Se queres ir para os QP e estás a acabar o 12º só te digo uma coisa: vai para a Academia da Força Aérea. Não te metas com meias coisas que ainda te podes arrepender.
No teu caso só tens duas hipóteses de entrar nos QP: ou vais para a Academia (mil vezes melhor) ou vais para Praça e cruzas os dedos para conseguir ir para o curso de Sargentos dos QP, que é cem cães a um osso.
Se queres 1º ser militar e só depois ver se queres mesmo ir para os QP e como funciona aquilo, faz o exame nacional na mesma que hoje em dia têm validade de dois anos (salvo erro), fazes a recruta e ganhas um pouco de experiência e se veres que é mesmo aquilo que queres, concorres à Academia...
Para concorres aos QP normalmente no curso de Sargentos salvo erro tens que ter um ou dois anos de serviço efectivo.
Os testes para Sargentos não são do conhecimento público, é através de concurso interno e pelo menos nunca ouvi falar quais são especificamente, mas terás quase de certeza, tal como acontece no Exército, testes físicos, psicotécnicos, voltam-te a fazer médicos para confirmar que está tudo bem e pelo que ouvi falar também escritos. Além disso avaliam o teu comportamento e a ver se és um militar exemplar e trabalhador ou não. Suponho que também avaliem o teu currículo (que cursos tens que sejam do interesse deles). Por isso se fores para Praça com a ideia de te candidatares a Sargento, só te digo uma coisa, enquanto tiveres lá esforça-te e bem, tira ou tenta sempre tirar cursos que lá tenham para a tua especialidade, estuda e mantém a cabecinha no lugar e sê exemplar, e treina sempre o físico (porque há muitos militares que chegam lá e encostam-se à bananeira, e pelo menos para a ESE acontece bastante reprovarem nos físicos).. Só irás ter coisas a teu favor.
Em relação a vagas para o QP, como foi dito por alguém aqui no fórum na página anterior (eu pessoalmente não sei), as especialidades com maior probabilidade de entrar nos QP são OPRDET E OPCART (Radarista de Detecção e Controlador de Tráfego Aéreo).