Nova organização do nosso Exército

• 1101 Respostas
  • 323724 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8099
  • Recebeu: 1404 vez(es)
  • Enviou: 363 vez(es)
  • +5293/-248
(sem assunto)
« Responder #705 em: Maio 29, 2008, 12:12:47 am »
Já agora, referente à unidade de Engenharia na BrigRR e recuperando um velho post...

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #706 em: Maio 30, 2008, 09:01:30 pm »
Boa noite a todos. Já tive oportunidade de falar com um camarada meu paraquedista engenheiro de Tancos.
A companhia de Engenharia da BAI passou de facto a ser o pelotão de Engenharia da BRR.
O pelotão está inserido na Companhia de Apoio de Combate do Batalhão de apoio Aeroterrestre.
Tem uma orgânica diferente com 2 Sargentos por secção e 3 secções de engenharia e uma de equipamento e manutenção.
Finalmente o último pormenor é que eles continuam a saltar.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24311
  • Recebeu: 4691 vez(es)
  • Enviou: 3309 vez(es)
  • +3750/-4685
(sem assunto)
« Responder #707 em: Maio 31, 2008, 10:51:17 am »
Citação de: "sefr81"

Contudo, escrevo só para me tentar explicar perante o Cabeça de Martelo, pois acho que me compreendeu mal. Eu não disse que o 1º BIPara tinha estado em Beja (talvez me tenha expressado mal..reconheço) o que eu quis dizer, e era uma proposta, era que se mantivesse 1 (um) Batalhão em São Jacinto (como está) e outro, 1(um) Batalhão em Beja. Não me estava a referir ao facto de se tratar do 1º, 2º ou 3º.

Fico feliz por saber que pelos vistos não sou o único a considerar "estranho" que nem todas as unidades Pára-Quedistas se encontrem aquarteladas em unidades que disponham de pista de aviação. Mais feliz fico pela opinião vir de um Pára-Quedista..coisa que eu não sou.

Caro Cabeça de Martelo a ideia de concentrar as unidades Pára-Quedistas apenas em São Jacinto e Tancos não me chocaria nem um pouco, no entanto, se sugeri Beja como uma terceira opção foi apenas por duas razões:
a 1ª tem a haver com o que referiu, ou seja, talvez Tancos não tenha espaço para albergar mais um Batalhão..mas sinceramente não sei...embora já lá tenha estado (de visita) não posso dizer que saiba se é possível "encaixar" lá mais um Batalhão Operacional com tudo o que isso implica.
a 2ª tem a haver com a questão também já referida da dispersão/concentração pois, embora seja um defensor de uma maior concentração de forças que potencie a operacionalidade, devo admitir que um pouco de dispersão territorial é algo que se deve também procurar. Como as nossas Forças Armadas não têm assim tantos Batalhões para dispersar, pareceu-me que um Batalhão a sul (numa localidade que tem tradição de " hospedar" o tipo de unidade em causa, com instalações militares (Base Aérea) que talvez a pudessem albergar, ao invés do antigo Regimento etc. etc. poderia ser uma boa ideia, contudo, admito que possa estar a propôr um disparate.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões...acima de tudo em relação ao post anterior onde a minha ideia está mais desenvolvida.

Estamos básicamente de acordo, mas não te podes esquecer que o 1º BPara está em Tomar, ou seja, para que um BPara vá para Beja seria necessário levantar pela TERCEIRA vez o 3º BPara. Pois é, os nossos politicos são tão bons nas suas decisões que desde 94 que já acabaram e levantaram o 3º BPara 3 vezes...uma vergonha!

O CTC era para ir para Beja, mas os Comandos não quiseram ir porque acharam que Beja não tinha as condições necessárias para eles.

Por isso coloca-se a questão de que unidade irá para Beja.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24311
  • +3750/-4685
(sem assunto)
« Responder #708 em: Maio 31, 2008, 11:00:49 am »
Citação de: "Lightning"
É claro que isso a curto prazo é impensavel, a contrução de dois campos militares com milhares de hectares seria um enorme investimento de dinheiro, onde  é que eles ficariam ao certo? Existe tal espaço disponivel? Depois faltaria saber o que fazer aos quarteis que iriam ficar abandonados, outra questão seria como fazer com Pára-quedistas, Comandos e Rangers "vizinhos" uns dos outros em Tancos.

