Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 643499 Visualizações
*

Souzexx

• 47
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #945 em: Outubro 01, 2010, 05:19:17 pm »
Boa tarde pessoal,

Alguem me pode esclareçer aqui sobre a questão de passar no portico, como é , alguem arrange uma foto ou assim?
E já agora, a concorrer com o 9º ano, faço exame de ingles ou ñ..?

cumprimentos
Tiago Sousa

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #946 em: Outubro 01, 2010, 10:39:28 pm »

Mas na Força Aérea é o pórtico simples (apenas a parte de baixo) (cerca de 5 a 6 metros de altura), nas Tropas Especiais dos outros ramos é que é o pórtico  duplo que se vê nas imagens.

Dois pórticos, curiosamente, apenas a algumas dezenas de metros, um do outro, o primeiro é o pórtico simples da Academia Militar na Amadora, o segundo é o pórtico duplo do antigo Regimento de Comandos na Amadora (actual Unidade de Apoio à Área Militar Amadora-Sintra).

*

dmarques

• 15
  • +0/-0
« Responder #947 em: Outubro 02, 2010, 09:43:40 pm »
Boa noite. Podiam-me dar a informação acerca do Curso de Promoção a Cabo, já foi respondido aqui que a partir de 2º Cabo é automaticamente passado a 1º e cabo adjunto.
Este curso de Cabo é feito só pelos praças 11º/12º no fim do curso da especialidade certo ? Em que consiste o curso ?
Obrigado desde já, Inscrevi-me na fap há 1 semana já recebi a carta de confirmação estou a espera da data das provas.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #948 em: Outubro 02, 2010, 10:14:06 pm »
Citação de: "dmarques"
Este curso de Cabo é feito só pelos praças 11º/12º no fim do curso da especialidade certo ? Em que consiste o curso ?
Obrigado desde já, Inscrevi-me na fap há 1 semana já recebi a carta de confirmação estou a espera da data das provas.

Quem vai para os cursos em que a escolaridade minima é o 11º ano não faz curso de cabos porque pouco depois da recruta (durante a especialidade) passa a 2º Cabo sem precisar de nenhuma formação adicional.

Mas quem vai para os cursos em que a escolaridade é o 9º ano fica sempre soldado, quer durante a instrução, quer durante o tempo de colocado, esses é que se quiserem passar a Cabo tem que frequentar o curso de cabos, porque esses cursos de praças são mais básicos enquanto que os cursos de praças do 11º ano são mais completos, logo o pessoal do 9º ano tem que ter mais formação para ficarem ao mesmo nivel do pessoal do 11º ano.

O pessoal pode pensar que ser cabo ou ser soldado a diferença é pouca mas estão errados, por exemplo, para concorrer ao CFS/QP da Força Aérea, uma das condições é ser Cabo, os soldados neste caso tem que primeiro frequentar o curso de cabos, o que dá uma certa vantagem ao pessoal que ingressa logo de inicio nos cursos de praças do 11º ano porque são logo cabos durante a especialidade.

*

dmarques

• 15
  • +0/-0
« Responder #949 em: Outubro 02, 2010, 10:39:39 pm »
Já percebi muito obrigado pela informação.

*

Souzexx

• 47
  • +0/-0
« Responder #950 em: Outubro 06, 2010, 12:17:14 pm »
Boas pessoal,
Penso que inda ninguem recebeiu as cartas pois ñ..?
tenho algumas duvidas sobre o portico, qual é a finalidade(ver se temos vertigens)
é uma prova de desisão e muita gente fica por ai,
gostava de saber como posso treinar essa prova.Se alguem me puder ajudar, agradecia.
Tanbem já me constou que as provas para ingreço são asseciveis, pior mesmo é a recruta, que têm a dizer sobre isto...

Com os meus melhores cumprimentos
Tiago Sousa :snipersmile:

*

mafn

• 5
  • +0/-0
« Responder #951 em: Outubro 06, 2010, 01:03:30 pm »
A recruta é tudo psicológico.

E quanto ao post do pórtico... O pórtico é baixo tem de passar devagar sem se atirarem pro outro lado. tem cerca de 30cm de largura e tem de percorrer cerca de 4 a 5metros. O pórtico é a menor das preocupações, a maior parte do pessoal fica pendente ou inapto por causa da corrida.
Promover bem estar e segurança.

