Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 4023 Respostas
  • 1413929 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7540
  • Recebeu: 8793 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +10237/-2971
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4020 em: Dezembro 22, 2025, 08:15:50 pm »
Citar
AQUISIÇÃO DE 25 EA CAUTION WARNING PANEL P/N 20400-P32 PARA AERONAVES F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   BLUE AEROSPACE LLC   416.666,25 €   22-12-2025

Se for isto...

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/rms/documents/derco-aerospace/Radiant_Power_Corp.pdf

Então quer dizer que será instalado em 25 F-16  ???

É isso mesmo.

https://blueaero.com/wp-content/uploads/2020/08/F16-CWP.pdf

Os F-16 terão de voar forçosamente até ao início da década de 2030, pelo menos. As 3 células que eram para ser modernizadas para MLU vão afinal ser usadas para peças e sustentação da frota, portanto dará para respirar um pouco. Os AIM-9X que começam a chegar daqui a uns meses, assim como o recente anúncio da aquisição de AIM-120C-8, serão todos para os F-16, por isso a FAP está a contar operá-los ainda por mais uns anos. O que faz sentido, pois mesmo uma solução stopgap como Eurofighter Typhoon usados e modernizados, por exemplo, naturalmente levará ainda uns poucos anos até poder entrar em operação.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Subsea7, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1339
  • Recebeu: 671 vez(es)
  • Enviou: 898 vez(es)
  • +97/-12
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4021 em: Dezembro 22, 2025, 08:59:21 pm »
Citar
AQUISIÇÃO DE 25 EA CAUTION WARNING PANEL P/N 20400-P32 PARA AERONAVES F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   BLUE AEROSPACE LLC   416.666,25 €   22-12-2025

Se for isto...

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/rms/documents/derco-aerospace/Radiant_Power_Corp.pdf

Então quer dizer que será instalado em 25 F-16  ???

É isso mesmo.

https://blueaero.com/wp-content/uploads/2020/08/F16-CWP.pdf

Os F-16 terão de voar forçosamente até ao início da década de 2030, pelo menos. As 3 células que eram para ser modernizadas para MLU vão afinal ser usadas para peças e sustentação da frota, portanto dará para respirar um pouco. Os AIM-9X que começam a chegar daqui a uns meses, assim como o recente anúncio da aquisição de AIM-120C-8, serão todos para os F-16, por isso a FAP está a contar operá-los ainda por mais uns anos. O que faz sentido, pois mesmo uma solução stopgap como Eurofighter Typhoon usados e modernizados, por exemplo, naturalmente levará ainda uns poucos anos até poder entrar em operação.

Obrigado Charlie Jaguar. Não fico surpreendido com terem de operar os F-16 até chegarem os Eurofighter Typhoon e/ou os F-35 mas sim, de ainda contarem com as 25 aeronaves ,ao contrário do que tem vindo a ser difundido aqui, apenas com as 3 exceções que já se conheciam. Penso que sejam boas notícias se assim for  ;)
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1916
  • Recebeu: 1134 vez(es)
  • Enviou: 1247 vez(es)
  • +468/-714
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4022 em: Dezembro 22, 2025, 09:44:43 pm »
Citar
AQUISIÇÃO DE 25 EA CAUTION WARNING PANEL P/N 20400-P32 PARA AERONAVES F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   BLUE AEROSPACE LLC   416.666,25 €   22-12-2025

Se for isto...

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/rms/documents/derco-aerospace/Radiant_Power_Corp.pdf

Então quer dizer que será instalado em 25 F-16  ???

É isso mesmo.

https://blueaero.com/wp-content/uploads/2020/08/F16-CWP.pdf

Os F-16 terão de voar forçosamente até ao início da década de 2030, pelo menos. As 3 células que eram para ser modernizadas para MLU vão afinal ser usadas para peças e sustentação da frota, portanto dará para respirar um pouco. Os AIM-9X que começam a chegar daqui a uns meses, assim como o recente anúncio da aquisição de AIM-120C-8, serão todos para os F-16, por isso a FAP está a contar operá-los ainda por mais uns anos. O que faz sentido, pois mesmo uma solução stopgap como Eurofighter Typhoon usados e modernizados, por exemplo, naturalmente levará ainda uns poucos anos até poder entrar em operação.

Uma questão (hoje estou imparável!  ;D )  a respeito do AIM-120C-8: se não estou errado foi adquirido um míssil com um alcance superior ao radar que equipa os nossos F-16 (o AN/APG 66 (v2)), que nos seus melhores momentos consegue ter um alcance de 150kms. E não me consta que alguma vez a FAP tenha treinado a utilização dos seus AIM-120 com direcção de tiro a partir de meios AEW (ou de outros aparelhos com recurso ao Link 16).

Mas não é nenhuma crítica, é claro que a adquirir uma nova versão do AIM-120 teria de ser a mais recente, mesmo que dela não possamos tirar partido a 100%.... (a menos que elgo me escape)

 
Cumprimentos,
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 282
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 250 vez(es)
  • +31/-45
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #4023 em: Dezembro 22, 2025, 11:19:45 pm »

Uma questão (hoje estou imparável!  ;D )  a respeito do AIM-120C-8: se não estou errado foi adquirido um míssil com um alcance superior ao radar que equipa os nossos F-16 (o AN/APG 66 (v2)), que nos seus melhores momentos consegue ter um alcance de 150kms. E não me consta que alguma vez a FAP tenha treinado a utilização dos seus AIM-120 com direcção de tiro a partir de meios AEW (ou de outros aparelhos com recurso ao Link 16).

Mas não é nenhuma crítica, é claro que a adquirir uma nova versão do AIM-120 teria de ser a mais recente, mesmo que dela não possamos tirar partido a 100%.... (a menos que elgo me escape)

Creio que chegaram a fazê-lo com os P-3 pelo menos.
Possivelmente com os AWACS NATO tbm.