Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3985 Respostas
  • 1378303 Visualizações
*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 653 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +96/-10
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3975 em: Hoje às 05:32:01 pm »
Citar
Citar
REVISÃO GERAL DE COMPONENTES EXTERNOS DE MOTOR F100   Concurso público   Estado Maior da Força Aérea   PATRIA BELGIUM ENGINE CENTER SRL   382.538,00 €   25-11-2025

Citar
AQUISIÇÃO DE SPRAY RINGS ZONE III PARA MOTOR F100   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Simtech   262.658,61 €   25-11-2025

A grande dor de cabeça da frota...  :(

No Base aparecem 69 contratos para revisão de motores totalizando 32,766,489.40€. Ou 1,092,216.31€ por ano de utilização, ou 728,144.20€ por célula, se considerarmos as 21 PAI + 24 PAII  :o
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1310
  • Recebeu: 653 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +96/-10
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3976 em: Hoje às 05:58:38 pm »
Citar
301_jaguares No dia em que celebramos 67 anos ao serviço de Portugal e dos portugueses, celebramos também 20 anos de operação do F-16M.

Parabéns a todos os Jaguares que já passaram pela Esquadra 301 e àqueles que hoje nela servem.

"De nada a forte gente se temia"

Video no URL

https://www.instagram.com/p/DRfQebTjPKn/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 210
  • Recebeu: 128 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +55/-40
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3977 em: Hoje às 07:33:41 pm »
Citar
Citar
REVISÃO GERAL DE COMPONENTES EXTERNOS DE MOTOR F100   Concurso público   Estado Maior da Força Aérea   PATRIA BELGIUM ENGINE CENTER SRL   382.538,00 €   25-11-2025

Citar
AQUISIÇÃO DE SPRAY RINGS ZONE III PARA MOTOR F100   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Simtech   262.658,61 €   25-11-2025

A grande dor de cabeça da frota...  :(

No Base aparecem 69 contratos para revisão de motores totalizando 32,766,489.40€. Ou 1,092,216.31€ por ano de utilização, ou 728,144.20€ por célula, se considerarmos as 21 PAI + 24 PAII  :o

Se acham isso caro esperem só para ver as contas dos caças que vêm aí a seguir.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Charlie Jaguar

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1806
  • Recebeu: 1047 vez(es)
  • Enviou: 1132 vez(es)
  • +466/-655
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3978 em: Hoje às 07:49:22 pm »
Citar
Citar
REVISÃO GERAL DE COMPONENTES EXTERNOS DE MOTOR F100   Concurso público   Estado Maior da Força Aérea   PATRIA BELGIUM ENGINE CENTER SRL   382.538,00 €   25-11-2025

Citar
AQUISIÇÃO DE SPRAY RINGS ZONE III PARA MOTOR F100   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Simtech   262.658,61 €   25-11-2025

A grande dor de cabeça da frota...  :(

No Base aparecem 69 contratos para revisão de motores totalizando 32,766,489.40€. Ou 1,092,216.31€ por ano de utilização, ou 728,144.20€ por célula, se considerarmos as 21 PAI + 24 PAII  :o

Se acham isso caro esperem só para ver as contas dos caças que vêm aí a seguir.

O QRA passa a ser feito por apenas 1 F-35!!!!  :mrgreen:
Cumprimentos,
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7389
  • Recebeu: 8479 vez(es)
  • Enviou: 5766 vez(es)
  • +10226/-2955
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3979 em: Hoje às 08:06:26 pm »
Se acham isso caro esperem só para ver as contas dos caças que vêm aí a seguir.

Exatamente. A partir de agora, seja com que caça for, entramos na "big boys league", e as responsabilidades (e orçamento) terão forçosamente de ser condizentes com isso. Para não se voltarem a cometer os mesmos erros que afetaram a carreira operacional do F-16 em Portugal, impedindo que se retirasse o devido potencial desta plataforma.


O QRA passa a ser feito por apenas 1 F-35!!!!  :mrgreen:

Tem de haver sempre um líder e um asa, o que em muitos círculos já começa a ser considerado como o elemento mínimo.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7389
  • Recebeu: 8479 vez(es)
  • Enviou: 5766 vez(es)
  • +10226/-2955
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3980 em: Hoje às 08:09:50 pm »
Citar
301_jaguares No dia em que celebramos 67 anos ao serviço de Portugal e dos portugueses, celebramos também 20 anos de operação do F-16M.

Parabéns a todos os Jaguares que já passaram pela Esquadra 301 e àqueles que hoje nela servem.

"De nada a forte gente se temia"

Video no URL

https://www.instagram.com/p/DRfQebTjPKn/

Os Jaguares celebram hoje o seu 57º aniversário, não o 67º.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1806
  • Recebeu: 1047 vez(es)
  • Enviou: 1132 vez(es)
  • +466/-655
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3981 em: Hoje às 08:16:44 pm »
Se acham isso caro esperem só para ver as contas dos caças que vêm aí a seguir.

Exatamente. A partir de agora, seja com que caça for, entramos na "big boys league", e as responsabilidades (e orçamento) terão forçosamente de ser condizentes com isso. Para não se voltarem a cometer os mesmos erros que afetaram a carreira operacional do F-16 em Portugal, impedindo que se retirasse o devido potencial desta plataforma.


O QRA passa a ser feito por apenas 1 F-35!!!!  :mrgreen:

Tem de haver sempre um líder e um asa, o que em muitos círculos já começa a ser considerado como o elemento mínimo.  ;)

O asa passa a ser o loyal wingman....  :mrgreen:

(mas olha, estava eu a brincar e às tantas acabei mazé de criar doutrina.....  :mrgreen)
)
Cumprimentos,
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3156
  • Recebeu: 727 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +200/-537
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3982 em: Hoje às 09:19:41 pm »
Citar
Citar
REVISÃO GERAL DE COMPONENTES EXTERNOS DE MOTOR F100   Concurso público   Estado Maior da Força Aérea   PATRIA BELGIUM ENGINE CENTER SRL   382.538,00 €   25-11-2025

Citar
AQUISIÇÃO DE SPRAY RINGS ZONE III PARA MOTOR F100   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Simtech   262.658,61 €   25-11-2025

A grande dor de cabeça da frota...  :(

No Base aparecem 69 contratos para revisão de motores totalizando 32,766,489.40€. Ou 1,092,216.31€ por ano de utilização, ou 728,144.20€ por célula, se considerarmos as 21 PAI + 24 PAII  :o

Se acham isso caro esperem só para ver as contas dos caças que vêm aí a seguir.

No caso da F-35 nem por isso. Já o EF com dois motores vai subir a conta.
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1806
  • Recebeu: 1047 vez(es)
  • Enviou: 1132 vez(es)
  • +466/-655
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3983 em: Hoje às 09:37:36 pm »
Citar
Citar
REVISÃO GERAL DE COMPONENTES EXTERNOS DE MOTOR F100   Concurso público   Estado Maior da Força Aérea   PATRIA BELGIUM ENGINE CENTER SRL   382.538,00 €   25-11-2025

Citar
AQUISIÇÃO DE SPRAY RINGS ZONE III PARA MOTOR F100   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Simtech   262.658,61 €   25-11-2025

A grande dor de cabeça da frota...  :(

No Base aparecem 69 contratos para revisão de motores totalizando 32,766,489.40€. Ou 1,092,216.31€ por ano de utilização, ou 728,144.20€ por célula, se considerarmos as 21 PAI + 24 PAII  :o

Se acham isso caro esperem só para ver as contas dos caças que vêm aí a seguir.

No caso da F-35 nem por isso. Já o EF com dois motores vai subir a conta.

A hora-vôo do F-35 é capaz de ser mais cara do que a do EF.....

https://warwingsdaily.com/a-comparison-of-the-maintenance-costs-of-the-rafale-f-35-and-typhoon/
Cumprimentos,
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 3156
  • Recebeu: 727 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +200/-537
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3984 em: Hoje às 09:42:12 pm »
Citar
Citar
REVISÃO GERAL DE COMPONENTES EXTERNOS DE MOTOR F100   Concurso público   Estado Maior da Força Aérea   PATRIA BELGIUM ENGINE CENTER SRL   382.538,00 €   25-11-2025

Citar
AQUISIÇÃO DE SPRAY RINGS ZONE III PARA MOTOR F100   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Simtech   262.658,61 €   25-11-2025

A grande dor de cabeça da frota...  :(

No Base aparecem 69 contratos para revisão de motores totalizando 32,766,489.40€. Ou 1,092,216.31€ por ano de utilização, ou 728,144.20€ por célula, se considerarmos as 21 PAI + 24 PAII  :o

Se acham isso caro esperem só para ver as contas dos caças que vêm aí a seguir.

No caso da F-35 nem por isso. Já o EF com dois motores vai subir a conta.

A hora-vôo do F-35 é capaz de ser mais cara do que a do EF.....

https://warwingsdaily.com/a-comparison-of-the-maintenance-costs-of-the-rafale-f-35-and-typhoon/

Isso tem a ver como é feita a conta da hora de voo. Nesses $42k só 60% é manutenção.
 

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 210
  • Recebeu: 128 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +55/-40
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP Novo
« Responder #3985 em: Hoje às 10:12:20 pm »
Neste caso estávamos a falar apenas de custos de reparação/revisão dos motores. Achei o valor médio de 700K para  F100-PW-220E bastante baixo. Eu não conhecia os custos de manutenção deste modelo mas posso dizer que fica à volta daquilo que um motor de jacto privado custa, e um avião daqueles tem pelo menos 2 Motores.

Não conheço os custos do F135 nem do EJ2000. Mas se tivesse que estimar o do F135 (leia-se o motor do F-35), sendo uma gama de potencia 2X do F100 dira que os custos da revisão geral seriam ainda maiores (com base noutras referencias que tenho) então optimisticamente: F135=3XF100. Se tivermos em conta que o F-135 é um motor novo e está a passar por uma fase de maturação do produto, então acrescentamos mais custos em melhorias de fiabilidade  entre outras (service bulletins, uns mandatórios outros recomendados e mesmo estes últimos às vezes são necessários para uniformizar a configuração da frota e cadeias de logística), não me surpreendia nada que na realidade fosse mais na ordem de F135=4XF100. Numa fase posterior com melhorias atingidas e com mais economia de escala por maior dissemenação do F135 no mercado, este custo poderá daqui a vários anos baixar.

Já quanto Ao EJ2000, sendo um motor mais pequeno, simples e mais maturo diria que a diferença entre um Ej2000 e um F100 não deve ser tão grande diria que para um Eurofighter=2.5XF-16 em termos de custos de revisão de motores.
« Última modificação: Hoje às 10:14:40 pm por Pilotasso »