipedia.org/wiki/Ambassador_MK_III_missile_boatOs Ambassador MkIII então, com metade do comprimento, 1/5 do deslocamento e 1/5 da guarnição, só perdem para as VdG em ASW e helicóptero embarcado.
Se 1 Vasco da Gama tivesse que enfrentar 1 destes missile boats num confronto directo, dificilmente apostava o meu dinheiro na fragata.