Com a destruição do '15111' em 2002 decidiu-se modernizar uma das cinco fuselagens que à partida estaria destinada para peças, no sentido de garantir as 40 aeronaves inicialmente previstas.
Com a destruição do '15111' em 2008, esse número (potencial/previsto) diminui para 39 e dificilmente poderia volta a 40, porque o '15111' era uma fuselagem bilugar (BM) e a FAP não tem mais fuselagens bilugares em stock.
As fuselagens adicionais além de servirem para fornecer peças, vieram também no pressuposto que houvesse sempre uma ou duas fuselagens do lote do Peace Atlantis II com problemas estruturais que tornassem a sua modernização inviável ou muito difícil. Salvo erro é o caso do '15150' que se encontra num pedestal na porta de armas da BA5.
Neste caso, os últimos planos do anterior governo, considerado as duas aeronaves destruídas e as duas fuselagens inibidas, passavam pela modernização de 41 aeronaves F-16, com a venda de 8 destas e a manutenção de 33 ao serviço da FAP.
Do actual governo não são conhecidos nenhuns planos em concretos, apenas a intenção de redução generalizada das Forças Armadas, consubstanciada na meta de limitar o número de militares em serviço activo nos três ramos a 30.000 elementos.