Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4020 em: Dezembro 22, 2025, 08:15:50 pm »
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AQUISIÇÃO DE 25 EA CAUTION WARNING PANEL P/N 20400-P32 PARA AERONAVES F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   BLUE AEROSPACE LLC   416.666,25 €   22-12-2025

Se for isto...

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/rms/documents/derco-aerospace/Radiant_Power_Corp.pdf

Então quer dizer que será instalado em 25 F-16  ???

É isso mesmo.

https://blueaero.com/wp-content/uploads/2020/08/F16-CWP.pdf

Os F-16 terão de voar forçosamente até ao início da década de 2030, pelo menos. As 3 células que eram para ser modernizadas para MLU vão afinal ser usadas para peças e sustentação da frota, portanto dará para respirar um pouco. Os AIM-9X que começam a chegar daqui a uns meses, assim como o recente anúncio da aquisição de AIM-120C-8, serão todos para os F-16, por isso a FAP está a contar operá-los ainda por mais uns anos. O que faz sentido, pois mesmo uma solução stopgap como Eurofighter Typhoon usados e modernizados, por exemplo, naturalmente levará ainda uns poucos anos até poder entrar em operação.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4021 em: Dezembro 22, 2025, 08:59:21 pm »
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AQUISIÇÃO DE 25 EA CAUTION WARNING PANEL P/N 20400-P32 PARA AERONAVES F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   BLUE AEROSPACE LLC   416.666,25 €   22-12-2025

Se for isto...

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/rms/documents/derco-aerospace/Radiant_Power_Corp.pdf

Então quer dizer que será instalado em 25 F-16  ???

É isso mesmo.

https://blueaero.com/wp-content/uploads/2020/08/F16-CWP.pdf

Os F-16 terão de voar forçosamente até ao início da década de 2030, pelo menos. As 3 células que eram para ser modernizadas para MLU vão afinal ser usadas para peças e sustentação da frota, portanto dará para respirar um pouco. Os AIM-9X que começam a chegar daqui a uns meses, assim como o recente anúncio da aquisição de AIM-120C-8, serão todos para os F-16, por isso a FAP está a contar operá-los ainda por mais uns anos. O que faz sentido, pois mesmo uma solução stopgap como Eurofighter Typhoon usados e modernizados, por exemplo, naturalmente levará ainda uns poucos anos até poder entrar em operação.

Obrigado Charlie Jaguar. Não fico surpreendido com terem de operar os F-16 até chegarem os Eurofighter Typhoon e/ou os F-35 mas sim, de ainda contarem com as 25 aeronaves ,ao contrário do que tem vindo a ser difundido aqui, apenas com as 3 exceções que já se conheciam. Penso que sejam boas notícias se assim for  ;)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4022 em: Dezembro 22, 2025, 09:44:43 pm »
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AQUISIÇÃO DE 25 EA CAUTION WARNING PANEL P/N 20400-P32 PARA AERONAVES F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   BLUE AEROSPACE LLC   416.666,25 €   22-12-2025

Se for isto...

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/rms/documents/derco-aerospace/Radiant_Power_Corp.pdf

Então quer dizer que será instalado em 25 F-16  ???

É isso mesmo.

https://blueaero.com/wp-content/uploads/2020/08/F16-CWP.pdf

Os F-16 terão de voar forçosamente até ao início da década de 2030, pelo menos. As 3 células que eram para ser modernizadas para MLU vão afinal ser usadas para peças e sustentação da frota, portanto dará para respirar um pouco. Os AIM-9X que começam a chegar daqui a uns meses, assim como o recente anúncio da aquisição de AIM-120C-8, serão todos para os F-16, por isso a FAP está a contar operá-los ainda por mais uns anos. O que faz sentido, pois mesmo uma solução stopgap como Eurofighter Typhoon usados e modernizados, por exemplo, naturalmente levará ainda uns poucos anos até poder entrar em operação.

Uma questão (hoje estou imparável!  ;D )  a respeito do AIM-120C-8: se não estou errado foi adquirido um míssil com um alcance superior ao radar que equipa os nossos F-16 (o AN/APG 66 (v2)), que nos seus melhores momentos consegue ter um alcance de 150kms. E não me consta que alguma vez a FAP tenha treinado a utilização dos seus AIM-120 com direcção de tiro a partir de meios AEW (ou de outros aparelhos com recurso ao Link 16).

Mas não é nenhuma crítica, é claro que a adquirir uma nova versão do AIM-120 teria de ser a mais recente, mesmo que dela não possamos tirar partido a 100%.... (a menos que elgo me escape)

 
Cumprimentos,
 

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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4023 em: Dezembro 22, 2025, 11:19:45 pm »

Uma questão (hoje estou imparável!  ;D )  a respeito do AIM-120C-8: se não estou errado foi adquirido um míssil com um alcance superior ao radar que equipa os nossos F-16 (o AN/APG 66 (v2)), que nos seus melhores momentos consegue ter um alcance de 150kms. E não me consta que alguma vez a FAP tenha treinado a utilização dos seus AIM-120 com direcção de tiro a partir de meios AEW (ou de outros aparelhos com recurso ao Link 16).

Mas não é nenhuma crítica, é claro que a adquirir uma nova versão do AIM-120 teria de ser a mais recente, mesmo que dela não possamos tirar partido a 100%.... (a menos que elgo me escape)

Creio que chegaram a fazê-lo com os P-3 pelo menos.
Possivelmente com os AWACS NATO tbm.
 
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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4024 em: Hoje às 01:57:39 am »
O interface para lançar em modo budy-launch é bastante simples e não requer grande treino.
Qualquer aeronave com link 16 e radar pode partilhar dados que permitam a qualquer outra aeronave participante na rede lançar o míssil sem sequer ligar o radar próprio.

Para o F-16 basta o piloto ir ao painel DED do lado direito do HUD escolher a fonte dos dados (pode ser o asa, outro caça diferente ou AWACS, AEW ).


Depois no MFD que estiver a mostrar a tela o Fire control radar (FCR) basta selecionar um alvo mesmo que a antenna esteja em standby (sem emitir), este aparece no HUD, com indicação se está dentro do alcance ou não. Além disto os alvos já poderão estar assinalados  como aliado ou inimigo (simbologia com cores diferentes no MFD FCR) se alguém na rede conseguir efetuar a identificação e partilhar esses dados.

Penso que não estou a falhar nada.

o AIM-120C8 e o AIM-120D3 são as variantes que atualmente estão dentro dos contratos de produção. O fabricante já não fornece nada abaixo do C8 (sendo o D3 ainda mais capaz).

« Última modificação: Hoje às 02:21:00 am por Pilotasso »
 
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