*

mafn

• 5
  • +0/-0
« Responder #952 em: Outubro 06, 2010, 01:30:07 pm »
Secretariado está em todo o lado. Até no sol posto alentejano. Até em Ovar.

*

mafn

• 5
  • +0/-0
« Responder #953 em: Outubro 06, 2010, 01:49:19 pm »
Uma questão. Para quem me souber responder.
CFS, 2anos a contar apartir do JB ou de contrato??

*

Souzexx

• 47
  • +0/-0
« Responder #954 em: Outubro 06, 2010, 02:22:09 pm »
Boas caro amigo, ñ sei responder a essa questão, pois só vou prestar agora provas,
mas pode ser que me possa ajudar, à pouco dizia que o pessoal fica nas provas de corrida,
de velocidade ou de resistencia..?
é que de velocidade estou há vontade.
mas de resistencia axo que inda é puxado, mas tenho alguem lá com 40 anos e barriga e diz que faz na boa. inda hoje =P
ñ sei que te diga...
O portico é dificil para quem tiver vertigens que axo ñ ser o meu caso.

Abraço
com os meus melhores cumprimentos
Tiago Sousa

*

ReViegas

• 4
  • +0/-0
« Responder #955 em: Outubro 06, 2010, 08:45:51 pm »
Boa noite.

Recebi a carta para me apresentar no dia 12 de Outubro de 2010 para a prestação das provas.
As minhas duvidas são as seguintes:
 - na carta vem escrito a negrito e sublinhado que é necessário um atestado de robustez física, onde poderei arranjar isso?
 - o documento em falta é a situação militar regularizada. O dia em que tenho que comparecer para a convocação do dia da Defesa Nacional e só para o ano. Mais uma vez, onde poderei arranjar a situação militar regularizada?

Atentamente,
Renato Silva

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #956 em: Outubro 06, 2010, 11:46:40 pm »
Citação de: "mafn"
Uma questão. Para quem me souber responder.
CFS, 2anos a contar apartir do JB ou de contrato??

O CFS é dois anos após o fim do curso.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #957 em: Outubro 06, 2010, 11:49:42 pm »
Citação de: "Souzexx"
mas de resistencia axo que inda é puxado, mas tenho alguem lá com 40 anos e barriga e diz que faz na boa. inda hoje =P

Mas os valores são diferentes consoante a idade, não se exige a uma pessoa de 40 anos que faça flexões, abdominais e corrida como um de 20 para ficar apto, mas isso não quer dizer que ele não consiga fazer os testes fisicos do pessoal de 20 anos, há alguns que conseguem.

*

Souzexx

• 47
  • +0/-0
« Responder #958 em: Outubro 07, 2010, 09:17:09 am »
Citação de: "ReViegas"
Boa noite.

Recebi a carta para me apresentar no dia 12 de Outubro de 2010 para a prestação das provas.
As minhas duvidas são as seguintes:
- na carta vem escrito a negrito e sublinhado que é necessário um atestado de robustez física, onde poderei arranjar isso?
- o documento em falta é a situação militar regularizada. O dia em que tenho que comparecer para a convocação do dia da Defesa Nacional e só para o ano. Mais uma vez, onde poderei arranjar a situação militar regularizada?

Atentamente,
Renato Silva

Hum...Boa caro Renato, eu inda ñ vi o correio, mas temos de levar os papeis todos no dia das provas, tipo certidão de nascimento, etc etc..?
e se ñ levar..?(somos excluidos..?)

Abraço pessoal
Tiago Sousa

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #959 em: Outubro 07, 2010, 11:32:30 am »
Como sei que é uma questão recorrente, coloco aqui os resultados finais das candidaturas aos Mestrado Integrados da AFA, referentes ao ano lectivo 2010/2011.

Chamo especial atenção para a especialidade de PILAV, em que das 16 vagas existentes apenas foram ocupadas 15 (e não existem candidatos suplentes). Portanto não se preocupem muito com a história das médias do secundário, porque podem ter 20 a Matemática, mas se não tiveram aptidão física (e psicológica), nem passarem no Estágio de Selecção de Voo e na Prova de Aptidão Militar, não entram.

http://www.emfa.pt/www/po/afa/imagens/n ... ETCMAM.pdf