Eu compreendo que as pessoas tenham receio de entrar para a FA e ter medo que esta condicione a sua vida no futuro. O que não percebo é essa esperança que seja garantido lá ficarem!
NADA na vida é garantido. Absolutamente nada.
Pergunto a vocês, com dúvidas, qual é a oferta de emprego que vocês recebem que vos dá 6 anos de contrato quase garantido, com vencimento acima da média, algumas regalias, etc?!
Para mim é uma excelente opção! Prefiro isso e ficar 6 anos a fazer algo que adoro e ter esses pontos bem assentes, do que a andar na vida civil com contratos de um ano ou seis meses, sendo posta fora do emprego sempre que se avizinha a entrada para os efectivos, sem condições de trabalho e sem respeito, e sempre com medo de "será que vão-me renovar o contrato ou não?!?!" a cada seis meses. Ao menos na FA tenho algumas garantias e tenho noção da realidade, tenho tempo para me preparar, mentalizar e alisar o terreno para o reingresso na vida civil caso não tenha sorte de entrar nos QP! Nas FA sei que me vão pagar no dia certo, que não me mandam embora só porque sim ou porque o trimestre correu pior que previsto, que me vão pagar os subsídios todos certinos, etc.
A FA não vos dá nada?! Dá mais do que muitos empregos cá fora! E eu sei do que falo.
Nada na vida é garantido, não sei porque é que na FA devia de ser. Tudo depende de vocês, do vosso empenho, da vossa prestação, e claro também de sorte, mas não é só isso.
Portanto, se querem "garantias", lamento, mas nasceram no Universo errado...
PS: Qualquer experiência profissional é relevante. Ser Oficial, por exemplo, seja de que especialidade seja, não é irrelevante. Um Oficial, além de ter uma licenciatura, o que só por si vale alguma coisa, tem que ter, à partida, certas características e uma certa personalidade, bem como organização, capacidade de decisão, inteligência, responsabilidade, etc e que certamente irá ganhar muito mais que pode vir a ser útil na vida civil, ou para vocês só conta terem um diploma na mão e ter andado a "cavar buracos" para se ter experiência? Muitas qualidades são procuradas para além do diploma na mão. Muitos passam a vida a "cavar buracos" e não sabem nada a não ser estar encostados à sombra da bananeira enquanto os outros fazem o trabalho por ele.
Eu já trabalhei num emprego que não tinha directamente a ver com a licenciatura que tirei, e no entanto muita coisa que aprendi na minha licenciatura serviu-me, e muito, para o trabalho que tive. Curioso, hein? Tem que se ter noção que o conhecimento que se adquire pode ser aplicável em muita coisa que não apenas naquilo em que se trabalhou/estudou.