Nova organização do nosso Exército

• 1101 Respostas
  • 306905 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8077
  • Recebeu: 1385 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #705 em: Maio 29, 2008, 12:12:47 am »
Já agora, referente à unidade de Engenharia na BrigRR e recuperando um velho post...

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #706 em: Maio 30, 2008, 09:01:30 pm »
Boa noite a todos. Já tive oportunidade de falar com um camarada meu paraquedista engenheiro de Tancos.
A companhia de Engenharia da BAI passou de facto a ser o pelotão de Engenharia da BRR.
O pelotão está inserido na Companhia de Apoio de Combate do Batalhão de apoio Aeroterrestre.
Tem uma orgânica diferente com 2 Sargentos por secção e 3 secções de engenharia e uma de equipamento e manutenção.
Finalmente o último pormenor é que eles continuam a saltar.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23450
  • Recebeu: 4317 vez(es)
  • Enviou: 3052 vez(es)
  • +3288/-4592
(sem assunto)
« Responder #707 em: Maio 31, 2008, 10:51:17 am »
Citação de: "sefr81"

Contudo, escrevo só para me tentar explicar perante o Cabeça de Martelo, pois acho que me compreendeu mal. Eu não disse que o 1º BIPara tinha estado em Beja (talvez me tenha expressado mal..reconheço) o que eu quis dizer, e era uma proposta, era que se mantivesse 1 (um) Batalhão em São Jacinto (como está) e outro, 1(um) Batalhão em Beja. Não me estava a referir ao facto de se tratar do 1º, 2º ou 3º.

Fico feliz por saber que pelos vistos não sou o único a considerar "estranho" que nem todas as unidades Pára-Quedistas se encontrem aquarteladas em unidades que disponham de pista de aviação. Mais feliz fico pela opinião vir de um Pára-Quedista..coisa que eu não sou.

Caro Cabeça de Martelo a ideia de concentrar as unidades Pára-Quedistas apenas em São Jacinto e Tancos não me chocaria nem um pouco, no entanto, se sugeri Beja como uma terceira opção foi apenas por duas razões:
a 1ª tem a haver com o que referiu, ou seja, talvez Tancos não tenha espaço para albergar mais um Batalhão..mas sinceramente não sei...embora já lá tenha estado (de visita) não posso dizer que saiba se é possível "encaixar" lá mais um Batalhão Operacional com tudo o que isso implica.
a 2ª tem a haver com a questão também já referida da dispersão/concentração pois, embora seja um defensor de uma maior concentração de forças que potencie a operacionalidade, devo admitir que um pouco de dispersão territorial é algo que se deve também procurar. Como as nossas Forças Armadas não têm assim tantos Batalhões para dispersar, pareceu-me que um Batalhão a sul (numa localidade que tem tradição de " hospedar" o tipo de unidade em causa, com instalações militares (Base Aérea) que talvez a pudessem albergar, ao invés do antigo Regimento etc. etc. poderia ser uma boa ideia, contudo, admito que possa estar a propôr um disparate.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões...acima de tudo em relação ao post anterior onde a minha ideia está mais desenvolvida.

Estamos básicamente de acordo, mas não te podes esquecer que o 1º BPara está em Tomar, ou seja, para que um BPara vá para Beja seria necessário levantar pela TERCEIRA vez o 3º BPara. Pois é, os nossos politicos são tão bons nas suas decisões que desde 94 que já acabaram e levantaram o 3º BPara 3 vezes...uma vergonha!

O CTC era para ir para Beja, mas os Comandos não quiseram ir porque acharam que Beja não tinha as condições necessárias para eles.

Por isso coloca-se a questão de que unidade irá para Beja.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23450
  • +3288/-4592
(sem assunto)
« Responder #708 em: Maio 31, 2008, 11:00:49 am »
Citação de: "Lightning"
É claro que isso a curto prazo é impensavel, a contrução de dois campos militares com milhares de hectares seria um enorme investimento de dinheiro, onde  é que eles ficariam ao certo? Existe tal espaço disponivel? Depois faltaria saber o que fazer aos quarteis que iriam ficar abandonados, outra questão seria como fazer com Pára-quedistas, Comandos e Rangers "vizinhos" uns dos outros em Tancos.

Outra ideia poderia ser, uma maior integração das forças armadas e colocar nesses Campos Militares uma Base Aérea.

Tal decisão iria fazer rolar muitas cabeças concerteza...

Lightning, não prevejo grandes problemas em termos a BRR concentrada num ou dois sitios. Mas tirares São Jacinto aos Páras é de todo impossível (tal como a ETP em Tancos). Por isso já haveria problemas a esse nível.

Depois é a questão de que os Rangers precisam de estar numa zona relativamente moontanhosa, já os Comandos podes metê-los onde tu quiseres... :lol:

Cá para mim eles ainda vão voltar à Amadora.

Em relação a uma maior integração das forças armadas, acho vital e não percebo porque é que não se fez isso antes.

*

jmg

• Analista
  • 640
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #709 em: Maio 31, 2008, 11:24:05 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Lightning"
É claro que isso a curto prazo é impensavel, a contrução de dois campos militares com milhares de hectares seria um enorme investimento de dinheiro, onde  é que eles ficariam ao certo? Existe tal espaço disponivel? Depois faltaria saber o que fazer aos quarteis que iriam ficar abandonados, outra questão seria como fazer com Pára-quedistas, Comandos e Rangers "vizinhos" uns dos outros em Tancos.

Outra ideia poderia ser, uma maior integração das forças armadas e colocar nesses Campos Militares uma Base Aérea.

Tal decisão iria fazer rolar muitas cabeças concerteza...

Lightning, não prevejo grandes problemas em termos a BRR concentrada num ou dois sitios. Mas tirares São Jacinto aos Páras é de todo impossível (tal como a ETP em Tancos). Por isso já haveria problemas a esse nível.

Depois é a questão de que os Rangers precisam de estar numa zona relativamente moontanhosa, já os Comandos podes metê-los onde tu quiseres... :lol:

Cá para mim eles ainda vão voltar à Amadora.

Em relação a uma maior integração das forças armadas, acho vital e não percebo porque é que não se fez isso antes.

Caro Cabeça de Martelo acho qe a hipotese de voltarem para Amadora esta de fora.
Esta semana deu-se na UAP/AMAS (antigo Regimento de Comandos) a cerimónia de despedida do Soldado Comando (aquela estátua enorme que ficava logo a entrada com um militar comando a progredir com G3 à anca). Ou seja estão a desmontar o monumento pedra a pedra para reconstruí-lo na Carregueira.

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23450
  • +3288/-4592
(sem assunto)
« Responder #710 em: Maio 31, 2008, 11:42:28 am »
Ah...era por essa estátua é que eu dizia que eles ainda voltavam para a Amadora. Se eles estão a transferir a estátua para Carregueira é porque desta vez a coisa é mesmo a sério.

Acho bem, já que a Serra da Carregueira tem o hábito de albergar unidades de elite...por exemplo os Páras que fizeram o 1º Curso de Pára-quedismo (o de Espanha), quando voltaram para Portugal ficaram lá. :twisted:

*

jmg

• Analista
  • 640
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #711 em: Maio 31, 2008, 12:16:50 pm »
E têm melhores condições na Carregueira com mais mato e carreiras de tiro que não existem na Amadora.

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23450
  • +3288/-4592
(sem assunto)
« Responder #712 em: Maio 31, 2008, 12:22:41 pm »
Exacto, isso foi-me dito pelo meu padrinho.

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #713 em: Maio 31, 2008, 01:12:55 pm »
A melhor opçao era a transferencia, do BParas actualmente no RI15, para o RI3.

A meu ver isto devia ser assim:

RI3: 1°B.Para
RI10: 2°B.Para
ETP: BAAT e apoio no RI15

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #714 em: Maio 31, 2008, 01:22:33 pm »
Uma ultima noticia, recentemente o CEME tinha falado do levantamento de 2 novos batalhoes para a BRR.

E o Batalhao de Comandos e o Batalhao Operaçoes Especiais.

Alias no site do Exercito existe ja o organigrama do Batalhao de Comandos.

Brigada Reacçao Rapida=

1°BParas
2°BParas
B.Comandos
B.Op.Especiais
BAAT
UALE
ERec
CApoioCombate(pel Eng,pel AA,pel Morteiros Pesados)
CTm
CCS

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23450
  • +3288/-4592
(sem assunto)
« Responder #715 em: Maio 31, 2008, 02:14:29 pm »
Miguel eu já não me lembro com pormenores o discurso do CEME, mas dos Comandos a única coisa que eu me lembro é a transferência do CTC para a Carregueira (que já se fez) e o aumento de 2 para 3 Companhias Operacionais de Comandos.

O no CTOE/FOE presumo que continue tudo igual.

Fala-se da BRR ter uma GAC e uma Companhia de Engenharia, mas até agora...

*

Duarte

• Investigador
  • 3684
  • Recebeu: 519 vez(es)
  • Enviou: 1836 vez(es)
  • +2846/-1255
(sem assunto)
« Responder #716 em: Maio 31, 2008, 02:30:46 pm »
Citação de: "Miguel"
Uma ultima noticia, recentemente o CEME tinha falado do levantamento de 2 novos batalhoes para a BRR.

E o Batalhao de Comandos e o Batalhao Operaçoes Especiais.

Alias no site do Exercito existe ja o organigramma do Batalhao de Comandos.

Brigada Reacçao Rapida=

1°BParas
2°BParas
B.Comandos
B.Op.Especiais
BAAT
UALE
ERec
CApoioCombate(pel Eng,pel AA,pel Morteiros Pesados)
CTm
CCS

E temos 3 CCmds..

http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... ds/Sem%20título.bmp

Com os Comandos de novo na Serra da Carregueira, volto a propor o renascimento do Regimento de Comandos  ou pelo menos Batalhão de Comandos como unidade principal de comandos :roll:

Quanto à BriRR,

As companhias de Material aéreo e de reabastecimento aéreo do actual BAAT ficariam num agrupamento de apoio logíistico, juntamente com o actual BApServiços da Brigada, e criaria um Agrupamento de Apoio de Combate, com as subunidades de apoio de combate, pel. AAA, PEl. Eng., PEl. Morteiros Pesados, Pel. A/Carro, Pel. Cães de Guerra, etc.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
A incompetência russa no campo de batalha é vergonhosa

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23450
  • +3288/-4592
(sem assunto)
« Responder #717 em: Maio 31, 2008, 03:39:16 pm »
Os Cães de Guerra estão divididos em duas secções (uma na ETP e outra no RI10).

Salvo erro o Batalhão de Apoio e Serviços foi transferido há muito tempo para Brigada de Intervenção.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8077
  • Recebeu: 1385 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
(sem assunto)
« Responder #718 em: Maio 31, 2008, 06:08:42 pm »
Citação de: "jmg"
Esta semana deu-se na UAP/AMAS (antigo Regimento de Comandos) a cerimónia de despedida do Soldado Comando (aquela estátua enorme que ficava logo a entrada com um militar comando a progredir com G3 à anca). Ou seja estão a desmontar o monumento pedra a pedra para reconstruí-lo na Carregueira.

CERIMÓNIA DE DESPEDIDA DO MONUMENTO AO ESFORÇO "COMANDO"

Em 21MAI08 decorreu na Amadora, na Unidade de apoio da Área Militar de Amadora Sintra (UnApAMAS), a cerimónia de despedida do Monumento ao Esforço “Comando”. O Monumento será transferido para o Centro de Tropas Comandos A cerimónia foi presidida pelo Excelentíssimo Inspector Geral do Exército, TENGEN “CMD” Américo Pinto da Cunha Lopes. A sequência da cerimónia foi a seguinte: Continência da Força à Alta Entidade; Leitura do Código Comando; Homenagem aos Mortos, com deposição de flores; Descerrar de uma Placa alusiva à Cerimónia; Alocução do Cmdt do CTCMDS e Continência da Força à Alta Entidade.  
5/21/2008

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-6
(sem assunto)
« Responder #719 em: Maio 31, 2008, 11:29:52 pm »
Tanto quanto sei, o Museu "Comando" também já tem espaço guardado na Carregueira.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito