Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Menacho

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #840 em: Fevereiro 06, 2012, 10:57:39 pm »
Portugal tiene dos bloques de F16, 20 nuevos y 20 de segunda mano.

Estos últimos los tienen a la venta.

Además han perdido al menos 2 en accidentes, y uno lo usan al estar pasado de horas como exhibición estática, ya que no vuela.
 

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LuisC

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #841 em: Fevereiro 07, 2012, 12:34:11 am »
Julgo que estarão uns 24 ou 25 F-16 a voar mas o programa de modernização dos restantes creio que continua.
Quanto à prevista venda de alguns aparelhos, parece-me que a ideia tem perdido força nos últimos tempos. Provavelmente os responsáveis da FAP já estão a prever que o F-16 vai voar em Portugal mais tempo que o previsto, logo, vão ser necessários aparelhos para canibalizar. :)

Relativamente à comparação entre os F-16 e o F-18...num combate a-ar, equipados com o mesmo armamento (AIM-9X/IRIS-T e AMRAAM), não tenho dúvidas…preferia estar sentado no cockpit do F-16.


Citar
En resumen el F-18 era superior en potencial belico, carga de armas, operatividad con mal tiempo, radio de accion, combate BVR y capacidad de crecimiento
Caro Menacho, pelo que sei, o raio de acção do F-18 é inferior ao do F-16.

Cumps.
 

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TARZAN

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #842 em: Fevereiro 07, 2012, 02:43:42 am »
Citação de: "LuisC"
Julgo que estarão uns 24 ou 25 F-16 a voar mas o programa de modernização dos restantes creio que continua.
Quanto à prevista venda de alguns aparelhos, parece-me que a ideia tem perdido força nos últimos tempos. Provavelmente os responsáveis da FAP já estão a prever que o F-16 vai voar em Portugal mais tempo que o previsto, logo, vão ser necessários aparelhos para canibalizar. :shock:
 

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Crypter

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #843 em: Fevereiro 09, 2012, 12:21:41 pm »
Citação de: "TARZAN"
Os quedáis entonces con solo 25 o 26 F-16  :shock:


Neste momento, para quê mais????
 

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PereiraMarques

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #844 em: Fevereiro 09, 2012, 05:20:31 pm »
As contas não são facéis de fazer:

45 fuselagens recebidas (20 no programa Peace Atlantis (I) e 25 no programa Peace Atlantis II).
2 fuselagens destruídas (15111 e 15140).
2 fuselagens em exposição estática (15100 e 15150).  
Logo, 41 "potenciais" fuselagens.
Durante os anos de 2012 e 2013 deverão ser ainda modernizadas 9 aeronaves.
O número de aeronaves para venda tem variado entre 8 a 12, mas até ao momento não tem aparecido nenhum comprador "sério".
 

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junger

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #845 em: Fevereiro 11, 2012, 03:49:45 am »
Citação de: "TARZAN"
Pues poco mas puedo añadir, para mi los F-18 son superiores a los F-16 se mire por donde se mire, aunque por destacar algo de los F-16 es que en ataque a tierra y en baja velocidad posiblemente si sean mejores, pero en un enfrentamiento como caza con un F-18.....

De todas maneras el F-16 es una maquina, y esta todavía en un gran nivel, y lo que le queda.

Una pregunta para nuestros amigos Lusos, de los 40 F-16, tenéis intención de vender alguno, o son otros guardados y están a la venta, en algún foro de las tribussudacas del otro lado del mar, comentaban la posible compra a Portugal de F-16 por Chile.

Portugal não vai vender qualquer dos F-16, dado que há na europa uma enorme oferta da parte de paises que querem substituir a frota F-16 e que tem maior capacidade financeira, o que lhes permite oferecer os seus F-16 a preços mas baixos que Portugal estará disposto a praticar.
Aliás a Holanda já tomou conta do mercado Chileno, tendo vendendo 36 aparelhos em dois lotes de 18, que se juntam a 10 aparelhos vendidos pelos EUA, totalizando 46 unidades (2 para peças).
 

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Menacho

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #846 em: Fevereiro 12, 2012, 10:35:32 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
As contas não são facéis de fazer:

45 fuselagens recebidas (20 no programa Peace Atlantis (I) e 25 no programa Peace Atlantis II).
2 fuselagens destruídas (15111 e 15140).
2 fuselagens em exposição estática (15100 e 15150).  
Logo, 41 "potenciais" fuselagens.
Durante os anos de 2012 e 2013 deverão ser ainda modernizadas 9 aeronaves.
O número de aeronaves para venda tem variado entre 8 a 12, mas até ao momento não tem aparecido nenhum comprador "sério".


De los 25 Peace Atlantis II, ¿no eran 5 destinados a piezas de repuesto, y no para volar?

Eso haría 20 +20 -2 destruidos, 38.
Los 5 para piezas NO pueden volar.
 

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PereiraMarques

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #847 em: Fevereiro 12, 2012, 11:37:15 pm »
Com a destruição do '15111' em 2002 decidiu-se modernizar uma das cinco fuselagens que à partida estaria destinada para peças, no sentido de garantir as 40 aeronaves inicialmente previstas.

Com a destruição do '15111' em 2008, esse número (potencial/previsto) diminui para 39 e dificilmente poderia volta a 40, porque o '15111' era uma fuselagem bilugar (BM) e a FAP não tem mais fuselagens bilugares em stock.

As fuselagens adicionais além de servirem para fornecer peças, vieram também no pressuposto que houvesse sempre uma ou duas fuselagens do lote do Peace Atlantis II com problemas estruturais que tornassem a sua modernização inviável ou muito difícil. Salvo erro é o caso do '15150' que se encontra num pedestal na porta de armas da BA5.

Neste caso, os últimos planos do anterior governo, considerado as duas aeronaves destruídas e as duas fuselagens inibidas, passavam pela modernização de 41 aeronaves F-16, com a venda de 8 destas e a manutenção de 33 ao serviço da FAP.

Do actual governo não são conhecidos nenhuns planos em concretos, apenas a intenção de redução generalizada das Forças Armadas, consubstanciada na meta de limitar o número de militares em serviço activo nos três ramos a 30.000 elementos.
 

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Lightning

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #848 em: Fevereiro 13, 2012, 12:35:55 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Com a destruição do '15111' em 2002 decidiu-se modernizar uma das cinco fuselagens que à partida estaria destinada para peças, no sentido de garantir as 40 aeronaves inicialmente previstas.

Com a destruição do '15111' em 2008, esse número (potencial/previsto) diminui para 39 e dificilmente poderia volta a 40, porque o '15111' era uma fuselagem bilugar (BM) e a FAP não tem mais fuselagens bilugares em stock.

Só uma correcção, a aeronave destruida em 2008 tinha o nº de cauda 15140, penso que o nº 15111 não voltou a ser utilizado em nenhum avião após a destruição do original em 2002.
 

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PereiraMarques

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #849 em: Fevereiro 13, 2012, 10:21:09 am »
Exacto. Enganei-me, basta ver que no post anterior tinha referência à aeronave acidentada em 2008 como sendo o '15140'.  :G-beer2:
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #850 em: Fevereiro 25, 2012, 11:08:38 am »
Citar
Intercepção dos F16

http://www.24horasnewspaper.com/fotonews/2811/pdf/08.PDF

Citar
Bulgaria request information’s on Portuguese F-16s.

 

Bulgaria´s Ministry of National Defence recently requested information’s to Portugal´s procurement agency DGAIED (Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa) on Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa-FAP) Lockheed Martin F-16AM/BM Fighting Falcon combat aircraft.

 


The DGAIED indicated the availability for sale to Bulgaria of 5 single-seat and 3 twin-seat Jane´s has learnt.

 

This official request of information from Bulgaria, indicate that the country is still keeping alive its plan to procure combat aircraft even looking to second-hand and new built aircraft to replace their MiG-21Bis/UM and Su-25K/UBK Frogfoot aircraft. Bulgaria also operates 16 MiG-29A/UBs overhauled by RAC "MiG" and TEREM Georgi Benkovski for US$48 million.

 

The request for information sent to Portugal follows contacts previously made with several countries for new and used fighters.

 

In 2006, Portugal´s put for sale 10 aircraft considered as surplus while in 2008, the target was reduced to 10. The MoD has maintained talks with several countries in Eastern Europe and the Middle-East regarding a possible sale of the aircraft.


 

In the 90´s, Portugal procured a total of 20 new built F-16A/B Block 15 OCUs under Peace Atlantis I program and 25 second-hand aircraft under Peace Atlantis II program.

 

AN/AAQ-28 LITENING AT targeting pods, AIM-120 C5 AMRAAM and AIM-9 Li Sidewinder air-to-air missile s, GBU-12 guided ammunition kits and JHMCS  helmets were later acquired to fit the aircraft.

 



janes
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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typhonman

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #851 em: Fevereiro 25, 2012, 09:49:32 pm »
A confirmar-se ficamos com 33 F-16MLU... Nos tempos instáveis que vivemos, a razão aconselhava a modernizarem-se os 40.... Espero que com o dinheiro da venda, ao menos se comprem munições inteligentes para os restantes, como JSOW LJDAM e AIM-9X.
 

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PereiraMarques

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #852 em: Fevereiro 25, 2012, 11:13:55 pm »
Isso vai é tudo para o déficit...O interessante é estarem todos os 'B' do Peace Atlantis II nesse lote para venda (menos o '15140' por motivos óbvios!).
 

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Johnnie

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #853 em: Fevereiro 26, 2012, 01:48:06 pm »
Boas

Completamente impossível a FAP vender 3 vipers B  :mrgreen:

Estas noticias no entanto ficam sempre bem perante a Opinião publica lá isso ficam mas se o problema é esse vendam os Pumas e Aviocar!!!
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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typhonman

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #854 em: Fevereiro 26, 2012, 02:34:12 pm »
Claro, há que mostrar que este é um governo, que a semelhança dos outros corta nas FA´s e vende F-16... Isto cai sempre bem na opinião pública. :roll: