Que eu saiba a PE faz parte da cavalaria?
O que me disseram a mim, é que a PE tem bastante missões, até mesmo em território nacional... acho que alguém que seja PE ou esteja no Exército te possa ajudar melhor, mas o que me disseram a mim é que ser PE até tem bastante "acção" (não em termos de andar por aí a correr e aos tiros, mas em termos de missões ou fazer o seu papel). Também uma das pessoas que me disse esteve no exército já há quase uma década, portanto pode ter mudado...
Policia do Exército é uma especialidade da arma de Cavalaria, como outras, assim como Atirador é uma especialidade da arma de Infantaria.
Quanto a "missões", normalmente referem-se a missões no estrangeiro, as quais são mais remuneradas, pois os militarem recebem um suplemento de missão, para alem do vencimento mensal.
Missões em território nacional, há diáriamente em todas as unidades - as tarefas que são incubidas diariamente a qualquer militar, podem ser vistas como missões; as tarefas extraordinárias podem ser vistas como missões; os exercicos militares definem missões, para as forças participantes, etc.
Quanto à "acção" depende sempre do ponto de vista, e do que se entende por acção.
Por exemplo, no tempo do extinto SEN/SMO a PE tinha bastante "acção" ao controlar os militares na via publica, por exemplo nas estações de comboio, pois esses militares normalmente encontravam-se fardados; hoje em dia é raro ver militares fardados na via publica ou em transportes publicos, como tal esse tipo de acção acabou.
Mas continuam a desempenhar várias missões, escoltas, guardas de honra, segurança a altas entidades, despistagem toxicologica, etc.
Se querem a suposta "acção" vão para as tropas especiais - comandos, operações especiais, paraquedistas, fuzileiros, que é onde se desenvolvem actividades mais parecidas com a "acção".
Cumprimentos