Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 643451 Visualizações
*

danielmoura

• 5
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #810 em: Junho 16, 2010, 10:11:48 pm »
Olá a todos, eu tenho 18 anos e estou interessado em ingressar na FA portuguesa.

Tenho umas dúvidas que talvez me possam esclarecer, eu gostaria de ser controlador de tráfego aéreo, o que tenho de fazer? algum curso em especial, recruta? e as habilitaçoes literarias necessarias?

Eu ouvi dizer que era preciso matemática e inglês, acabei o secundario com 16 nas duas, nao sei se e suficiente.

Obrigado pela atenção,

daniel moura

*

allskin

• 75
  • +0/-0
« Responder #811 em: Junho 16, 2010, 10:19:26 pm »
Boas,

Essas informações estão no site do EMFA ;)

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
« Responder #812 em: Junho 16, 2010, 10:21:05 pm »
Citação de: "danielmoura"
Olá a todos, eu tenho 18 anos e estou interessado em ingressar na FA portuguesa.

Tenho umas dúvidas que talvez me possam esclarecer, eu gostaria de ser controlador de tráfego aéreo, o que tenho de fazer? algum curso em especial, recruta? e as habilitaçoes literarias necessarias?

Eu ouvi dizer que era preciso matemática e inglês, acabei o secundario com 16 nas duas, nao sei se e suficiente.

Obrigado pela atenção,

daniel moura
Seja bem-vindo ao Fórum Defesa.

Enquanto aguarda por informações mais completas, veja aqui algumas das condições:

:arrow:  http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.ph ... &opcao=cfp

Cumprimentos

*

danielmoura

• 5
  • +0/-0
« Responder #813 em: Junho 16, 2010, 10:33:16 pm »
Eu já estive bastante tempo a pesquisar, mas não entendo porque o curso é so 30 semanas, pensei que era mais tempo. E para tirar essa especialidade o que eu tenho de tirar antes? se é que tenho de tirar alguma coisa.

Obrigado pela atençao

*

allskin

• 75
  • +0/-0
« Responder #814 em: Junho 16, 2010, 10:47:07 pm »
Tens que já ter o que já tens, o 12º ano. :)

*

danielmoura

• 5
  • +0/-0
« Responder #815 em: Junho 16, 2010, 10:51:06 pm »
Obrigado pela ajuda. =)

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #816 em: Junho 16, 2010, 11:02:22 pm »
Pouco tempo? São quase 8 meses...
É quase o tempo do que um ano lectivo. E acho que é mais ou menos a duração do curso tirado no civil.
Precisas apenas do 12º ano, desde que tenhas tido matemática. A nota que tiveste a matemática acho que não é relevante. O que conta é a média final do curso. E tens depois um teste de inglês.

Para te candidatares é fácil. Faz a candidatura on-line, e cerca de 2 ou 3 meses antes da incorporação chamam-te a prestar provas de admissão: psicotécnicos, médicos e físicos. Se passares nestas 3 fases, e tiveres lugar nas vagas existentes (consoante a tua média final de admissão) és incorporado, fazes a Instrução Básica (ensinam-te as bases de ser militar, aquela coisa típica de veres malta a correr e a encher feitos doidos e a rastejar na lama, aprendem a ordem unida, aprendem a comportar-se como militares, a hierarquia, as regras, etc) e depois a Instrução Complementar (onde tens as disciplinas específicas para a tua especialidade). Caso termines ambas, entras no activo por assim dizer.
E pronto...

*

danielmoura

• 5
  • +0/-0
« Responder #817 em: Junho 16, 2010, 11:07:44 pm »
Uau, obrigada, essa resposta foi muito esclarecedora.

*

danielmoura

• 5
  • +0/-0
« Responder #818 em: Junho 17, 2010, 07:06:22 pm »
Já agora, os testes médicos consistem em que? disseram-me que é muito dificil passar.

*

Aegis

• 1
  • +0/-0
« Responder #819 em: Junho 20, 2010, 02:05:42 pm »
Olá, sou nova no fórum. Resolvi inscrever-me pois tenho esta ideia pendente há já quase 5 anos. Eu tenho 21 anos, sou Licenciada em Biologia e vou terminar no próximo ano no Mestrado nesta área. Quando terminei o 12º pensei em tentar ingressar na força aérea mas o sonho foi adiado. Gostaria de saber, tendo em conta a minha situação, se existe algum ramo na FA em que eu possa tentar entrar, nomeadamente se me é permitido tirar outra Licenciatura, em Medicina (muito embora tenha consciência que as vagas são escassas). Valerá a pena tentar investir na FA ou já estou demasiado velha e as minhas hipóteses são muito reduzidas?

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #820 em: Junho 20, 2010, 09:51:17 pm »
Citação de: "Aegis"
Olá, sou nova no fórum. Resolvi inscrever-me pois tenho esta ideia pendente há já quase 5 anos. Eu tenho 21 anos, sou Licenciada em Biologia e vou terminar no próximo ano no Mestrado nesta área. Quando terminei o 12º pensei em tentar ingressar na força aérea mas o sonho foi adiado. Gostaria de saber, tendo em conta a minha situação, se existe algum ramo na FA em que eu possa tentar entrar, nomeadamente se me é permitido tirar outra Licenciatura, em Medicina (muito embora tenha consciência que as vagas são escassas). Valerá a pena tentar investir na FA ou já estou demasiado velha e as minhas hipóteses são muito reduzidas?

Velha só se for para te candidatares directamente como civil, em que a idade máxima é 21 anos (salvo erro).
Se entrares na FAP, os militares têm até aos 25 anos para concorrerem à Academia da Força Aérea.
À partida quase qualquer ramo aceita quase qualquer licenciatura mas têm preferências por algumas específicas, isto para curso de formação de Oficiais. Quem tem mestrado tem uma maior bonificação na nota final de admissão em relação à licenciatura e aos bacharelatos. Quanto a um ramo que se aproprie ao teu curso, acho que na Força Aérea não dá prioridade em nenhuma, mas podes concorrer para especialidades que pedem "qualquer licenciatura (com aproveitamento a matemática no 12º ano)". Por exemplo Conduta e Intercepção, Polícia Aérea, Comunicações, Operações, Controlo de Tráfego Aéreo...

Passando a batata quente para outro ramo das Forças Armadas, o Exército tem mais especialidades. E algumas podem necessitar de pessoas com licenciaturas em Biologia, mas sinceramente não consigo confirmar isso. Mas podes sempre informar-te.
( http://www.exercito.pt/recrutamento/esp ... ENTOS.html )

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #821 em: Junho 20, 2010, 09:58:59 pm »
Citação de: "danielmoura"
Já agora, os testes médicos consistem em que? disseram-me que é muito dificil passar.

Muito difícil?
Não tens que fazer nada, os médicos fazem tudo!  :wink:

*

MariaZinha

• 2
  • +0/-0
« Responder #822 em: Junho 23, 2010, 02:10:19 pm »
Boa tarde a todos,
Estive a analisar os vários cursos para Praças em RC e fiquei com uma dúvida sobre a diferença entre o curso de MMA e MELIAV.  Alguém poderá dar-me uma ajuda em relação a estes cursos, qual o que tem mais hipóteses de passar ao QP, e qual o que tem melhor saída profissional fora da FA?  Obrigada.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #823 em: Junho 23, 2010, 03:53:52 pm »
Acho que a probabilidade de entrar nos QP está ela por ela... são coisas que interessam à Força Aérea mas já sabes que vagas para QP são relativamente poucas.
Para trabalhar no civil acho que também é ela por ela.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3649 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #824 em: Junho 23, 2010, 10:19:35 pm »
Citação de: "MariaZinha"
Boa tarde a todos,
Estive a analisar os vários cursos para Praças em RC e fiquei com uma dúvida sobre a diferença entre o curso de MMA e MELIAV.  Alguém poderá dar-me uma ajuda em relação a estes cursos, qual o que tem mais hipóteses de passar ao QP, e qual o que tem melhor saída profissional fora da FA?  Obrigada.

A principal diferença é que o MMA é mais a parte mecânica e estrutural do avião (o mecânico no real sentido da palavra) o MELIAV é mais a parte eléctrica e electrónica no avião (normalmente chamados de electricistas de aviões).

Em relação a entrar no QP, os MMA são mais que os Meliav, quer em numero de praças quer em numero de vagas para o CFS, por isso a diferença não deve ser muita a nivel de percentagem.