Bem visto, já nem me lembrava disso
Tem lá esta frase:
"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"
A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação
A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...
Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.
Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.
Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.
Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores..... 
Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.
Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.