Desculpem a "resposta" tão a destempo, quando neste tópico já se discutem outros assuntos que não aquele que eu suscitei com o meu anterior post.
Contudo, escrevo só para me tentar explicar perante o Cabeça de Martelo, pois acho que me compreendeu mal. Eu não disse que o 1º BIPara tinha estado em Beja (talvez me tenha expressado mal..reconheço) o que eu quis dizer, e era uma proposta, era que se mantivesse 1 (um) Batalhão em São Jacinto (como está) e outro, 1(um) Batalhão em Beja. Não me estava a referir ao facto de se tratar do 1º, 2º ou 3º.
Fico feliz por saber que pelos vistos não sou o único a considerar "estranho" que nem todas as unidades Pára-Quedistas se encontrem aquarteladas em unidades que disponham de pista de aviação. Mais feliz fico pela opinião vir de um Pára-Quedista..coisa que eu não sou.
Caro Cabeça de Martelo a ideia de concentrar as unidades Pára-Quedistas apenas em São Jacinto e Tancos não me chocaria nem um pouco, no entanto, se sugeri Beja como uma terceira opção foi apenas por duas razões:
a 1ª tem a haver com o que referiu, ou seja, talvez Tancos não tenha espaço para albergar mais um Batalhão..mas sinceramente não sei...embora já lá tenha estado (de visita) não posso dizer que saiba se é possível "encaixar" lá mais um Batalhão Operacional com tudo o que isso implica.
a 2ª tem a haver com a questão também já referida da dispersão/concentração pois, embora seja um defensor de uma maior concentração de forças que potencie a operacionalidade, devo admitir que um pouco de dispersão territorial é algo que se deve também procurar. Como as nossas Forças Armadas não têm assim tantos Batalhões para dispersar, pareceu-me que um Batalhão a sul (numa localidade que tem tradição de " hospedar" o tipo de unidade em causa, com instalações militares (Base Aérea) que talvez a pudessem albergar, ao invés do antigo Regimento etc. etc. poderia ser uma boa ideia, contudo, admito que possa estar a propôr um disparate.
Gostaria de ouvir as vossas opiniões...acima de tudo em relação ao post anterior onde a minha ideia está mais desenvolvida.
Espero não estar a quebrar a mecânica de funcionamento (post passado é post encerrado) da coisa :oops: