Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 643526 Visualizações
*

Daniel_1992

• 4
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #870 em: Setembro 04, 2010, 03:22:34 am »
Boa noite a todos.

Vinha por este meio pedir uma pequena ajudinha e opinião.

Eu estou a acabar o meu 12º e gostaria de concorrer há grande Força Aérea, e estou com um pouco com duvidas entre: Material Aéreo e Radarista de Detecção.

1º Questão: Eu ouvi falar que Radarista de Detecção tem grandes possibilidades de entrar para os QP e gostaria de saber a vossa opinião se para Material Aéreo também costuma abrir muitas vagas para os QP .

2º: Após estar em RC quanto tempo depois posso concorrer aos QP ?

3º: O que tenho de fazer (testes,etc) para concorrer aos QP?

Desde já um obrigado a todos elementos deste GRANDE FORUM!

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #871 em: Setembro 04, 2010, 10:15:09 am »
Se queres ir para os QP e estás a acabar o 12º só te digo uma coisa: vai para a Academia da Força Aérea. Não te metas com meias coisas que ainda te podes arrepender.
No teu caso só tens duas hipóteses de entrar nos QP: ou vais para a Academia (mil vezes melhor) ou vais para Praça e cruzas os dedos para conseguir ir para o curso de Sargentos dos QP, que é cem cães a um osso.
Se queres 1º ser militar e só depois ver se queres mesmo ir para os QP e como funciona aquilo, faz o exame nacional na mesma que hoje em dia têm validade de dois anos (salvo erro), fazes a recruta e ganhas um pouco de experiência e se veres que é mesmo aquilo que queres, concorres à Academia...

Para concorres aos QP normalmente no curso de Sargentos salvo erro tens que ter um ou dois anos de serviço efectivo.
Os testes para Sargentos não são do conhecimento público, é através de concurso interno e pelo menos nunca ouvi falar quais são especificamente, mas terás quase de certeza, tal como acontece no Exército, testes físicos, psicotécnicos, voltam-te a fazer médicos para confirmar que está tudo bem e pelo que ouvi falar também escritos. Além disso avaliam o teu comportamento e a ver se és um militar exemplar e trabalhador ou não. Suponho que também avaliem o teu currículo (que cursos tens que sejam do interesse deles). Por isso se fores para Praça com a ideia de te candidatares a Sargento, só te digo uma coisa, enquanto tiveres lá esforça-te e bem, tira ou tenta sempre tirar cursos que lá tenham para a tua especialidade, estuda e mantém a cabecinha no lugar e sê exemplar, e treina sempre o físico (porque há muitos militares que chegam lá e encostam-se à bananeira, e pelo menos para a ESE acontece bastante reprovarem nos físicos).. Só irás ter coisas a teu favor.

Em relação a vagas para o QP, como foi dito por alguém aqui no fórum na página anterior (eu pessoalmente não sei), as especialidades com maior probabilidade de entrar nos QP são OPRDET E OPCART (Radarista de Detecção e Controlador de Tráfego Aéreo).

*

Daniel_1992

• 4
  • +0/-0
« Responder #872 em: Setembro 04, 2010, 12:13:42 pm »
Obrigado Malina, mas estou é mesmo interessado em ir como praça e de preferânçia para Material Aereo. É mesmo um grande bichinho, porque sempre quis ser Mecânico de Aviões...

Mas para os QP, as vagas para Material Aereo não custumam ser muitas?

Cumprimentos e mais uma vez obrigado Malina

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #873 em: Setembro 04, 2010, 12:34:08 pm »
Isso não sei mesmo. Como não estou dentro da FOrça Aérea, não sei as vagas que há para os QP. Mas acredita que para todas as especialidades são sempre poucas. A diferença é que às vezes há mais ou menos pessoas dentro dessa especialidade. Mas talvez aqui alguém te possa responder.

Não fiques demasiado fixado nos QP. Pensa também no caso de não conseguires entrar nos QP, será que te safas cá fora? É também preciso pensar nisso para depois não se ficar desiludido. Pelo que ouço falar a malta do MELIAV às vezes safa-se bem cá fora depois de sair da Força Aérea, trabalhando em companhias aéreas. É algo que é sempre necessário!

*

CesarAMT

• 8
  • +0/-0
« Responder #874 em: Setembro 05, 2010, 12:36:31 am »
Citação de: "Air Man"
Citação de: "CesarAMT"
Este ano a FAP ainda tem mais uma incorporação (acho que é a 25 de Outubro), portanto ainda tens uma hipótese de entrar este ano... (os 90 dias é só para o Exército)
Para Oficial só podes concorrer se tiveres uma licenciatura.
Para Praça tens que ter o 11º para Cabo ou o 9º para Soldado.

Boa sorte!

PS: Se és assim tão fraquinho como dizes, não penses que a recruta vai ser mais fácil na Ota... ;) ah, além de que, aquando a minha desistência, até o meu alferes reconheceu que as condições para o funcionamento do curso (CFO do exército neste caso) não eram nada fáceis, nem mesmo para eles (instrutores), dizendo-me para não ir abaixo e tornar a tentar numa outra altura do ano, em que pelo menos a temperatura não fosse tão elevada e que causasse tantas baixas como aquelas que estava a causar no meu e nos outros pelotões (enfim, histórias que davam pano para mangas e que não cabem aqui).

Por acaso sou licenciado, e nesta altura só me interessa mesmo o curso de oficiais, pondo assim de parte as outras alternativas que tinha referido, ou seja, pensei melhor...

Vamos ver é se agora ainda me aceitam a candidatura, já que não cumpri os 90 dias com que se devia ter concorrido, mas pelo que percebi em conversa com o centro de recrutamento da FA do porto, pode ser que ainda dê este ano, a ver vamos. Se não der paciência...

Abraço.

*

Daniel_1992

• 4
  • +0/-0
« Responder #875 em: Setembro 06, 2010, 12:12:46 am »
Boas Malta.

Gostava que alguem me esclareçe-se como se processa o teste de Inglês e os Psicotécnicos ( se acham os psicotecnicos dificil etc...)

Um grande Abraço

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #876 em: Setembro 06, 2010, 10:18:43 am »
O que queres saber concretamente? O teste de inglês é um teste com perguntas de inglês e tens que responder... ora pois então...
Os testes psicotécnicos são testes de lógica, memória, matemática, até um ditado de português, e fazem perguntas sobre ti, por exemplo se és isto, se és assado, tens que responder sim ou não. Enfim, coisas do género.
Difícil? Isso depende do teu grau de inteligência pois então...  :lol: Não é questão de nada de especial, chegas lá e fazes, ponto final.

*

Daniel_1992

• 4
  • +0/-0
« Responder #877 em: Setembro 06, 2010, 02:32:10 pm »
Certissimos Malina.

Relativamente aos psicotécnicos o que me preocupa mais é que já aqui disseram que eram longos, e tinha-se muitos exercicios para fazer... Mas ok, tenho de conseguir.

Nos testes de Inglês a minha dúvida era se eram orais ou escritos...

Cumeprimentos a todos e um grande obrigado Malina

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #878 em: Setembro 06, 2010, 05:43:05 pm »
São escritos. Eventualmente de escolha múltipla.
Nos psicotécnicos são muitas perguntas em pouco tempo, mas é mesmo para ficares sobre pressão. Eles não esperam, que eu saiba, que faças todos, mas sim o maior número possível e o mais acertadamente possível. E de forma a que tenhas uma boa gestão do tempo.

*

Leonel14

• 2
  • +0/-0
« Responder #879 em: Setembro 08, 2010, 04:50:45 pm »
Boas pessoal,

fui convocado para fazer as provas e os exames para Oficiais já na proxima semana (especialidade Operações), a minha duvida e com o facto de eu ter miopia. Tentei esclarecer essa dúvida com o centro de recrutamento mas disseram-me que tinha de ser o médico a avaliar. Alguem me sabe dizer se o facto de ter miopia é impeditivo de ser dado como apto, porque caso seja assim nem vou fazer os exames. Tenho valores de -1.25 nos dois olhos.
Cumprimentos

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #880 em: Setembro 08, 2010, 05:44:32 pm »
http://www.exercito.pt/recrutamento/tab ... ao1999.pdf

Não sei ao certo porque eles não especificam, mas:
Acuidade Visual: 10/10 num olho e não inferior a 7/10 no outro, devendo atingir com correcção 10/10.

Não perdes nada em ir. É óbvio que não vais ser à partida eliminado só porque sim. Eles vêm caso a caso.
Mas se a tua acuidade visual está dentro dos parâmetros acima, podes ter pelo menos esperança.

*

Leonel14

• 2
  • +0/-0
« Responder #881 em: Setembro 08, 2010, 08:37:22 pm »
Pois não sei muito bem o que esses valores querem dizer, mas obrigado na mesma pelo esclarecimento.

Cumprimentos

*

06852805

• 75
  • +0/-0
« Responder #882 em: Setembro 08, 2010, 11:10:05 pm »
Já que se fala nas (im)possibilidades de ingressar nos QP...

E conforme o que já foi dito por vários participantes deste tópico, sobre o número de candidatos provenientes da especialidade SAS aos concursos para os QP...

Será que ñ há um número suficientemente grande de militares SAS, para que me possam convocar para as provas?

Ou um qualquer administrativo civil, que me envie a carta?

É que a minha candidatura on-line foi validada a 30/06/2010 e eu gostaria de, pelo menos, concorrer a praças RC.

Cumprimentos e boa sorte.
"Cumprir Além do Dever"

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #883 em: Setembro 09, 2010, 06:35:26 pm »
Leonel14

Não tenho a certeza, mas normalmente quando fazes o teste da visão, tens várias linhas com várias letras, de cima para baixo vai diminuindo o tamanho da letra. Cada linha acho que corresponde a uma escala. A primeira é a 1/10, a segunda a 2/10, a terceira a 3/10 e por aí adiante... não tenho a certeza, mas quando me informei foi o que percebi.

06852805

Juro que não percebi o que estás a perguntar...
Tu és chamado quando for altura de seres chamado. Se a tua candidatura foi validada, deverás receber em breve a tua carta para prestar provas para a incorporação em Novembro, se em Novembro houver incorporação para a especialidade que escolheste. Eu quando me candidatei à Força Aérea só recebi a carta com uma semana de atencedência para ir prestar provas e tinha validado a minha candidatura online 6 meses antes.
Se foi validada, eles hão-de te enviar a carta.

*

06852805

• 75
  • +0/-0
« Responder #884 em: Setembro 09, 2010, 08:42:15 pm »
Olá, Malina.

Ñ coloquei nenhuma questão em concreto. Foi mais uma espécie de crítica à falta de rapidez na resposta.

Mas agradeço a tua explicação.

Pelo que me disseram, no meu último contacto telefónico, estão a tratar dos novos cadetes. Talvez seja por isso que eu e outros candidatos ao CFP ainda não recebemos a convocatória.

Continuarei então a aguardar.

Cumprimentos e boa sorte.
"Cumprir Além do Dever"