D. Nuno Álvares Pereira é o novo santo português

  • 241 Respostas
  • 73587 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8624
  • Recebeu: 1716 vez(es)
  • Enviou: 740 vez(es)
  • +982/-7565
(sem assunto)
« Responder #120 em: Março 13, 2009, 11:59:58 pm »
Citação de: "teXou"
Citação de: "SmokeOn"
...
Fonte : Instituto da Democracia Portuguesa, constituida por republicanos e monarquicos e cujo presidente é D.Duarte.
:mrgreen:

Mas onde andam esses institutos numa hora negra destas?
É nestas alturas que se deve revelar o verdadeiro homem de estado.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2464
  • Recebeu: 217 vez(es)
  • Enviou: 648 vez(es)
  • +776/-336
(sem assunto)
« Responder #121 em: Março 14, 2009, 12:55:37 am »
Citação de: "SmokeOn"
...
Fonte : Instituto da Democracia Portuguesa, constituida por republicanos e monarquicos e cujo presidente é D.Duarte.



  :shock:  :nice:
« Última modificação: Março 14, 2009, 02:01:05 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #122 em: Março 14, 2009, 10:31:53 am »
Não é uma instituição monárquica, a nós está primeiro Portugal.

Estão lá pessoas desde Manuel Alegre a outros como Miguel Cadilhe etc ...

Não somos um partido político, somos pessoas que estamos preocupados com a realidade do país :

site : http://idp.somosportugueses.com/site/

D.Duarte é o presidente honorário por é a única pessoa cuja sua imparcialidade é reconhecida politicamente.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7953
  • Recebeu: 1289 vez(es)
  • Enviou: 348 vez(es)
  • +5189/-237
(sem assunto)
« Responder #123 em: Março 18, 2009, 12:02:04 pm »
Citar
Peregrinação a Roma

D. Nuno Álvares Pereira (Beato Nuno de Santa Maria) irá ser canonizado, no dia 26 de Abril de 2009, pelo Papa Bento XVI. A sua beatificação ocorreu em 23 de Janeiro de 1918, pelo Papa Bento XV. O processo de canonização foi iniciado em 1940, tendo sido interrompido posteriormente, e retomado em 2004.

As Universidades Lusíadas resolveram juntar-se a esta cerimónia com uma Peregrinação a Roma (25 e 26 de Abril), pelo que todos os interessados deverão contactar a Dr.ª Cristina Moita, até ao dia 18 de Março de 2009, através do seguinte endereço: http://www.lis.ulusiada.pt/eventos/docs/cartaz_roma.pdf
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #124 em: Março 19, 2009, 08:59:12 pm »
«Exemplo heróico em tempo de crise»  


Nuno Álvares Pereira proclamado santo
 
A 21 de Fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI anunciou a canonização de D. Nuno Álvares Pereira – o já beato Nuno de Santa Maria – para o dia 26 de Abril, junto com outras quatro figuras ilustres da Igreja.
 
Este facto é para Portugal e os portugueses motivo de júbilo e de esperança. Deve também constituir ocasião de reflexão sobre as qualidades e virtudes heróicas desta relevante personagem histórica, digna de ser conhecida e imitada nos dias de hoje. Nuno Álvares Pereira viveu em tempos difíceis de crise dinástica, com fortes divisões no tecido social e político português, que punham em perigo a própria identidade e independência da Nação.
 
Os Bispos de Portugal, em nome de todos os católicos do nosso país, desejam exprimir a sua alegria e gratidão pelo reconhecimento oficial da santidade heróica de mais um filho da nossa terra. Ultrapassando a mera saudade do passado e assumindo, com realismo e esperança, o tempo que nos é dado viver, querem ressaltar algumas virtudes heróicas de Nuno Álvares Pereira, cuja imitação ajudará a responder aos desafios do tempo presente.
 
