É maos 2045 a 2050 ! Os F-16V serão irrelevantes nessa altura.
E o Typhoon não é? É que até ver, os caças 4.5G têm todos capacidades equiparáveis entre si, com cada modelo a ter vantagens e desvantagens entre si, mas no fim está tudo mais ou menos equilibrado. O grande diferenciador tende a ser o armamento que lhes é fornecido.
Onde não há equilíbrio, é nos custos de operação dos bimotor, como o Typhoon, que são muito mais caros que os monomotor.
Entretanto, gostava que fosse explicado onde é que a FAP vai arranjar dinheiro para:
-uns 20 Typhoon - 1500-2000M
-MLU dos 20 Typhoon - 800-1200M
-14-20 F-35 - 3500M-4500M
-custos de operação das duas frotas durante 15 anos
-12-20 6G a partir de 2045 - 4000-5000M (fora possíveis custos de se entrar no desenvolvimento)
-mais os tão necessários Loyal Wingman, cujo custo excederia os 1000M
Estamos a falar num investimento, nivelado por baixo, superior a 9500M, podendo ultrapassar os 12000M com tudo incluído.
Alguém acredita que entre 2025 e 2050 se vai gastar este dinheiro todo em caças? Na FAP existe esta crença de que os Governos vão cumprir com o investimento?