O 6º KC seria um desperdício de dinheiro. 110M que fazem falta noutros programas.
Os ST fazem sentido para CAS, para países que têm que fazer COIN com frequência (não é o nosso caso). Em Portugal, um país que tem falta de pilotos de caça, não se pode desperdiçar esta mão de obra tão especializada, em avionetas COIN. CAS em Portugal, para TOs de baixa intensidade, devia ser feito com UCAVs. Usar Super Tucanos, com pilotos lá dentro, para fazer o mesmo que um Bayraktar TB2 faz, é só absurdo.
E aqui das duas uma:
-em caso de conflito, os pilotos instrutores limitam-se à instrução, mantendo a capacidade do país de formar mais pilotos para as aeronaves de combate - e neste caso, basta-nos ter aeronaves de treino baratas que cumpram a missão, sem competências de combate;
-ou queremos que estes pilotos instrutores façam parte da componente operacional, com funções de combate - e neste caso comprávamos um modelo a jacto, armado e com todos os sensores e equipamentos necessários, e tirávamos total proveito destes pilotos, com aeronaves de combate minimamente competentes e úteis em conflitos "a sério".
De resto, nas esquadras de F-16... era fazer o upgrade para V, e comprar o armamento necessário.