Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Lampuka

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1980 em: Dezembro 17, 2024, 06:09:50 pm »
Acho que não há dúvidas relativamente aos helicópteros...
João Pereira
 

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Drecas

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1981 em: Dezembro 17, 2024, 06:16:15 pm »
MH-60R e JLTV

Agora sim

 

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Mentat

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1982 em: Dezembro 17, 2024, 06:26:45 pm »
Agora que teremos, dentro de sensivelmente 3 a 4 anos, 2 AOR operacionais ao serviço da MdG...
Que tal 5 a 6 fragatas novas, com sensores topo de gama e mísseis/torpedos em quantidade suficiente?

Isto de ter reabastecedores novinhos em folha e fragatas a cair de podre não é concomitante.
Na ótica de reforçarmos a indústria de defesa europeia, sugiro as Meko A-210. Já que estou confortavelmente sentado, peço também uma ou duas da versão acima. A "fragata" Meko A-300. Um colosso de navio.

Já chega de sonhar acordado por hoje.
« Última modificação: Dezembro 17, 2024, 06:27:29 pm por Mentat »
 

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saabGripen

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1983 em: Dezembro 17, 2024, 07:24:41 pm »
Este navio pouco mais é do que um cargeiro.
Entre novo e usado, não me parece demasiado arriscado irmos por aqui e, pelos valores  e prazos que se fala, fica justificado.
O resto é outra história...

Eu não tenho opinião nem boa ou má sobre a origem da construção dos navios, mas acho piada que até na construção de navios o pessoal é um bocado preconceituoso, só lembro ao pessoal de uma certa fragata de um Estaleiro Espanhol que afundou após uma colisão. Acho que a origem do estaleiro não tem muito a ver.

PS: O NRP D. João II (aka Bimby) também vai ser construída na Roménia.

Se calhar quando a origem do navio é turca, e quando o outro se lembrou de atirar a ideia de uma forte ligação com a indústria daquele país, convém relembrar que é a Turquia de Erdogan que estamos a falar, país este que poderá de um momento para o outro lembrar-se de entrar em guerra com outro membro da NATO.

Uma compra ocasional aqui e ali é uma coisa. Outra é criar uma forte dependência deste país em termos de equipamento militar, sabendo das variáveis geopolíticas em causa.

Outra crítica, refere-se aos orçamentos disponíveis, que só permitem a entrada de candidatos com produtos baratuchos. No caso dos ST5, tal como no dos Pandur, também houve críticas, não pelos fabricantes, mas pela forma como se escolhe sempre o mais barato que há, e não se escolhe com base em critérios e capacidades do meio a adquirir.

Calma pessoal, olhem que tanto fel na vossa vida só faz é mal.

Sim, a Marinha vai ter de novo pelo menos um Navio Reabastecedor, sim, foi na Marinha do Almirante Gouveia e Melo que se assinou para a construção de 6 NPO, e pelo menos um reabastecedor e foi com ele que o governo mostrou abertura para a aquisição de mais 2 submarinos e de NPC.

Estes são os factos.

Nas últimas décadas lembram-se de algum CEMA que tenha conseguido tantos novos meios para a Armada?

Desses, quantos navios de guerra? 0? Fantástico!

O CEMA conseguiu assinar os programas mais fáceis, que qualquer CEMA conseguiria desde que tenha o devido "apoio" do Governo. Há 1 década e meia, tiveste a compra de 2 submarinos e 2 fragatas em segunda-mão (2 programas muito mais difíceis de avançar neste país).

Chupar o CEMA porque conseguiu assinar o contrato para navios que já deviam estar contratualizados há mais de 10 anos, e que os CEMAs anteriores não conseguiram assinar por questões económicas e/ou políticas, é absurdo.

Se este CEMA tivesse conseguido a compra de novas fragatas, ou pelo menos fragatas decentes em segunda-mão, fazia sentido bater palmas. Agora por 6 NPOs que já eram espectáveis, 1 PNM com 70% de financiamento UE, e 2 "mini-AORs" baratuchos, está muito longe do que a Marinha precisa e do que os CEMAs dos outros países conseguem.

E os AOR vão ter casco duplo, ou para ficar mais baratinho e se poderem comprar dois isso agora já não interessa para nada?

Tanto quanto sei isso é quase uma obrigação para novos navios e acho que existe restrições de navegação em certas zonas a navios de casco simples, não sei se depois isso se aplica a navios militares.

De qualquer forma acho que não é por aí, como dizia alguém o Aço num navio é o componente mais barato.

Aço barato ou não, o que nós sabemos é que o orçamento não chegava nem sequer para uma proposta turca. Alguma coisa teve de ceder, ou o custo unitário dos navios terá que ser maior do que o CEMA dizia.

Se algo cedeu, a pergunta é: o quê?
Se o orçamento aumentou, e não houve aumento do investimento na LPM, a pergunta é: de onde vem o dinheiro/que programa ficou coxo à pala disso?

Eu não acredito que no concurso não tenha entrado um único concorrente porque o dinheiro não dava, e que de um dia para o outro o dinheiro já dá, e já há vencedor.

Eu acho boa ideia até o material turco para projetos tipo OPV, fragatas Vasco da Gama e reabastecedores, tudo material para ser usado em baixa intensidade. O pior é se depois as futuras compras de material para guerra vai para o msm caminho

O material turco pode ser bom, pelo menos em certas áreas e tendo em conta o seu preço. O problema, é que tem poucas provas dadas, e a sua escolha pode muito bem ser feita apenas com base no preço, e não em critérios e exigências importantes.

Podemos imaginar se o mesmo raciocínio fosse feito para a substituição dos F-16. Se o Kaan turco fosse 20% mais barato que o F-35, seguindo esta mesma lógica, optávamos por um avião menos capaz, só por causa do preço.

No caso dos AOR, tanta conversa da outra personagem sobre o "retorno para a economia" no que respeita a programas da FAP, mas quando chega à Marinha, é cagar nisso.

PS: isso da baixa intensidade é tanga. Só funciona em tempos de paz duradoura. Neste momento estamos mais perto de conflito à larga escala do que da paz duradoura, logo as VdG e até os NPOs, já não serão navios estritamente para baixa intensidade, e caso rebente uma guerra serão forçosamente usados para combater qualquer ameaça que surja.
Um país com poucos navios, não se pode dar ao luxo de ter esta divisão clara entre meios de baixa e alta intensidade, quando até os de "alta intensidade" são poucos e fraquinhos.


Eu gostei deste comentário.
É translúcido.
 

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saabGripen

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1984 em: Dezembro 17, 2024, 07:32:09 pm »

Como hoje só dá Reabastecedor, vou colocar aqui uma notícia do Exército.

Na NSPA foram divulgadas as empresas que entregaram propostas para o projectos "Viatura Tatica Ligeira Blindada"

Ou seja, 12 VAMTACs com Morteiro 120mm

Concorreu uma empresa;

Escribano Mechanical  & Engineering
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1985 em: Dezembro 17, 2024, 07:32:16 pm »
Agora que teremos, dentro de sensivelmente 3 a 4 anos, 2 AOR operacionais ao serviço da MdG...
Que tal 5 a 6 fragatas novas, com sensores topo de gama e mísseis/torpedos em quantidade suficiente?

Isto de ter reabastecedores novinhos em folha e fragatas a cair de podre não é concomitante.
Na ótica de reforçarmos a indústria de defesa europeia, sugiro as Meko A-210. Já que estou confortavelmente sentado, peço também uma ou duas da versão acima. A "fragata" Meko A-300. Um colosso de navio.

Já chega de sonhar acordado por hoje.

Os turcos também têm umas fragatas jeitosas  :mrgreen:

https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/milgem-i-class-frigate-project

A STM não são os mesmos dos AOR?

