Novo blindado 4x4

  • 1128 Respostas
  • 456339 Visualizações
*

Ramos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #345 em: Junho 02, 2009, 04:58:18 pm »
Se o que se pretende é um veículo 4 X 4, com alguma capacidade de protecção dos ocupantes mas, sobretudo, com uma elevada mobilidade, é bom sinal que algum esteja a ser testado, pois indicia uma intenção de aquisição.
Venha o Sherpa ou outro similar, a aquisição de uma viatura deste tipo vai representar sem dúvida uma mais valia significativa para as unidades que o recebam.
Importa é que o que vier a ser escolhido preencha os requisitos definidos e que venha o mais rapidamente possível. E já agora, que o Estado consiga negociar um bom contracto, quer a nível de contrapartidas directas, quer a nível de sobresselentes e manutenção.
Uma situação interessante seria ter uma significativa percentagem de incorporação nacional na viatura que vier a ser adquirida, e criar espaço para que haja empresas nacionais a participar no projecto. Ou, eventualmente, ter a viatura a ser montada em Portugal.
Já não me parece possível que exista a possibilidade de fabricar um veículo deste tipo sob licença em Portugal, pois as quantidades a absorver pelo mercado local nunca justificariam a abertura de uma linha de montagem.
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #346 em: Junho 03, 2009, 12:23:50 am »
Citação de: "Instrutor"
Citação de: "voador"
Neste mundo que se tutela de livre, a opinião de cada um de nós vale o que vale.

Alguém ja viu as viaturas de perto???

Porque se diz que não prestam????

Por acaso sabem quais os quesitos solicitados por portugal???

Sabem o preço???

E o prazo de entrega e o contrato de manutenção???

E a capacidade de transporte (para quantos dias de abastecimento) ???

Já agora outra coisa. Sim portugal tem 20 M1025A2, mas sabiam que recentemente adquiriu mais 12 da versão a seguir, e já não estou a contar com os Hwmvee do PAO da Artilharia.

É engraçado ver especular  c34x  é o M1144
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #347 em: Junho 03, 2009, 09:50:37 am »
Tem foto ou link dessa coisa, nem consigo encontrar esse modelo. c34x
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 751
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +27/-32

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #349 em: Junho 12, 2009, 01:10:31 pm »
Realmente esse Sherpa é uma porcaria. :x
Mas eu pensava que veiculos como o Iveco MLV e o EAGLE tinham entrado no concurso.
E então mas onde é que encontraram a informação sobre o Sherpa?
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #350 em: Junho 12, 2009, 05:08:43 pm »
Também ralacionado com o tópico:

http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7871.asp

Um Abraço.
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
SHERPA.
« Responder #351 em: Junho 12, 2009, 05:26:14 pm »
Ja por diversas vezes vi o SHERPA e pessoalmente acho um bom 4x4! Em Fevereiro vi a versão 3A FS em Abu Dhabi e gostei, sendo a mais recente e na altura uma novidade.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #352 em: Junho 12, 2009, 10:29:18 pm »
Citação de: "Nuno Calhau"
Também ralacionado com o tópico:

http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7871.asp

Um Abraço.


Obrigado pelo link. Fotos interessantes
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
(sem assunto)
« Responder #353 em: Junho 12, 2009, 10:50:15 pm »
Citação de: "Lancero"
Citação de: "Nuno Calhau"
Também ralacionado com o tópico:

http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~7871.asp

Um Abraço.

Obrigado pelo link. Fotos interessantes

Agora já estou muito mais descansado :lol: .
Citar
Obedece á norma Euro 4 o que quer dizer que é ecologico em relação aos gases libertados para a atmosfera, ao contrário do Humer
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23313
  • Recebeu: 4253 vez(es)
  • Enviou: 3005 vez(es)
  • +3117/-4567
(sem assunto)
« Responder #354 em: Junho 13, 2009, 11:06:42 am »
Isso pode significar que também é mais económico nos consumos de combustivel que no Hummer são bem elevados). Isso pode não significar muito para as Forças Armadas Norte-Americanas, mas para as nossas faz muita diferença ao final do mês.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