Outra ideia poderia ser, uma maior integração das forças armadas e colocar nesses Campos Militares uma Base Aérea.

Tal decisão iria fazer rolar muitas cabeças concerteza...

Lightning, não prevejo grandes problemas em termos a BRR concentrada num ou dois sitios. Mas tirares São Jacinto aos Páras é de todo impossível (tal como a ETP em Tancos). Por isso já haveria problemas a esse nível.

Depois é a questão de que os Rangers precisam de estar numa zona relativamente moontanhosa, já os Comandos podes metê-los onde tu quiseres... :lol:

Cá para mim eles ainda vão voltar à Amadora.

Em relação a uma maior integração das forças armadas, acho vital e não percebo porque é que não se fez isso antes.

*

jmg

• Analista
  • 640
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #709 em: Maio 31, 2008, 11:24:05 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Lightning"
É claro que isso a curto prazo é impensavel, a contrução de dois campos militares com milhares de hectares seria um enorme investimento de dinheiro, onde  é que eles ficariam ao certo? Existe tal espaço disponivel? Depois faltaria saber o que fazer aos quarteis que iriam ficar abandonados, outra questão seria como fazer com Pára-quedistas, Comandos e Rangers "vizinhos" uns dos outros em Tancos.

Outra ideia poderia ser, uma maior integração das forças armadas e colocar nesses Campos Militares uma Base Aérea.

Tal decisão iria fazer rolar muitas cabeças concerteza...

Lightning, não prevejo grandes problemas em termos a BRR concentrada num ou dois sitios. Mas tirares São Jacinto aos Páras é de todo impossível (tal como a ETP em Tancos). Por isso já haveria problemas a esse nível.

Depois é a questão de que os Rangers precisam de estar numa zona relativamente moontanhosa, já os Comandos podes metê-los onde tu quiseres... :lol:

Cá para mim eles ainda vão voltar à Amadora.

Em relação a uma maior integração das forças armadas, acho vital e não percebo porque é que não se fez isso antes.

Caro Cabeça de Martelo acho qe a hipotese de voltarem para Amadora esta de fora.
Esta semana deu-se na UAP/AMAS (antigo Regimento de Comandos) a cerimónia de despedida do Soldado Comando (aquela estátua enorme que ficava logo a entrada com um militar comando a progredir com G3 à anca). Ou seja estão a desmontar o monumento pedra a pedra para reconstruí-lo na Carregueira.

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24311
  • +3750/-4685
(sem assunto)
« Responder #710 em: Maio 31, 2008, 11:42:28 am »
Ah...era por essa estátua é que eu dizia que eles ainda voltavam para a Amadora. Se eles estão a transferir a estátua para Carregueira é porque desta vez a coisa é mesmo a sério.

Acho bem, já que a Serra da Carregueira tem o hábito de albergar unidades de elite...por exemplo os Páras que fizeram o 1º Curso de Pára-quedismo (o de Espanha), quando voltaram para Portugal ficaram lá. :twisted:

*

jmg

• Analista
  • 640
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #711 em: Maio 31, 2008, 12:16:50 pm »
E têm melhores condições na Carregueira com mais mato e carreiras de tiro que não existem na Amadora.

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24311
  • +3750/-4685
(sem assunto)
« Responder #712 em: Maio 31, 2008, 12:22:41 pm »
Exacto, isso foi-me dito pelo meu padrinho.

*

Miguel

• Investigador
  • 2503
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-590
(sem assunto)
« Responder #713 em: Maio 31, 2008, 01:12:55 pm »
A melhor opçao era a transferencia, do BParas actualmente no RI15, para o RI3.

A meu ver isto devia ser assim:

RI3: 1°B.Para
RI10: 2°B.Para
ETP: BAAT e apoio no RI15

*

Miguel

• Investigador
  • 2503
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-590
(sem assunto)
« Responder #714 em: Maio 31, 2008, 01:22:33 pm »
Uma ultima noticia, recentemente o CEME tinha falado do levantamento de 2 novos batalhoes para a BRR.

E o Batalhao de Comandos e o Batalhao Operaçoes Especiais.

Alias no site do Exercito existe ja o organigrama do Batalhao de Comandos.

