Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 658299 Visualizações
*

HSMW

• Moderador Global
  • 12948
  • Recebeu: 3325 vez(es)
  • Enviou: 7946 vez(es)
  • +1202/-1985
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #975 em: Outubro 08, 2010, 03:24:24 pm »
Citação de: "Lightning"
na Força Aérea não se fazem completas (só se for na UPF :mrgreen: .
Pois... A mim ainda falta o quase...  c34x  [/quote]
Se o tempo voltasse a trás e tivesse de escolher, ia para a PA ou mecânico de motores ( desculpem mas já não sei essas siglas  :oops: )
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23300
  • Recebeu: 4245 vez(es)
  • Enviou: 2999 vez(es)
  • +3111/-4567
« Responder #976 em: Outubro 08, 2010, 04:09:05 pm »
MMA=Material Aéreo

Funções - Efectuar e verificar a manutenção preventiva e correctiva de aeronaves, identificando avarias ou anomalias, procedendo à reparação, substituição e regulação dos equipamentos ou componentes dos sistemas eléctricos, mecânicos e estruturas. Executar acções de preparação e manutenção em aeronaves, de linha ou de hangar, programadas ou correctivas, em sistemas eléctricos e mecânicos.

Duração do curso - 42 Semanas

MARME=Armamento e Equipamento

Funções - Executar acções de aprontamento e manutenção, de linha ou de hangar, programada ou correctiva, em sistemas de armamento e sistemas de sustentação da vida (sistemas de ejecção, oxigénio, equipamentos de voo, sobrevivência e salvamento), de acordo com as especificações técnicas definidas. Executar medições eléctricas, movimentar munições e explosivos, manusear produtos químicos, gases e criogénios, reparar cablagens eléctricas relacionadas com os sistemas de armamento, efectuar reparações mecânicas, prevenir a corrosão e interpretar/preencher documentação técnica.

Duração do curso - 40 Semanas

MMT - Material Terrestre

Funções - Efectuar a manutenção preventiva e correctiva de viaturas, equipamentos auxiliares de apoio a aeronaves, equipamentos de engenharia e demais equipamentos terrestres motorizados, bem como a condução de viaturas ligeiras, pesadas de mercadorias, pesadas de passageiros, equipamentos auxiliares de apoio a aeronaves, operação de auto-reboques, auto-guindastes e auto-empilhadores. Operar equipamento móvel de abastecimento de combustível a aeronaves e instalações, controlar a corrosão dos equipamentos associados aos combustíveis, recolher amostras de combustível para análise e efectuar a recepção, armazenagem e distribuição dos produtos combustíveis.

Duração do curso - 35 Semanas

PA - Polícia Aérea

Funções - Efectuar a segurança interna, a defesa imediata de instalações e áreas sensíveis, a defesa aérea baseada em terra e o policiamento dentro das unidades e demais órgãos da Força Aérea, em território nacional ou no estrangeiro, nomeadamente em apoio a destacamentos de unidades e meios aéreos. Impor ordem e segurança. Paralelamente manter capacidade para o combate, através do emprego de tácticas apropriadas, da utilização de equipamento específico e de cães militares. Actuar quer em condições normais de segurança, quer em ambientes hostis, criados por actos de terrorismo, sabotagem ou por ameaça nuclear, biológica e química.

Duração do Curso- 30 Semanas

Alguém sabe dizer-me qual é a especialidade que demora 30/40 semanas a fazer no Exército? Eu não... :twisted:  :N-icon-Axe:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12948
  • +1202/-1985
« Responder #977 em: Outubro 08, 2010, 05:32:20 pm »
Tinha a ideia que era isso MMA, mas achei demasiado simples e pensei que não estivesse correcto.

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Alguém sabe dizer-me qual é a especialidade que demora 30/40 semanas a fazer no Exército? Eu não... :twisted:  :twisted:
Fica assim : Ano da ESE + ano no IPE + ano de especialidade RMan

Mas não duvido da melhor qualidade da formação da FA.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23300
  • +3111/-4567
« Responder #978 em: Outubro 08, 2010, 05:38:54 pm »
Confesso que desta vez desconhecia por completo esses números. :x  :twisted:  c34x
« Última modificação: Outubro 08, 2010, 05:47:54 pm por Cabeça de Martelo »

*

AF Police

• 24
  • +0/-0
« Responder #979 em: Outubro 08, 2010, 05:40:39 pm »
Citação de: "Maica"
Obrigado pelas respostas

Pois eu pretendo tirar uma licenciatura, mas tê-la-ei terminado com 28 anos e aí só poderei tentar ingressar através dos estágios técnico militares...

Se concorrer ao curso de formação de praças (cabos), qual o curso que poderei escolher, que não peça matemática?

A idade para concorrer é 24 (a minha idade), não tendo 25 na altura da incorporação e se eu me inscrever agora, talvez ainda vá a tempo de apanhar alguma incorporação antes do fim de agosto do ano que vem, que é quando faço anos...

Maica, o melhor que fazes é inscrever-te já. Até Agosto do ano que vem ainda à pelo menos 3 incorporações, mas se fores a tempo ainda entras agora no final de Outubro. Quando fores prestar provas no primeiro dia tens um briefing sobre todas as especialidades, onde ficas a saber tudo, e sobre todos os cursos e és encaminhada para aquele que se adequa a tua escolaridade. Claro que és tu que escolhes o que queres ser. Em principio como não tens matemática vais ser encaminhada para especialidades das Esquadras de Apoio como: Policia Aérea, Abastecimento, Secretariado, Saúde, Assistência e Socorro entre outras...
Só passados 2 anos depois de teres acabado o curso é que podes concorrer ao curso de sargentos ou ao curso de oficiais.
Não vás para tropa com 28 anos.
"Honoramus Principia"

*

AF Police

• 24
  • +0/-0
« Responder #980 em: Outubro 08, 2010, 05:48:04 pm »
Atenção as durações dos cursos que estão no post do Cabeça de Martelo são do Curso de Formação de Praças(Cabos). O Curso de Formação de Praças(Soldados) é menor, entre 16 a 20 semanas, se não estou em erro. O Curso de Formação de Sargentos tem a durabilidade de 1 ano lectivo mais o estágio.
"Honoramus Principia"

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12948
  • +1202/-1985
« Responder #981 em: Outubro 08, 2010, 05:52:05 pm »
No Exército ainda se agarra nos tipos que mudavam o óleo na oficina do tio nas férias grandes e diz que eles são mecânicos, ou a coisa já evolui alguma coisinha?

Pois para Praças a conversa é outra...  :oops: Mudou mas muito pouco... Este tipo de trabalho é tudo dado a Sargentos.
É normal ver desde 2º Sargentos até Ajudantes e mesmo Chefes com as mão sujas de óleo.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23300
  • +3111/-4567
« Responder #982 em: Outubro 08, 2010, 05:57:36 pm »
Ai Jasus...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1099
« Responder #983 em: Outubro 08, 2010, 06:16:33 pm »
1º? A 1º todos chegam, o pior é a partir daí.

É verdade, mas não me posso queixar, já sabia para onde vinha.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1099
« Responder #984 em: Outubro 08, 2010, 06:20:26 pm »
Citação de: "HSMW"
Ui que fraquinhos!  Eu bem os vejo...

Fraquinhos!!! Bem esta conversa esta-se a tornar pessoal  :mrgreen: .

Pois... A mim ainda falta o quase...  :N-icon-Axe: .