_Gabriel_®™

  • 55
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #355 em: Junho 13, 2009, 01:36:06 pm »
Se a escolha recair sobre o SHERPA temos uma viatura que nos testes realizados no Campo militar de Santa Margarida apresentou falhas graves, alguns exemplos disso é a torreta que ñ gira, logo, os limites de tiro será apenas o que os braços do atirador conseguirá girar a metralhadora, ñ podendo oferecer assim proteção suficiente á viatura. Tb o atirador ñ poderá subir ou descer o apoio dos pés pois o mesmo é fixo, o atirador terá de ser escolhido pela altura...  :lol:


Este nosso exercito é mesmo uma palhaçada, vejam as marcas de viaturas de rodas que equipam o nosso exercito, muitos ganham dinheiro com todos estes negócios feitos ás escuras, sou mais de acordo adoptar 3 marcas unicas para equipar o nosso exercito sendo elas a IVECO, Mercedes e a Land Rover podendo fazer acordos mais vantajosos com as diversas marcas ao nivel da manutenção e subresselentes.

No caso da viatura 4X4 a minha escolha seria sobre a IVECO Panther:
 

Ou para quem quer sonhar 1 pouco a Mowag Eagle IV:


Cumprimentos.
"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."

Sun tzu em A Arte da Guerra.
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #356 em: Junho 14, 2009, 09:09:22 pm »
Perdoem a minha ignorância, mas qual é a utilidade prática destas viaturas no Exercito português e ou na nossa conjectura estratégia continental VS insular?

Pergunto isto, pois a ditas viaturas não são veículos de transporte, nem viaturas de reconhecimento, afinal onde é que estas se enquadram?

Um Abraço.
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
4x4.
« Responder #357 em: Junho 14, 2009, 10:06:53 pm »
Nuno, a intenção não é apenas adquirir viaturas para transportar soldados mas outras versões nomeadamente PC, MC, cargo, de intervenção rapida e MEDEVAC. Imagina o governo decide enviar uma companhia da BRR para o Afeganistão ou para outro TO que possa surgir no futuro e onde sejam enpenhadas FNDs. Não vamos querer que os nossos militares sejam enviados com viaturas tipo Land Cruiser ou Iveco. Ha que lhes dar meios para eles efectuaram o seu trabalho de forma digna, eficaz e com protecção. Aconteceu no passado e tiveram que alugar viaturas a Espanha enquanto o M1025 era blindado em Israel. Estas viaturas n duram para sempre, sofreram e sofrem mt desgaste e por isso estão a construir o futuro agora se é que me entendes.

Caso seja adquirido o SHERPA ou outro modelo, serão feitas modificações, na sua versão final, será um pouco differente nomeadamente no que respeita á protecção activa e passiva, vê o caso das PANDUR. Compara uma PANDUR apresentada em brochura antes do concurso com a versão final, verás mts differenças, o mesmo acontecerá com o 4x4.

Alguns membros tem postado fotos do LMV, agora compara essas fotos com os LMVs Espanhois ou Ingleses que estão no Afeganistão.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6538/-1406
(sem assunto)
« Responder #358 em: Junho 14, 2009, 10:50:45 pm »
O problema no caso do Afeganistão é que tanto viaturas como o Hummer blindado, este Sherpa, ou outros parecidos, de facto não resolvem grande coisa pois não são capazes de proteger os militares de forma eficiente.

Que o digam os britânicos, que levaram para lá os MRAP americanos e continuam com problemas.

Para teatros de operações como o Afeganistão, estas viaturas 4x4 só servem para operações secundárias, para deslocar militares de um ponto X para um ponto Y, onde não seja previsível a existência de terroristas ou insurgentes.

Este tipo de viatura é boa para vigilância ou policiamento musculado e pouco mais que isso.

Em minha opinião, este tipo de viaturas, pode por exemplo substituir veículos com blindagem ligeira em teatros como os Balcãs.
Na verdade, fará sentido enviar viaturas como Pandur para a Bósnia ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

AC

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #359 em: Junho 14, 2009, 11:43:24 pm »
Eu diria que, se já tivessemos o futuro 4x4 para enviar para a Bósnia, seria conveniente incluir alguns Pandur II mas o burro de carga seria o 4x4.