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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saabGripen

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1986 em: Dezembro 17, 2024, 07:39:48 pm »

Eu escrevi aqui que isto poderia fazer parte de um "negócio muito maior" com os turcos...

Foi um comentário "informado" por ser bem claro para mim que os turcos têm empresas com experiência e material de qualidade para fornecer tudo o que a Marinha tem em fila de espera para comprar.

O Turco disse hoje:

"Prof. Görgün also highlighted the potential for further collaboration in areas such as unmanned maritime systems, electronic warfare, and shipbuilding modernization projects."

Não sei se será.
Mas sei isto:

Posso ser maluquinho, mas não sou burro.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1987 em: Dezembro 17, 2024, 07:42:41 pm »


E o Gouveia e Melo merece respeito.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1988 em: Dezembro 17, 2024, 08:04:22 pm »
E os AOR vão ter casco duplo, ou para ficar mais baratinho e se poderem comprar dois isso agora já não interessa para nada?

Vão ter um casco formado de duas placas de pladur hidrofóbico.
Unidos com col-e-veda.
                                        Yá?   ::)
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1989 em: Dezembro 17, 2024, 10:09:21 pm »
E os AOR vão ter casco duplo, ou para ficar mais baratinho e se poderem comprar dois isso agora já não interessa para nada?

Vão ter um casco formado de duas placas de pladur hidrofóbico.
Unidos com col-e-veda.
                                        Yá?   ::)

Ri-me muito.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1990 em: Dezembro 17, 2024, 10:11:39 pm »
O meu nível de informação sobre contratos das FA é ZERO. Mas já agora a Turquia constrói submarinos type U209 sob comissão dos alemães.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1991 em: Dezembro 17, 2024, 11:57:57 pm »

Os turcos também têm umas fragatas jeitosas  :mrgreen:

https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/milgem-i-class-frigate-project

A STM não são os mesmos dos AOR?

Que Fragata é que achas que aparece no video?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Major Alvega

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1992 em: Dezembro 18, 2024, 12:45:46 am »
 Em relação aos bonzinhos do costume que estão radiantes com o barrete que o capitão iglo enfiou ao país com os dois navios turcos.
 Então temos um navio reabastecedor só com um motor? Repito, com um só motor e baratucho? Mas isso é "disruptivo"/"holistico" e uma novidade na indústria naval nesta área. E se o motor avaria em alto mar, sem outro motor de redundância? Como qualquer navio desta categoria possui. Fica à deriva? Ou levam um rebocador na frota? Era importante saber.

 Por acaso, o "primo" paquistanês do rebastecedor do capitão iglo, o PNS Moawin, construido pela STM, tem dois motores.

 Pois é! Pensavam que o tipo que ensinaria ao D. João II como é que era. Fazia milagres?  Ahahha!!! 50 milhões por navio, queriam o quê?
 Fora o resto que ainda estou a analisar. Uma coisa é certa, estes navios do sr. almirante das vacinas vão dar muito e muito que falar.
 Bom os turcos estão a fazer uma festa de âmbito nacional e o negócio com Portugal está em todos os media com o maior destaque. Porque é a 1ª vez que conseguem exportar um navio militar para um pais da UE e da NATO.

 Para concluir, podemos afirmar com toda a segurança que estes navios são uma autêntica fraude naval. Não por culpa do estaleiro turco. Eles obviamente , limitaram-se só a albardar o burro à vontade do sr. almirante.

« Última modificação: Dezembro 18, 2024, 12:49:19 am por Major Alvega »
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1993 em: Dezembro 18, 2024, 01:41:36 am »
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Ka puta d"estoiro!!!

O Almirante é muito à frente... em vez de 2 motores,  são 2 navios.
Redundância em tudo!!!
« Última modificação: Dezembro 18, 2024, 01:47:14 am por Lampuka »
João Pereira
 
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