Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3820 Respostas
  • 1010635 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6812
  • Recebeu: 7519 vez(es)
  • Enviou: 5102 vez(es)
  • +10189/-2930
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3810 em: Maio 27, 2025, 12:33:07 pm »
calma...o de 2024?

já foi publicado?

há uns tempos a comissão de defesa nacional tinha-me dito que ainda não tinham recebido nada, mas agora que penso nisso já foi há uns meses :P

O Relatório Anual de Atividades 2024 da FAP já foi publicado, sim.

https://www.emfa.pt/paginas/infinstitucional_fap/ficheiros/2024/Relat%C3%B3rio%20Anual%20Atividades%202024.pdf

O Relatório da Execução da LPM em 2024 é que deverá ser mais daqui a uns meses, como é hábito.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20749
  • Recebeu: 6958 vez(es)
  • Enviou: 7970 vez(es)
  • +8112/-12866
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3811 em: Maio 31, 2025, 10:09:02 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, sivispacem

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +48/-11
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3812 em: Maio 31, 2025, 12:40:40 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...
« Última modificação: Maio 31, 2025, 12:41:45 pm por Pilotasso »
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2373
  • Recebeu: 1011 vez(es)
  • Enviou: 203 vez(es)
  • +560/-225
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3813 em: Junho 02, 2025, 04:05:21 pm »
A OGMA diz-me que não recebeu qualquer contrato para mais 3 MLU dos F-16

Não conheço bem o programa, mas os últimos entregues foi a OGMA a fazer com a FAP? ou a FAP foi/é capaz de o fazer sozinha?
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1444
  • Recebeu: 808 vez(es)
  • Enviou: 832 vez(es)
  • +452/-515
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3814 em: Junho 02, 2025, 04:21:09 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)
Cumprimentos,
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9844
  • Recebeu: 5035 vez(es)
  • Enviou: 845 vez(es)
  • +5365/-1100
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3815 em: Junho 03, 2025, 03:25:46 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.

Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.

Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)

Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.

Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2921
  • Recebeu: 602 vez(es)
  • Enviou: 368 vez(es)
  • +178/-475
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3816 em: Junho 03, 2025, 06:29:00 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.

Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.

Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)

Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.

Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.

A verba existe, já que faz parte do contrato da venda dos F-16 a Roménia.
Esta é cativada.
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2373
  • Recebeu: 1011 vez(es)
  • Enviou: 203 vez(es)
  • +560/-225
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3817 em: Junho 03, 2025, 06:30:38 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.

Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.

Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)

Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.

Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.

A verba existe, já que faz parte do contrato da venda dos F-16 a Roménia.
Esta é cativada.

 :bang: :bang: :bang: :bang: :bang:

mesmo tendo em conta o despacho em 2024?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2921
  • Recebeu: 602 vez(es)
  • Enviou: 368 vez(es)
  • +178/-475
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3818 em: Junho 03, 2025, 08:45:26 pm »
Bem visto, já nem me lembrava disso

Tem lá esta frase:

"Atraso no programa de modificação 3 aeronaves F-16 EDA (para além de 2026)"

A ver se a OGMA ou FAP esclarecem um pouco o ponto de situação

A trata-se do MLU como os outros, esta já é uma "atualização" já obsoleta dos anos 90. Só se for para doar à ucrânia, de outra forma eu não acho relevante comprometer estes fundos quando poperiam ser usados em novos meios, nem sei se ainda existem peças. Já passaram 30 anos...

Se não lhes for feito o MLU semelhante aos restantes, então a FAP ficará apenas com 25 F-16 AM/BM + 3 F-16 A/B. Ou apenas com 25 F-16, com os tais 3 a virarem mulas.
Nenhum dos casos faz sentido.

Também não fazia sentido modernizar apenas estes 3 para um padrão diferente (V, por exemplo), sendo necessário um programa mais abrangente que incluísse pelo menos um total de 16 aeronaves.

Se não há verba para modernizar 3 F-16 para o padrão AM/BM, então também não haverá para uma modernização como deve ser a uma parte significativa da frota.

Esses 3 F-16 ou muito me engano ou já se transformaram em vacas há muito tempo. A começar pelos motores.....  ::)

Vamos lá ver qual o motivo deste atraso.

Se for falta de verba, ainda mais reforçada fica a ideia de que esbanjar 200M em determinado programa, tem consequências para os demais.

A verba existe, já que faz parte do contrato da venda dos F-16 a Roménia.
Esta é cativada.

 :bang: :bang: :bang: :bang: :bang:

mesmo tendo em conta o despacho em 2024?

CA03 – No âmbito do Programa de alienação de cinco F-16M à Roménia, foi necessário
o reescalonamento do mesmo, para acomodar atrasos maioritariamente relacionados
com tempos de entrega de material muito elevados, e a atualização das capacidades do
SA F-16M que foram adiados para os anos de 2025 e subsequentes;


Oficialmente sofre do mesmo problema dos helicopteros evacuativos e das armas principais dos NPO, não existe disponibilidade no mercado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2373
  • Recebeu: 1011 vez(es)
  • Enviou: 203 vez(es)
  • +560/-225
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3819 em: Junho 03, 2025, 09:25:37 pm »
Percebo :-\

Dúvido que aconteca, mas talvez com a sorte FAP responde-me com mais alguma informação  :)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6812
  • Recebeu: 7519 vez(es)
  • Enviou: 5102 vez(es)
  • +10189/-2930
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3820 em: Junho 04, 2025, 06:10:47 pm »
Citar
Photo Gallery: Portuguese Air Force patrols the Baltic skies from Estonia

https://www.nato.int/cps/en/natohq/photos_235882.htm?selectedLocale=uk

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf