Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 643193 Visualizações
*

MariaZinha

• 2
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #825 em: Junho 24, 2010, 11:53:25 am »
Obrigada, Malina e Lightning, pela vossa ajuda.  Sendo a minha área mais virada para a electrónica, parece-me que MELIAV será a escolha mais óbvia.  Saudações, e parabéns pelo apoio que dão ao pessoal que anda perdido à procura de informação. Com sorte, serei eu daqui a uns tempos a dar também essa ajuda  :) .  Maria

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #826 em: Junho 24, 2010, 12:07:20 pm »
De nada!
Sim se queres mesmo a parte electrónica, tenta o MELIAV. De qualquer forma podes meter o outro em segunda opção caso não entres na primeira...!

*

rui_tomas

• 14
  • +0/-0
« Responder #827 em: Junho 24, 2010, 08:04:47 pm »
Boas Pessoal , bem espero que me possam esclarecer uma duvida , eu sou militar a cumprir serviço no exercito sou praça , mas gostava de concorrer a força aerea e se fosse possivel a ao curso de sargentos QP , tenho quase 2 anos de contrato , mas queria saber se é possivel entao concorrer sendo praça de outro ramo das forças armadas ou tenho que ir pela via normal ??

*

rui_tomas

• 14
  • +0/-0
« Responder #828 em: Junho 24, 2010, 08:07:57 pm »
*o curso de sargentos da força aerea

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #829 em: Junho 24, 2010, 11:43:13 pm »
Uma vez que és praça de um ramo não podes voltar a concorrer para outro ramo em RC. Porque para concorreres pelo menos aos RC tens que ser civil. Uma coisa que já não és. Portanto para ti já não há "via normal". A única forma de te tornares sargento é indo para a Escola de Sargentos do Exército.
(Cito uma das condições de admissão: j) Para candidatos militares, não ter cumprido serviço em Regime de Contrato;)

Quanto a concorreres aos Sargentos da Força Aérea, muito, mas mesmo muito improvável. Aliás nem sei se tal é possível na Força Aérea. No caso dos Oficiais sei que não é possível (ou pelo menos tens que já ser da especialidade em questão ou ter uma licenciatura do interesse deles), e parto do principio que para os Sargentos também não, antes de mais porque as especialidades da Força Aérea são, na sua maioria, muito específicas e já há ao que parece muita gente da própria Força Aérea a concorrer para os Sargentos, quanto mais se viessem mais de fora e sem o curso inicial. Imagina o que é de repente meter-se um tipo do Exército que era Praça - Atirador como Sargento - Controlador de Tráfego Aéreo. Completamente insustentável não é?
Se foste treinado numa determinada especialidade, não é para estar a mudar... porque como já me foi dito muitas vezes, as Forças Armadas gastam milhares de euros a treinar um soldado não é para ele depois ir embora ou andar a trocar para outro lado e envolver ainda mais despesas para voltar a treiná-lo.

Acho que em casos muito, mas mesmo muito específicos ainda deixam, quando há necessidade e compatibilidade e quando têm interesse nessa mudança, agora mudar sempre que se quer? É que nem pensar...

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #830 em: Junho 25, 2010, 02:18:13 am »
Informa-te bem...porque se os Praças da Força Aérea podem concorrer ao QP de Sargentos do Exército (ESE) o inverso também deve ser possível.
quanto ao mudar sempre que se quer...e porque não?? se uma Praça quer ser Oficial e reune os requisitos exigidos mesmo mudando de especialidade não há nada que o impeça!
"No caso dos Oficiais sei que não é possível "...onde foste buscar essa informação?...não é o primeiro militar do exército inclusivé Praças a entrarem para a Academia...se não me engano está um no curso de PILAV...
Um abraço
Raphael

*

militar03

• Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #831 em: Junho 25, 2010, 09:24:22 am »
sendo praça do exercito,só podes entrar no curso de sargentos da f.a uinicamente para a especialidade de enfermagem,de resto é impossivel.podes é concorrer para a AFA, caso tenhas menos de 24 anos.

quanto ao trocar de ramo é possivel desde que, seja aceite pelo chefe de estado do ramo.

o que pode acontecer é que cumpras o contracto inicial,sais e ingressas novamente noutro ramo,

conheço inumros casos assim,

desde um camarada meu que foi opsas 3 anos e depois ingressou nos fuzos,ou o meu tenente que era praça da marinha e ingressou no curso de oficiais rc da fap e mais tarde no etm ( curso de oficiais mas quadro).

mas em relação á mudança de ramo tém o inconveniente de por exemplo os tempos máximos de contracto são 6 anos. logo se fizeres 3 anos de exercito, só podes fazer mais 3 noutro ramo.

espero ter esclarecido

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #832 em: Junho 25, 2010, 11:53:01 am »
Também sei de vários praças do Exército e da Marinha que vieram para a Força Aérea, mas (penso que) não podem concorrer directamente para o CFS/QP da Força Aérea (pelo menos recentemente nunca aconteceu), todos estes meus conhecidos tiveram que ingressar como praças da Força Aérea como se fossem civis, a unica diferença é que já não necessitam de efectuar a recruta e o juramento de bandeira, ingressam directamente na frequencia da especialidade.

Penso que Um militar do Exército ou da Marinha pode ingressar na Força Aérea mas do mesmo modo como um civil, ou entra para o CFP/RC, ou para o CFO/RC ou para a AFA, para concorrer ao CFS/QP tem que ser praça da Força Aérea primeiro.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #833 em: Junho 25, 2010, 12:44:38 pm »
Então alguém que me explique como é que uma das condições de admissão a um concurso RC na Força Aérea seja para candidatos militares não ter cumprido serviço em Regime de Contrato.
Eu não sei.
Sei que nas Tropas Especiais eles facilitam e muito porque andam a precisar de pessoal, agora de outra maneira não sei. O Sargento do Exército no Centro de Recrutamento no dia 10 de Junho deste ano disse que mudar de ramos é improvável, excepto eventualmente para tropas especiais que facilitavam (um amigo meu que estava comigo que candidatou-se agora para Cavalaria perguntou se depois podia ir para os Commandos e o Sargento disse que nesse caso sim que eles tinham também concursos internos ou lá o que era), mas tudo o resto era muito improvável. Se têm alguma coisa contra a informação dada, falem com ele.

raphael
Estamos a falar de RC, não de Academia! E que eu saiba a ESE não tem nada a ver com os Sargentos da Força Aérea, no Exército qualquer pessoa civil com frequência na universidade pode ir para Sargento, no caso da Força Aérea só Praças podem ir! Portanto acho que é mais que sabido que Sargentos na FA não tem nada a ver com Sargentos no Exército. Sargentos na FA é através de concursos internos, Sargentos no Exército a situação é bem mais diferente.

Onde fui buscar informação? Sou a única a mexer o dedinho e ir ao Site oficial da Força Aérea e ver as condições de admissão antes de responder?! Sou a única a ler os avisos de abertura de concursos internos para Oficiais dos QP da Força Aérea (e ainda por cima foi colocado aqui neste fórum e ninguém me viu falar na Academia, estou a falar de concursos internos!).

Na Academia qualquer militar pode entrar deste que tenha bom comportamento ,autorização, os exames nacionais e menos de 27 anos. Caso não tenham reparado, estamos a falar de Sargentos, não de Oficiais, apenas referi os concursos internos para QP dos oficiais porque a tendência é os concursos internos seguirem determinadas linhas parecidas.

*

rui_tomas

• 14
  • +0/-0
« Responder #834 em: Junho 25, 2010, 09:40:36 pm »
entao secalhar para concorrer , muito provavelmente tenho que sair do exercito e ingressar na força aerea , isto de forma a assegurar entao que tenho uma hipotese de conseguir concorrer ao CFS/QP , nao renovo o contrato no exercito e engreno num CFP/RC na força aerea...deve ser mais seguro então , thanks pela ajuda  :wink:

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #835 em: Junho 26, 2010, 10:46:53 am »
Eu se fosse a ti antes de sair do que quer que seja enviava um e-mail ou telefonava ao Centro de Recrutamento da Força Aérea a explicar a tua situação e ver o que eles te dizem. Afinal de contas quem melhor para explicar as coisas do que eles?
É melhor isso do que andar a basear no "disse que disse", porque o "disse que disse" é giro mas não é certo e não explica nada e além disso cada caso é um caso e andam sempre a mudar as coisas, eles no Centro de Recrutamento têm acesso a essas informações todas actualizadas e saberão aconselhar-te o melhor para ti e como o fazeres.

*

rui_tomas

• 14
  • +0/-0
« Responder #836 em: Junho 26, 2010, 01:23:25 pm »
Obrigado Malina :D

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #837 em: Junho 26, 2010, 07:57:05 pm »
De nada, espero que consigas o que queres  :wink:

*

Burnicups

• 1
  • +0/-0
« Responder #838 em: Julho 18, 2010, 09:53:13 pm »
Olá boa noite a todos.
Gostaria de tirar uma dúvida.

Acontece que me queria candidatar a PIL-AV para o quadro permanente na FAP mas o encerramento do prazo de candidatura do concurso terminou dia 15 de Julho.. Existe, ou há alguma hipotese de ainda me candidatar a este concurso?

Aguardo uma resposta

Melhores Cumprimentos

*

Air Man

• 16
  • +0/-0
« Responder #839 em: Julho 19, 2010, 02:54:22 pm »
Citação de: "rui_tomas"
entao secalhar para concorrer , muito provavelmente tenho que sair do exercito e ingressar na força aerea , isto de forma a assegurar entao que tenho uma hipotese de conseguir concorrer ao CFS/QP , nao renovo o contrato no exercito e engreno num CFP/RC na força aerea...deve ser mais seguro então , thanks pela ajuda  :wink:
Olá!
Rui, se já estás em RC no Exército já não podes assinar outro contrato na Força Aérea. A única hipótese que tens é se estiveres ainda em RV. Além disso, se já estás em RC, tens que indemnizar o Exército para saires...