Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3810 em: Maio 27, 2025, 12:33:07 pm »
calma...o de 2024?

já foi publicado?

há uns tempos a comissão de defesa nacional tinha-me dito que ainda não tinham recebido nada, mas agora que penso nisso já foi há uns meses :P

O Relatório Anual de Atividades 2024 da FAP já foi publicado, sim.

https://www.emfa.pt/paginas/infinstitucional_fap/ficheiros/2024/Relat%C3%B3rio%20Anual%20Atividades%202024.pdf

O Relatório da Execução da LPM em 2024 é que deverá ser mais daqui a uns meses, como é hábito.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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P44

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3811 em: Maio 31, 2025, 10:09:02 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Pilotasso

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3812 em: Maio 31, 2025, 12:40:40 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...
« Última modificação: Maio 31, 2025, 12:41:45 pm por Pilotasso »
 

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Drecas

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3813 em: Junho 02, 2025, 04:05:21 pm »
A OGMA diz-me que não recebeu qualquer contrato para mais 3 MLU dos F-16

Não conheço bem o programa, mas os últimos entregues foi a OGMA a fazer com a FAP? ou a FAP foi/é capaz de o fazer sozinha?
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3814 em: Junho 02, 2025, 04:21:09 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)
Cumprimentos,
 

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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3815 em: Junho 03, 2025, 03:25:46 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.

Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.

Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)

Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.

Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3816 em: Junho 03, 2025, 06:29:00 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.

Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.

Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)

Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.

Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.

A verba existe, já que faz parte do contrato da venda dos F-16 a Roménia.
Esta é cativada.
 

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Drecas

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3817 em: Junho 03, 2025, 06:30:38 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.

Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.

Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)

Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.

Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.

A verba existe, já que faz parte do contrato da venda dos F-16 a Roménia.
Esta é cativada.

 :bang: :bang: :bang: :bang: :bang:

mesmo tendo em conta o despacho em 2024?
 

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Red Baron

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3818 em: Junho 03, 2025, 08:45:26 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.

Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.

Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)

Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.

Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.

A verba existe, já que faz parte do contrato da venda dos F-16 a Roménia.
Esta é cativada.

 :bang: :bang: :bang: :bang: :bang:

mesmo tendo em conta o despacho em 2024?

CA03 – No âmbito do Programa de alienação de cinco F-16M à Roménia, foi necessário
o reescalonamento do mesmo, para acomodar atrasos maioritariamente relacionados
com tempos de entrega de material muito elevados, e a atualização das capacidades do
SA F-16M que foram adiados para os anos de 2025 e subsequentes;


Oficialmente sofre do mesmo problema dos helicopteros evacuativos e das armas principais dos NPO, não existe disponibilidade no mercado.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3819 em: Junho 03, 2025, 09:25:37 pm »
Percebo :-\

Dúvido que aconteca, mas talvez com a sorte FAP responde-me com mais alguma informação  :)
 

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3820 em: Junho 04, 2025, 06:10:47 pm »
Citar
Photo Gallery: Portuguese Air Force patrols the Baltic skies from Estonia

https://www.nato.int/cps/en/natohq/photos_235882.htm?selectedLocale=uk

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3821 em: Junho 12, 2025, 10:00:29 am »
Os F-16AM que participaram nas comemorações do 10 de Junho: "15108", "15112", "15113" e "15136".

(Foto: Força Aérea Portuguesa)


Os caças carregavam mísseis ar-ar AIM-9L/I-1 reais, à excepção da célula "15136".
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3822 em: Junho 12, 2025, 10:02:44 am »
Os F-16AM que participaram nas comemorações do 10 de Junho: "15108", "15112", "15113" e "15136".

(Foto: Força Aérea Portuguesa)


Os caças carregavam mísseis ar-ar AIM-9L/I-1 reais, à excepção da célula "15136".

Pergunta de quem não percebe nada:

Porque é que o "15136" apenas levava 01 AIM-9? Nem em questão de estética nem em uniformidade do resto da formação fica bem.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3823 em: Junho 12, 2025, 10:14:04 am »
Porque é que o "15136" apenas levava 01 AIM-9? Nem em questão de estética nem em uniformidade do resto da formação fica bem.

O "36" leva apenas um CATM-9L, versão de treino inerte e cativa do Sidewinder. Era uma aeronave não escalada para tarefas de alerta.

É algo raro ver 3 F-16 com live rounds, normalmente só a parelha QRA é que costuma carregar armamento real por razões óbvias.
Saudações Aeronáuticas,
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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3824 em: Junho 12, 2025, 11:39:03 am »
Porque é que o "15136" apenas levava 01 AIM-9? Nem em questão de estética nem em uniformidade do resto da formação fica bem.

O "36" leva apenas um CATM-9L, versão de treino inerte e cativa do Sidewinder. Era uma aeronave não escalada para tarefas de alerta.

É algo raro ver 3 F-16 com live rounds, normalmente só a parelha QRA é que costuma carregar armamento real por razões óbvias.

O terceiro deve ser o spare do QRA.
O que deve significar por consequência que não havia muitos mais flight ready em Monte Real.
De notar ainda que o 36 não tem TGP instalado
 
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