Se o tempo voltasse a trás e tivesse de escolher, ia para a PA ou mecânico de motores ( desculpem mas já não sei essas siglas  :lol: , eu também não sei as siglas todas das especialidades do Exército e da Marinha.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1099
« Responder #985 em: Outubro 08, 2010, 06:34:32 pm »
Alguém sabe dizer-me qual é a especialidade que demora 30/40 semanas a fazer no Exército? Eu não... :twisted:  :N-icon-Axe:

Também há que ter a noção que a escola da Força Aérea (CFMTFA) é quase uma escola profissional, várias das especialidades que lá se tira são equiparadas a cursos que existem no Instituto de Emprego e Formação Profissional e outras entidades como o INAC no caso dos MMA e Meliav, se forem ao site do Centro de Recrutamento da Força Aérea tem lá as saidas profissionais possiveis de cada especialidade, isso foi feito como incentivo ao ingresso de praças para quando saissem da Força Aérea, mas nem todas as especialidades tem essas equivalencias civis, por isso é que os cursos tem uma duração tão longa comparada com o Exército, porque tem que ter muitas disciplinas, a maioria teóricas (que pouco ou nada tem a ver com o trabalho prático que o militar vai ter na Força Aérea), mas que são necessárias para o curso possuir essa equiparação ao mercado civil.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1099
« Responder #986 em: Outubro 08, 2010, 06:52:43 pm »
Sargentos Mecânico de lagartas, rodas e armamento (pesado, ligeiro e torre) é tudo 30/40 semanas.  :mrgreen: ), por isso tem que dar uma boa formação a todos para que possam ser competentes nas suas futuras funções.

Eu acho que a FAP dá uma boa formação, mas também não é nada de outro mundo, acho que o Exército também dá uma boa formação no que lhe diz respeito, quando as coisas correm mal também desenrascamos em cima do joelho como bons tugas que somos :mrgreen: .

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1099
« Responder #987 em: Outubro 08, 2010, 06:57:36 pm »
Pois para Praças a conversa é outra...  :oops: Mudou mas muito pouco... Este tipo de trabalho é tudo dado a Sargentos.
É normal ver desde 2º Sargentos até Ajudantes e mesmo Chefes com as mão sujas de óleo.

Na FAP os Ajudantes também já sujam as mãos, oficialmente até já passaram de mão de obra indirecta para mão de obra directa.

*

Maica

• 5
  • +0/-0
« Responder #988 em: Outubro 09, 2010, 09:24:13 pm »
Maica, o melhor que fazes é inscrever-te já. Até Agosto do ano que vem ainda à pelo menos 3 incorporações, mas se fores a tempo ainda entras agora no final de Outubro. Quando fores prestar provas no primeiro dia tens um briefing sobre todas as especialidades, onde ficas a saber tudo, e sobre todos os cursos e és encaminhada para aquele que se adequa a tua escolaridade. Claro que és tu que escolhes o que queres ser. Em principio como não tens matemática vais ser encaminhada para especialidades das Esquadras de Apoio como: Policia Aérea, Abastecimento, Secretariado, Saúde, Assistência e Socorro entre outras...
Só passados 2 anos depois de teres acabado o curso é que podes concorrer ao curso de sargentos ou ao curso de oficiais.
Não vás para tropa com 28 anos.

Muito obrigado. Assim o fiz, já me inscrevi e agora estou à espera da cartinha para confirmar a inscrição :)

Vamos lá ver como corre. Espero ser chamada. Não muito cedo para dar tempo para me preparar para as provas e nem muito tarde lol

Obrigado
Maica

*

Kahly

• 11
  • +0/-0
« Responder #989 em: Outubro 14, 2010, 02:49:06 am »
Boa Noite
Gostava de saber se depois de terminar o curso da PA, se for colocado nas ilhas. Com que frequencia é que venho a casa, e se a forca aerea ajuda nas passagens aereas (ou se venho de boleia com algum piloto. lol isso e que era)?
Se algum me puder responder agradecia.  :G-beer2:
Ja agora vai haver alguma incorporacao ate abril de 2011?