(...)
Virtudes e valores afirmados na vida de Nuno Álvares Pereira
 
D. Nuno Álvares Pereira não é apenas o herói nacional, homem corajoso, austero, coerente, amigo da Pátria e dos pobres, que os cronistas e historiadores nos apresentam. Ele é também um homem santo. A sua coragem heróica em defender a identidade nacional, o seu desprendimento dos bens e amor aos mais necessitados brotavam, como água da fonte, do amor a Cristo e à Igreja. A sua beatificação, nos começos do século XX, apresentou o ao povo de Deus como modelo de santidade e intercessor junto de Deus, a quem se pode recorrer nas tribulações e alegrias da vida.
 
Conscientes de que todos os santos são filhos do seu tempo e devem ser vistos e interpretados com os critérios próprios da sua época, desejamos propor alguns valores evangélicos que pautaram a sua vida e nos parecem de maior relevância e actualidade.
 
Os ideais da Cavalaria, nos quais se formou D. Nuno, podem agrupar se em três arcos de acção: no plano militar, sobressaem a coragem, a lealdade e a generosidade; no campo religioso, evidenciam se a fidelidade à Igreja, a obediência e a castidade; a nível social, propõem se a cortesia, a humildade e a beneficência. Foram estes valores que impregnaram a personalidade de Nuno Álvares Pereira, em todas as vicissitudes da sua vida, como documentam os seus feitos militares, familiares, sociais e conventuais.
 
Fazia também parte dos ideais da Cavalaria a protecção das viúvas e dos órfãos, assim como o auxílio aos pobres. Em D. Nuno, estes ideais tornaram se virtudes intensamente vividas, tanto no tempo das lides guerreiras como principalmente quando se desprendeu de tudo e professou na Ordem do Carmo. Como porteiro e esmoler da comunidade, acolhia os pobres de Lisboa, que batiam às portas do convento e atendia os com grande humildade e generosidade. Diz-se que teve aqui origem a «sopa dos pobres».
 
Levado pela sua invulgar humildade, iluminada pela fé, desprendeu se de todos os seus bens – que eram muitos, pois o Rei o tinha recompensado com numerosas comendas – e repartiu os por instituições religiosas e sociais em benefício dos necessitados. Desejoso de seguir radicalmente a Jesus Cristo, optou por uma vida simples e pobre no Convento do Carmo e disponibilizou-se totalmente para acolher e servir os mais desfavorecidos. Esta foi a última batalha da sua vida. Para ela se preparou com as armas espirituais de que falam a carta aos Efésios (cf. Ef 6, 10 20) e a Regra do Carmo: a couraça da justiça, a espada do Espírito (isto é, a Palavra de Deus), o escudo da fé, a oração, o espírito de serviço para anunciar o Evangelho da paz, a perseverança na prática do bem.
 
Precisamos de figuras como Nuno Álvares Pereira: íntegras, coerentes, santas, ou seja, amigas de Deus e das suas criaturas, sobretudo das mais débeis. São pessoas como estas que despertam a confiança e o dinamismo da sociedade, que fazem superar e vencer as crises.
 
Apelo à Igreja em Portugal e a todos os homens e mulheres de boa vontade
 
Ao aproximar-se a data da canonização do beato Nuno Álvares Pereira, pelo Papa Bento XVI, em Roma, alegramo-nos por ver mais um filho da nossa terra elevado às honras dos altares. Algumas peregrinações estão a ser organizadas para marcar a nossa presença na Praça de S. Pedro, na festa da sua canonização, no dia 26 de Abril. Confiamos que outras iniciativas pastorais sejam promovidas para dar a conhecer e propor como modelo o exemplo de virtude heróica que nos deixou este nosso irmão na fé.
 
A pessoa e acção de Nuno Álvares Pereira são bem conhecidas do povo português. A nível civil, é lembrado em monumentos, praças e instituições; a nível religioso, é celebrado em igrejas, imagens e associações. Figura incontornável da nossa história, importa revitalizar a sua memória e dar a conhecer o seu testemunho de vida. Para além de ser um modelo de santidade, no seguimento radical de Cristo, que «não veio para ser servido mas para servir» (Mt 20, 28), apraz nos pôr em relevo alguns aspectos de particular actualidade, para todos os homens e mulheres de boa vontade:
 
 
– Nuno Álvares Pereira foi um homem de Estado, que soube colocar os superiores interesses da Nação acima das suas conveniências, pretensões ou carreira. Fez da sua vida uma missão, correndo todos os riscos para bem servir a Pátria e o povo.
 
– Em tempo de grave crise nacional, optou corajosamente por ser parte da solução e, numa entrega sem limites, enfrentou com esperança os enormes desafios sociais e políticos da Nação.
 
– Coroado de glória com as vitórias alcançadas, senhor de imensas terras, despojou se dos seus bens e optou pela radicalidade do seguimento de Cristo, como simples irmão da Ordem dos Carmelitas.
 
– Não se valeu dos seus títulos de nobreza, prestígio e riqueza, para viver num clima de luxos e grandezas, mas optou por servir preferencialmente os pobres e necessitados do seu tempo.
 
Vivemos em tempo de crise global, que tem origem num vazio de valores morais. O esbanjamento, a corrupção, a busca imparável do bem estar material, o relativismo que facilita o uso de todos os meios para alcançar os próprios benefícios, geraram um quadro de desemprego, de angústia e de pobreza que ameaçam as bases sobre as quais se organiza a sociedade. Neste contexto, o testemunho de vida de D. Nuno constituirá uma força de mudança em favor da justiça e da fraternidade, da promoção de estilos de vida mais sóbrios e solidários e de iniciativas de partilha de bens. Será também um apelo a uma cidadania exemplarmente vivida e um forte convite à dignificação da vida política como expressão do melhor humanismo ao serviço do bem comum.
 
Os Bispos de Portugal propõem, portanto, aos homens e mulheres de hoje o exemplo da vida de Nuno Álvares Pereira, pautada pelos valores evangélicos, orientada pelo maior bem de todos, disponível para lutar pelos superiores interesses da Pátria, solícita por servir os mais desprotegidos e pobres. Assim seremos parte activa na construção de uma sociedade mais justa e fraterna que todos desejamos.

(Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião da canonização de Nuno Álvares Pereira)
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8624
  • Recebeu: 1716 vez(es)
  • Enviou: 740 vez(es)
  • +982/-7565
(sem assunto)
« Responder #125 em: Março 19, 2009, 09:50:22 pm »
Não se deve esquecer que D. Nuno foi o que foi mais pela espada do que pela sua "boa vontade".

Seria óptimo para a comunidade que os senhores padres, em vez de monólogos que não interessam ninguém que dissertassem sobre conceitos importantíssimos (não brinco) como esse da "boa vontade", muitas vezes confundido com "ser bonzinho".
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #126 em: Março 22, 2009, 11:32:20 am »
Citação de: "Luso"
Citação de: "teXou"
Citação de: "SmokeOn"
...
Fonte : Instituto da Democracia Portuguesa, constituida por republicanos e monarquicos e cujo presidente é D.Duarte.
:mrgreen:

Mas onde andam esses institutos numa hora negra destas?
É nestas alturas que se deve revelar o verdadeiro homem de estado.


Pois tem a sua piada, enquanto alguns dizem-se republicanos e não fazem nada ... há pessoas que Portugal está primeiro e colocam as suas divergências de lado pelo bem comum !

Exemplo : Contestação ao Museu dos Coches, Aeroporto da OTA, Linha do Tua, ...

Não ficamos pelos galões da internet :)
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #127 em: Março 22, 2009, 01:15:30 pm »
Citar
22 Março 2009 - 00h30

Religião: Cavaco Silva ainda não confirmou presença na cerimónia

Beato Nuno leva 5 mil

São cerca de cinco mil os portugueses que pretendem deslocar-se dia 26 de Abril a Roma para assistir à cerimónia de canonização do beato Nuno de Santa Maria.




O padre Francisco Rodrigues, vice-postulador da causa de canonização, disse ao CM que "os grupos oficiais constituídos contam com mais de três mil pessoas" e alertou todos aqueles que estão a optar por não integrar o esquema oficial para os riscos que correm de não ter lugar na Praça de S. Pedro.

"São cinco canonizações e a organização é muito rigorosa. Quem quiser ir deve observar as regras que estão na internet" em www.nunodesantamaria.org. As agências de viagens têm registado imensos pedidos de viagens para Roma, pelo que se supõe que haverá mais portugueses do que o previsto na cerimónia de canonização do décimo santo português.

Quem não confirmou ainda a presença foi o Presidente da República, Cavaco Silva, apesar de ter manifestado vontade de se juntar a este "grande acontecimento nacional". Já D. Duarte Pio, duque de Bragança, tem lugar reservado "desde o primeiro dia".

O beato Nuno vai chamar-se S. Nuno de Santa Maria. Pode ser venerado em todos os altares do Mundo e a festa litúrgica deve continuar a celebrar-se a 6 de Novembro.

PORMENORES

VIAGENS A 1500 EUROS

Várias agências de viagens estão a organizar programas específicos para a canonização do beato Nuno. Em média, a viagem fica por 1500 euros.

CINCO CANINIZAÇÕES

Para além do Santo Condestável, serão canonizados quatro beatos italianos: Caterina Volpicelli, Gertrude Comensoli, Bernardo Tolomei e Arcangelo Tadini.

CURA MILAGROSA

A cura milagrosa do Santo Condestável (Nuno Álvares Pereira) foi relatada por uma mulher de Ourém, que recuperou de forma inesperada de uma úlcera na córnea.

Secundino Cunha


http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #128 em: Março 22, 2009, 01:27:55 pm »
Citação de: "Lancero"
Citar
São cerca de cinco mil os portugueses que pretendem deslocar-se dia 26 de Abril a Roma para assistir à cerimónia de canonização do beato Nuno de Santa Maria.

Para além da importância do evento em si, tem também o mérito de aliviar um pouco do impacto da crise sobre as agências de viagens.

 :mrgreen:
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #129 em: Março 22, 2009, 01:29:21 pm »
Excelentes noticías! :wink:
Quantas mais bandeiras portugueses (sejam republicanas ou monárquicas) estiverem lá presentes, melhor!
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #130 em: Março 22, 2009, 03:15:10 pm »
A única Bandeira que devia estar lá seria a de D.João I, foi essa que D.Nuno levou para o campo de Batalha e jurou fidelidade. Ele não jurou fidelidade a nenhuma republicana e nenhuma liberal azul e branca por muito monárquica que seja.



Outra bandeira que poderia estar era a bandeira do brasão da sua família Pereira, meus caros ele era de uma família nobre por muito que custe a alguns :



Para mais informações sobre as origens da Casa que D.Nuno ajudou a fundar ver aqui :

http://causamonarquica.wordpress.com/2009/03/12/as-armas-da-casa-de-braganca/
« Última modificação: Março 22, 2009, 03:33:32 pm por SmokeOn »
 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #131 em: Março 22, 2009, 03:29:31 pm »
Mais informações podem ser encontradas no site criado pela Ordem religiosa a que D.Nuno pertencia, a Ordem do Carmo :

http://www.nunodesantamaria.org/

Mas esta Bandeira seria a mais bem vinda :

 

*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #132 em: Março 22, 2009, 03:31:43 pm »
Citar
CANONIZAÇÃO DO BEATO NUNO DE SANTA MARIA         
O anúncio do dia 26 de Abril de 2009 como a data para a celebração festiva da canonização do Beato Nuno de Santa Maria desperta em todos os cristãos e, dum modo particular Nos membros de toda a Família Carmelita, um sentimento de júbilo e de acção de graças!

É o ponto alto dum longo percurso em ordem ao reconhecimento oficial por parte da hierarquia da Igreja Católica da santidade deste ilustre filho da Igreja. Digo oficial porque, no mundo popular e no espírito de todos os que admiram a vida exemplar do Beato Nuno, ele já é santo desde há muito!

É um momento para agradecer!

Agradecer a Deus as maravilhas que operou e opera na e através da pessoa do Beato Nuno.

Agradecer o dom que é para a Igreja a figura do Santo Condestável!

Agradecer ao Santo Padre o Papa Bento XVI e aos seus colaboradores mais directos o reconhecimento da santidade do Beato Nuno como modelo para todos os cristãos e homens de boa vontade!

Agradecer a todos aqueles que, ao longo dos anos, acreditaram e lutaram por esta causa!

Somos convidados a uma atitude de fascínio, de encanto e de admiração diante do mistério de Deus presente dum modo tão evidente  e perceptível na figura do Beato Nuno!

Alegremo-nos neste momento!

Unamo-nos em Igreja! Sendo português, o Beato Nuno é um santo da Igreja universal!

Unamo-nos como Igreja em Portugal! O tempo actual, marcado pela crise económica e por uma série de temas fracturantes lançados para a discussão pública, exige de nós uma Fé clara e uma radicalidade na vivência da nossa Espiritualidade cristã, sobretudo no âmbito da solidariedade. Ao contemplarmos a vida do Beato Nuno e confiados na força de Deus, acreditamos que isso é possível e real!

Unamo-nos como Carmelitas! O Beato Nuno abraçou a vocação Carmelita! É um testemunho vivo daquilo que somos chamados a ser: profetas de Deus que vivem e ensinam os outros a viver aquilo que experimentamos na oração contemplativa, transformando esta oração em gestos efectivos de ajuda aos mais necessitados!

Deixo aqui o desafio para nos prepararmos intensamente para celebrar o dia solene desta canonização!

Procuremos conhecer em profundidade o itinerário espiritual do Beato Nuno de Santa Maria! São várias as publicações que nos relatam o seu percurso na nossa história! A simples leitura da sua vida é capaz de nos edificar e de fazer crescer como carmelitas e como cristãos!

Na medida das nossas possibilidades e disponibilidade, façamos por estar atentos e participar nas iniciativas que serão organizadas para celebrar esta canonização!

Procuremos, então, num misto de louvor, admiração, conhecimento e identificação, prepararmo-nos para celebrar solenemente a canonização do Beato Nuno!

Frei Agostinho Marques de Castro, O. Carm.
Superior Maior da Ordem do Carmo em Portugal
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #133 em: Março 22, 2009, 06:30:08 pm »
O Sr. Smoke On já começa a meter nojo. Muito nojo.

Você anda aqui, já à algum tempo a querer aproveitar-se da canonização de Nun'Álvares para dividir os portugueses em monárquicos e republicanos, entre de "boas" e pobres famílias, num acontecimento que devia ser de união entre todos nós.

É lamentavelmente reprovável a sua atitude, e nem percebo como ainda não recebeu uma repreensão mais grave por parte de nínguem aqui.

Será que alguém duvida que quais fossem as cores da bandeira portuguesa ou o regime político na altura fosse diferente, a fidelidade do Condestável seria abalada? Eu não.

Citar
Outra bandeira que poderia estar era a bandeira do brasão da sua família Pereira, meus caros ele era de uma família nobre por muito que custe a alguns :

Custa muito a alguns? Diga lá a quem?
É tão estupidamente desncessária e insignificante essa afirmação que até dá vontade de rir.  Eu devo ser de familías muito pouco nobres porque não estou a ver a quem isso "custe" muito...

Caramba homem, eu também me considero monárquico, mas não ando aqui a dar pontapés ao vento, feito parvo, a pegar em argumentos que não tem qualquer fundamento...

Cresca lá um bocado...
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #134 em: Março 22, 2009, 06:53:09 pm »
Por falar em Aljubarrota, não sei se já viram o trailer: http://www.fundacao-aljubarrota.pt/alj.htm
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito