LPD- Navio Polivalente Logístico

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Luso

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1245 em: Março 04, 2015, 12:25:04 pm »
Qual é estado das células dos Puma?
É racional / viável recondicioná-los para uso no Siroco?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1246 em: Março 04, 2015, 01:00:14 pm »
Citação de: "Luso"
Qual é estado das células dos Puma?
É racional / viável recondicioná-los para uso no Siroco?
Esse é um dos preâmbulos, existem outros, nomeadamente: Quem os ia pagar e operar? A FAP diz que não tem capacidade (foram reactivados pelos problemas no eh-101 mas quando a prontidão da frota aumentou foram novamente armazenados), o Exercito não os quer. Só se fosse a Marinha mas se não há dinheiro para o Siroco e para o Upgrade das fragatas em simultâneo. Mas deixo aqui a ultima vez que ouvi uma noticia sobre a possível reactivação dos Puma (2011). :shock:

Saudações
« Última modificação: Março 04, 2015, 02:31:34 pm por mafets »
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1247 em: Março 04, 2015, 02:31:09 pm »
Citação de: "Luso"
Qual é estado das células dos Puma?
É racional / viável recondicioná-los para uso no Siroco?

Os Puma presentemente estão a ser recondicionados (em Beja) para serem usados pela Protecção Civil no lugar dos Kamov (?).

Sei disto porque foram destacados mecânicos da Força Aérea para o fazer (pelo menos foi o que me dizeram).
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1248 em: Março 04, 2015, 02:39:12 pm »
Citação de: "oi661114"
Citação de: "Luso"
Qual é estado das células dos Puma?
É racional / viável recondicioná-los para uso no Siroco?

Os Puma presentemente estão a ser recondicionados (em Beja) para serem usados pela Protecção Civil no lugar dos Kamov (?).

Sei disto porque foram destacados mecânicos da Força Aérea para o fazer (pelo menos foi o que me dizeram).
Já tinha ouvido essa noticia (e postado à posteriori). Porem segundo esta ultima de Fevereiro deste ano o Governou autorizou a verba de 14,7 milhões para a manutenção  dos KAVOV, bem como de a empresa Everjets ter ganho o concurso para a manutenção dos Helis nos próximos 4 anos pelo valor de 46 milhões.  :wink:
Citar
A Heliportugal é atualmente a empresa responsável pela manutenção dos kamov, mas o contrato deverá terminar no segundo trimestre do ano, após a empresa Everjets ter vencido o concurso público internacional para a operação e manutenção dos helicópteros pesados para os próximos quatro anos, no valor superior a 46 milhões de euros.Dos seis helicópteros pesados do Estado, apenas três estão operacionais, estando dois em manutenção e um acidentado.
A ANPC garante estar "a desenvolver todos os esforços" para que fiquem operacionais cinco kamov.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4384401

Cumprimentos
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1249 em: Março 04, 2015, 02:44:06 pm »
Citação de: "mafets"
Citação de: "oi661114"
Citação de: "Luso"
Qual é estado das células dos Puma?
É racional / viável recondicioná-los para uso no Siroco?

Os Puma presentemente estão a ser recondicionados (em Beja) para serem usados pela Protecção Civil no lugar dos Kamov (?).

Sei disto porque foram destacados mecânicos da Força Aérea para o fazer (pelo menos foi o que me dizeram).
Já tinha ouvido essa noticia (e postado à posteriori). Porem segundo esta ultima de Fevereiro deste ano o Governou autorizou a verba de 14,7 milhões para a manutenção  dos KAVOV, bem como de a empresa Everjets ter ganho o concurso para a manutenção dos Helis nos próximos 4 anos pelo valor de 46 milhões.  :wink:
Citar
A Heliportugal é atualmente a empresa responsável pela manutenção dos kamov, mas o contrato deverá terminar no segundo trimestre do ano, após a empresa Everjets ter vencido o concurso público internacional para a operação e manutenção dos helicópteros pesados para os próximos quatro anos, no valor superior a 46 milhões de euros.Dos seis helicópteros pesados do Estado, apenas três estão operacionais, estando dois em manutenção e um acidentado.
A ANPC garante estar "a desenvolver todos os esforços" para que fiquem operacionais cinco kamov.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4384401

Cumprimentos


Esta dos Puma sei porque tenho um amigo que foi destacado para Beja este ano para o fazer.

Quantas céluas é temos ainda? Dez ou nove (sem contar com o que está no Museu do Ar)?
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1250 em: Março 04, 2015, 02:53:28 pm »
Apenas um detalhe:
   Apesar de estarem pilotos do exercito a opera-los, As horas de voo passadas nos kamov não contam para a qualificação dos pilotos,  padrão  NATO.
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1251 em: Março 04, 2015, 03:04:54 pm »
Citar
"Foram recebidas manifestações de interesse" por diversas entidades, mas "não tendo sido recebida nenhuma proposta", José Pedro Aguiar-Branco fez anular o concurso internacional para a venda de oito 'Puma' e material sobresselente.
http://www.passarodeferro.com/2014/06/pumas-ex-fap-sem-compradores-m1615.html
No ultimo concurso anulado em 10 de junho de 2014 estavam oito pumas à venda.

Citar
Células de SA-330 Puma inibidas após retirada de serviço da FAP
Cumprimentos
« Última modificação: Março 04, 2015, 03:37:27 pm por mafets »
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1252 em: Março 04, 2015, 03:36:19 pm »
Citação de: "ACADO"
So levantarem 3 EH ao mesmo tempo da a possibilidade de fazer um assalto com apenas 90 homens.
O que ja é um número considerável.
Ou seja, em caso de ser preciso mais que uma leva de helicopteros as coisas têm de ser bem planeadas, se nao estão helicopteros a voltar enquanto os outros ainda estão a ser arrumados.

Não sei até que ponto teremos esse tipo de operações helitransportadas.

Primeiro porque, nas operações "tradicionais" de forças anfibias e de navios LPD, o foco principal está no uso de lanchas, e o Siroco não é tão virado para operações de helicopteros como os LHD além do pequeno nº de EH101 que podemos dispor para essas operações levam-me a pensar assim, no caso de um Batalhão de Fuzileiros embarcado no Siroco, não estou a ver todos esses a serem colocados no terreno em várias "levas" de EH101, mas sim a maioria a desembarcar na praia enquanto que uma companhia possa ser colocada numa posição estratégica via EH101 caso haja necessidade disso. Após a força estar no terreno também é aconselhavel ter os EH101 preparados para evacuar feridos e transportar uma força em QRF para onde possa ser necessário, mas ai já estamos a entrar na táctica :mrgreen:

PS: Essa minha opinião é para casos tipo evacuação de civis na Guiné em que estamos sozinhos, em caso de operações em conjunto com outros paises já se pode equacionar outro tipo de utilização dos helicopteros.
 

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ACADO

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1253 em: Março 04, 2015, 04:05:13 pm »
Operações de Paraquedas são extremamente complexas e necessitam que os aviões tenham autonomia.
Os Hélis são também usados para transportar material. Ou seja, consegue-se colocar veículos ligeiros ou artilharia em zonas que nao podem ser largados de Paraquedas.

Uma operação de desembarque esta extremamente exposta enquanto que os Hélis, se bem planeado podem ser colocados em zonas que ninguém imagina e colocados exactamente onde os queremos sem terem de se movimentar da praia até a um local.

Penso que as operações aerotransportadas de Heli são primordiais, são rápidas, versáteis e eficazes, e permitem tomar posições altas que de outro modo ia ser extremamente complicado.

Claro que gostava de ter uma mega pista de voo, mas parece-me, que se bem pensado, este navio nos permite fazer alguma coisa aerotransportadas à nossa dimensão, enquanto as lanchas desbarcam material mais pesado se necessário.

Agora é assim, colocar uma primeira leva de infantaria especial num ponto imporante e depois, numa segunda leva, colocar lá mais uns veículos aerotransportadas ja vai ser preciso uma grande ginastica...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1254 em: Março 04, 2015, 05:24:03 pm »
Citação de: "ACADO"
Operações de Paraquedas são extremamente complexas e necessitam que os aviões tenham autonomia.
Os Hélis são também usados para transportar material. Ou seja, consegue-se colocar veículos ligeiros ou artilharia em zonas que nao podem ser largados de Paraquedas.

Uma operação de desembarque esta extremamente exposta enquanto que os Hélis, se bem planeado podem ser colocados em zonas que ninguém imagina e colocados exactamente onde os queremos sem terem de se movimentar da praia até a um local.

Penso que as operações aerotransportadas de Heli são primordiais, são rápidas, versáteis e eficazes, e permitem tomar posições altas que de outro modo ia ser extremamente complicado.

Claro que gostava de ter uma mega pista de voo, mas parece-me, que se bem pensado, este navio nos permite fazer alguma coisa aerotransportadas à nossa dimensão, enquanto as lanchas desbarcam material mais pesado se necessário.

Agora é assim, colocar uma primeira leva de infantaria especial num ponto imporante e depois, numa segunda leva, colocar lá mais uns veículos aerotransportadas ja vai ser preciso uma grande ginastica...

Afinal concordo com isso tudo  :mrgreen:
Eu é que acho que será muito dificil de executar, e como o navio tem uma boa capacidade de lanchas que essa também deve ser usada. Mas existem tantas possibilidades, tantos tipo diferentes de terreno, cada caso tem que ser avaliado individualmente e consoante as necessidades tem que se prever que meios é que serão necessários, helicopteros sim ou não, se sim que tipo, quantos, etc.

Os Fuzileiros também organizam as suas forças conforme a missão, aquilo do "Tailor Made and Mission Oriented".
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1255 em: Março 04, 2015, 06:05:10 pm »
Citação de: "Alvalade"
Porque é que estão a assumir que o Bérrio vai ser abatido ?


Tb fiquei curioso e como até agora ninguém respondeu fica de novo aqui a pergunta... :wink:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1256 em: Março 04, 2015, 07:22:21 pm »
Acho que a confusão continua...

Não sei que bases de informação se possa ter para afirmar que, em Portugal, pode-se ou poderia-se utilizar Kamovs ou Alouette III a partir de uma embarcação!
O ANPC tem interesse na aquisição do Sirocco, mas alguma vez o ANPC disse que seria para usar os Kamov?? O Exército também tem interesse na aquisição do Sirocco, mas não é para uso dos helicopteros da UALE certamente certo? A FAP também tem interesse na aquisição do Sirocco, acham que em vez de se resolver os problemas de prontidão dos EH101 vão perder tempo, dinheiro e tripulações de forma a poder operar Alouettes embarcados??!!

Pelos comentários parece que pelo facto de haver outras instituições, outras unidades noutros países, que usam vários tipos de aparelhos embarcados, se pode afirmar que as unidades existentes em Portugal o conseguem fazer também. Mas não têm em consideração que essas unidades estão orientadas maioritariamente para esse tipo de missões. Operações embarcadas é do tipo de actividade mais exigente a todos os níveis, para homens e máquinas. Para se poder executar em segurança e de forma eficaz e eficiente é preciso treinar muito, e muito, e muito. E em Portugal apenas a EHM está preparada para este tipo de actividade aérea.
Não interessa o que se passa nos outros países, temos é de ver a nossa realidade! É impossível a Esq.552 vir a desempenhar missões embarcadas quando conta com meia duzia de Alouette III e meia dúzia de pilotos (que passam a maior parte do seu tempo a formar novos pilotos, porque é isso que eles têm de fazer acima de tudo!). Como também é impossível para esta "ex-EMA" fazer mais do que faz só com 5 ou 6 Kamov. Voltamos sempre ao mesmo. Fazer muito com pouco é possível mas tem limites. Se a uma estrutura pequena (e que ainda por cima já tem vários tipos de missões diferentes para desempenhar) lhe é pedida que comece a efectuar operações embarcadas, isso é simplesmente impossível. Não têm forma de se quallificar sem descurar outras coisas.
Comparando.... Os nossos Alpha Jet também têm capacidade de combate. Mas é impossível a Esq.103, com 6 aviões e 5 pilotos, fazer algo mais do que aquilo que faz hoje...

As operações embarcadas não se fazem com adaptações e "remedeios". São actividades do mais exigente que há. É necessário muito pessoal dedicado ao meio em questão. É o que vem nos livros, não há volta a dar. E em Portugal neste momento só temos uma unidade que o pode fazer. Todas as outras só com alterações bastante profundas e dispendiosas (aumento de efectivos e/ou mudança de modelo de aeronave). É o que temos agora, também não há volta a dar...

PS: Não há Merlins em lado nenhum com capacidade de armamento ventral ou de Hellfires. O EH não é um heli de ataque, pode sim ser equipado com equipamento de defesa. É muito bom e deseja-se que tenhamos opiniões diferentes sobre um dado tema, mas devemos ter atenção em formular as nossas ideias a partir de factos e dados concretos e não de incorrecções ou suposições...
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1257 em: Março 04, 2015, 08:08:01 pm »
A ANPC não ganharia nada em substituir os Kamov pelos Puma, antes pelo contrario perderia poder de "fogo" no combate aos incêndios florestais. Agora, o INEM substituir os Kamov, e/ou mesmo os Agusta nas missões MEDVAC,  se calhar até não era mal pensado e com ganhos de espaço e condições de trabalho.
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1258 em: Março 04, 2015, 08:14:49 pm »
Citação de: "night_runner"
Acho que a confusão continua...

PS: Não há Merlins em lado nenhum com capacidade de armamento ventral ou de Hellfires. O EH não é um heli de ataque, pode sim ser equipado com equipamento de defesa. É muito bom e deseja-se que tenhamos opiniões diferentes sobre um dado tema, mas devemos ter atenção em formular as nossas ideias a partir de factos e dados concretos e não de incorrecções ou suposições...

Meu caro, nao falei em hellfires nenhum, falei em Rockets, é bem diferente.
E depois, o Sr tem de ir ler as especificações do EH, lá por ninguém ter esse tipo de armamento nao quer dizer que eles nao tenha sido construído com essa capacidade.
Agora que o foi, foi. Basta ler as especificações da aeronave.
Portanto, à falta de melhor arma-se o que temos...
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1259 em: Março 04, 2015, 08:27:56 pm »
Se o siroco faz reabastecimento e a marinha precisa de reduzir custos e arranjar tripulantes para um lpd, uma das hipóteses e encostar o berrio. Certamente existirão outras. :wink:

Quanto ao que os helicópteros fazem noutros países à claramente uma idéia de que têm que ser unidades dedicadas, o que  não e verdade. Dois exemplos : nem a Royal navy têm apache nem a aeronaval tiger. Porém ambos os tipos operam dos lpd dos respectivos países, o que quer dizer que apesar de não serem unidades navais operam de navios porque estao certificados para tal. Simples e sem gastar dinheiro a comprar helis de ataque para as marinhas em questão.

Outro exemplo. Os brasileiros assim que receberam os primeiros seahawk certificaram-nos de imediato para operarem de lpd (de uma encomenda inicial de 6 para asw, portanto abaixo do número de al3, eh101 e mesmo do número total dos kamov). Quantos helis além do Lynx estão certificados para operarem de navios cá no burgo, mesmo no berrio que tem a maior plataforma de aterragem dá marinha portuguesa? O que está certificado para lá operar afinal? Qual é a desculpa para isso?

Outra clara confusão é entre teorisar com bases técnicas e históricas, e lançar bitates ou defender o helicoptero a ou b para operar no siroco, quando de caras as melhores opções são os merlin e Lynx. Mas se a turbomeca não está a entregar motores a tempo e horas à que procurar soluções. A kamov, ecueril ou al3 concerteza não são as melhores soluções mas é o que há. Era al3 que havia no ultramar e que remédio colocar-lhe um canhão lateral (entre outras soluções que não vingaram), o qual a aerospatial se recusou a certificar. Entre isso e não ter nada preferiu-se usar um heli já na altura inadequado (até os eua usaram o h-13 armado com m2 e m60 no Vietname), mas ter alguma coisa a cobrir os al3 de assalto. E é disso que se trata, não havendo mais nada adaptou-se o que havia, não se discutiu isto ou aquilo, se eram poucos ou muitos, se treinaram muito ou o tempo possível, combatendo-se assim numa guerra com material possível e disponível ( queria ver se fosse hoje com tantos preciosismos técnicos).

Seria óptimo ter um heli de ataque, um helicóptero pesado naval e até o último modelo de Lynx, mas virão,? Ha dinheiro para isso quando para vir o siroco não se sabe quando e se serão feitos upgrade as fragatas? E não vindo não se arma o al3 e não se certifica os kamov e ecueril (quantos são os helicópteros de origem russa nos navios polares argentinos? São 2 mi171 da força aérea argentina), para missões humanitárias a partir do siroco porque a ou b não quer, são poucos ou não vale a pena perder tempo? Não tem qualquer cabimento e mais uma vez se perpetua os exemplos das capelinhas que levaram às desculpas de por exemplo armazenar os puma, a uale sem qualquer meio aéreo e aos defensores dos meios de patrulha para a extensa zee ão invés do lpd não terem dito uma palavra quando se encostou os aviocar de patrulha.


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