Brigada Reacçao Rapida=

1°BParas
2°BParas
B.Comandos
B.Op.Especiais
BAAT
UALE
ERec
CApoioCombate(pel Eng,pel AA,pel Morteiros Pesados)
CTm
CCS

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24311
  • +3750/-4685
(sem assunto)
« Responder #715 em: Maio 31, 2008, 02:14:29 pm »
Miguel eu já não me lembro com pormenores o discurso do CEME, mas dos Comandos a única coisa que eu me lembro é a transferência do CTC para a Carregueira (que já se fez) e o aumento de 2 para 3 Companhias Operacionais de Comandos.

O no CTOE/FOE presumo que continue tudo igual.

Fala-se da BRR ter uma GAC e uma Companhia de Engenharia, mas até agora...

*

Duarte

• Investigador
  • 5167
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 2401 vez(es)
  • +3290/-1481
(sem assunto)
« Responder #716 em: Maio 31, 2008, 02:30:46 pm »
Citação de: "Miguel"
Uma ultima noticia, recentemente o CEME tinha falado do levantamento de 2 novos batalhoes para a BRR.

E o Batalhao de Comandos e o Batalhao Operaçoes Especiais.

Alias no site do Exercito existe ja o organigramma do Batalhao de Comandos.

Brigada Reacçao Rapida=

1°BParas
2°BParas
B.Comandos
B.Op.Especiais
BAAT
UALE
ERec
CApoioCombate(pel Eng,pel AA,pel Morteiros Pesados)
CTm
CCS

E temos 3 CCmds..

http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... ds/Sem%20título.bmp

Com os Comandos de novo na Serra da Carregueira, volto a propor o renascimento do Regimento de Comandos  ou pelo menos Batalhão de Comandos como unidade principal de comandos :roll:

Quanto à BriRR,

As companhias de Material aéreo e de reabastecimento aéreo do actual BAAT ficariam num agrupamento de apoio logíistico, juntamente com o actual BApServiços da Brigada, e criaria um Agrupamento de Apoio de Combate, com as subunidades de apoio de combate, pel. AAA, PEl. Eng., PEl. Morteiros Pesados, Pel. A/Carro, Pel. Cães de Guerra, etc.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24311
  • +3750/-4685
(sem assunto)
« Responder #717 em: Maio 31, 2008, 03:39:16 pm »
Os Cães de Guerra estão divididos em duas secções (uma na ETP e outra no RI10).

Salvo erro o Batalhão de Apoio e Serviços foi transferido há muito tempo para Brigada de Intervenção.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8099
  • Recebeu: 1404 vez(es)
  • Enviou: 363 vez(es)
  • +5293/-248
(sem assunto)
« Responder #718 em: Maio 31, 2008, 06:08:42 pm »
Citação de: "jmg"
Esta semana deu-se na UAP/AMAS (antigo Regimento de Comandos) a cerimónia de despedida do Soldado Comando (aquela estátua enorme que ficava logo a entrada com um militar comando a progredir com G3 à anca). Ou seja estão a desmontar o monumento pedra a pedra para reconstruí-lo na Carregueira.

CERIMÓNIA DE DESPEDIDA DO MONUMENTO AO ESFORÇO "COMANDO"

Em 21MAI08 decorreu na Amadora, na Unidade de apoio da Área Militar de Amadora Sintra (UnApAMAS), a cerimónia de despedida do Monumento ao Esforço “Comando”. O Monumento será transferido para o Centro de Tropas Comandos A cerimónia foi presidida pelo Excelentíssimo Inspector Geral do Exército, TENGEN “CMD” Américo Pinto da Cunha Lopes. A sequência da cerimónia foi a seguinte: Continência da Força à Alta Entidade; Leitura do Código Comando; Homenagem aos Mortos, com deposição de flores; Descerrar de uma Placa alusiva à Cerimónia; Alocução do Cmdt do CTCMDS e Continência da Força à Alta Entidade.  
5/21/2008

*

Lancero

• Investigador
  • 4219
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • +74/-9
(sem assunto)
« Responder #719 em: Maio 31, 2008, 11:29:52 pm »
Tanto quanto sei, o Museu "Comando" também já tem espaço guardado na Carregueira.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito