Sou um homem de fé, monárquico, mas mais que tudo, sou e serei sempre português, jurei servir a minha Pátria até ao fim dos meus dias, e para mim, será grande a honra se necessário for, dar a vida, quando esta (a minha Pátria)se encontar em perigo.
Penso que neste tópico, se disse muito sobre D. Nuno Álvares Pereira, no entanto acredito que haveria muito mais por dizer, mas o maior legado deste grande homem de Portugal, é sem dúvida o exemplo de uma vida de abnegação e sacrifício que em nome de uma causa, a que nós portugueses chamamos PORTUGAL, acreditou, viveu, lutou e sem dúvida alguma, honrou.
Exemplo disso, será esta pequena passagem, da vida de um homem devoto na sua Fé, mas que respirava a alma de Portugal.
Frei Nuno recebeu o embaixador de Castela, em sua cela, amortalhado no hábito.
-”Nunca mais despireis essa mortalha?” perguntou-lhe o castelhano.
-”Só se el-rei de Castela outra vez movesse guerra a Portugal…”
E erguendo-se:
-”Em tal caso enquanto não estiver sepultado, servirei ao mesmo tempo a religião que professo e a terra que me deu o ser”.
Por baixo do escapulário tinha o arnez vestido.
O castelhano curvando a cabeça, saiu.
Devemos saber com intelegência retirar as lições do passado, acredito com convicção que hoje mais do que nunca a "CAUSA DO MESTRE, ESTÁ VIVA E ACTUAL" o castelhano atenta e espreita, possamos nós, portugueses de hoje, honrar o nome e o exemplo de D. Nuno Álvares Pereira, para que de alguma forma possamos cumprir o nosso PORTUGAL.
Cumprimentos,