Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Cláudio C.

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #705 em: Agosto 30, 2010, 03:38:34 pm »
Eu quero crer que com, os muitos anos que os nossos F-16 MLU ainda vao ter pela frente, mais cedo ou mais tarde, vao ser submetidos a esta "modernizaçao", mas e so a minha opiniao...
E Pluribus Unum
 

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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #706 em: Agosto 30, 2010, 04:11:35 pm »
Boas
Não é esse o radar a que me referia mas sim um novo radar feito pra equipar os f16 mlu não o radar utilizado nos block 60.
Acho que postaram o link desse radar num topico que não me recordo.
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #707 em: Agosto 30, 2010, 04:17:03 pm »
Boas

Ao que parece já só existem 3 F16 OCU's no activo  15115, o 15116 e o 15119. Sim senhor, quem diria que um programa que deu tantos problemas no inicio está quase acabar.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #708 em: Agosto 30, 2010, 04:25:24 pm »
Boas
Alguem tem fotos dos nossos AIM-120 Amraam das versões B e C?
Cumps
 

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PereiraMarques

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #709 em: Agosto 30, 2010, 04:36:33 pm »
Citação de: "nelson38899"
Boas

Ao que parece já só existem 3 F16 OCU's no activo  15115, o 15116 e o 15119. Sim senhor, quem diria que um programa que deu tantos problemas no inicio está quase acabar.

É mais ao contrário, dos 19 F-16 A/B OCU do Peace Atlantis (I) (dos 20 originais o 15111 foi destruído), foram modernizados para MLU apenas 6 (seis), o 15101, o 15102, o 15104, o 15105, o 15108 e o 15114.

Faltando modernizar 13 (treze), o 15103, o 15106, o 15107, o 15109, o 15110, o 15112, o 15113, o 15115, o 15116, o 15117, o 15118, o 15119 e o 15120.
 

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nelson38899

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #710 em: Agosto 30, 2010, 04:54:29 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "nelson38899"
Boas

Ao que parece já só existem 3 F16 OCU's no activo  15115, o 15116 e o 15119. Sim senhor, quem diria que um programa que deu tantos problemas no inicio está quase acabar.

É mais ao contrário, dos 19 F-16 A/B OCU do Peace Atlantis (I) (dos 20 originais o 15111 foi destruído), foram modernizados para MLU apenas 6 (seis), o 15101, o 15102, o 15104, o 15105, o 15108 e o 15114.

Faltando modernizar 13 (treze), o 15103, o 15106, o 15107, o 15109, o 15110, o 15112, o 15113, o 15115, o 15116, o 15117, o 15118, o 15119 e o 15120.

Obrigado, pela informação
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Agostinho da Silva
 

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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #711 em: Agosto 30, 2010, 05:07:17 pm »
http://www.saorbats.com.ar/Noticias/Not ... guesas.htm
Já é bastante antigo mas numa das noticias fala na aquisição de um lote adicional
de misseis AIM120 para complementar os 10 AIM120B já recebidos (na altura).
Isso significa que pelo menos temos 10 AIM120B e mais uns quantos AIM120C ao serviço pros f16. :D

Citar
Governo Português gasta 21,07 Milhões de Euros equipamentos para os F16s.
Segundo fontes da Força Aérea Portuguesa, o Governo Português vai gastar ainda este ano cerca de 21,07 Milhões de Euros na aquisição de vários equipamentos para os F16A/B MLU que estão a ser modificados nas instalações da empresa Portuguesa OGMA em parceria com a Lockheed Martin Corporation. O Ministro da Defesa, após propostas do Chefe do Estado Maior da Força Aérea, aceitou seis pedidos de aquisições previstas na Lei de Programação Militar. Consequentemente o MDN autorizou a Força Aérea Portuguesa a assinar as LOAs (Letter of Offer & Acceptance), junto das empresas fornecedoras dos equipamentos.

Destas aquisições fazem parte vários equipamentos como 8 sistemas de treino em combate ACMI (Air Combat Manoeuvring Instrumentation) contidos dentro de um pod e a modernização dos 3 já existentes e adquiridos na década de 90 a empresa Israelita BVR Systems Ltd (modelo EHUD), assim como a compra de uma estacão de debriefing terrestre e actualização da estacão existente.
Um segundo lote de mísseis ar - ar de médio alcance Raytheon Missile Systems AIM 120B AMRAAM (Advanced Medium Range Air - to - Air Missile) para completar o lote de 10 mísseis recebidos em Janeiro.
560 componentes explosivos CAD (Cartridge Actued Devices) para o sistema de ejecção dos F16s.
Aquisição de sobressalentes, componentes, reparações, acessórios, calibrações de equipamentos, suporte e actualização de software. Upgrade das bombas hidráulicas da cada aeronave e finalmente prevê-se aquisição de 30 tail kits de emprego de munições guiadas com precisão Boeing Corporation GBU 32 JDAM (Joint Direct Attack Munition) para equipar as bombas MK 84 de 428 Kilos. Mais tarde, a FAP tenciona adquirir um pequeno lote de armamento altamente letal de nova geração Raytheon Company AGM 154B JSOW (Joint Stand Off Weapon).

Segundo fontes Governamentais, os F16s vão ser utilizados na vigilância dos estádios de Futebol durante o campeonato Europeu de futebol (EURO 2004) que será realizado em Portugal durante o mês de Junho. O Ministro da Defesa Nacional fez inclusive um pedido oficial a NATO, para esta efectuar a vigilância do espaço aéreo Português através de aviões Boeing E3A AWACS.
 

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U209PN

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #712 em: Agosto 30, 2010, 05:09:48 pm »
Já agora, quais sao os f16 em processo de modernizaçao neste momento?
 

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U209PN

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #713 em: Agosto 30, 2010, 06:51:30 pm »
Aqui: http://www.eads.com/eads/france/fr.html#/story-1  podemos 2 F16 Portugueses a reabastecerem-se no ar pelo novo A330 MRTT com o novo sistema: Airbus refuelling boom!!!
 

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paraquedista

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #714 em: Agosto 31, 2010, 05:52:38 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "nelson38899"
Boas

Ao que parece já só existem 3 F16 OCU's no activo  15115, o 15116 e o 15119. Sim senhor, quem diria que um programa que deu tantos problemas no inicio está quase acabar.

É mais ao contrário, dos 19 F-16 A/B OCU do Peace Atlantis (I) (dos 20 originais o 15111 foi destruído), foram modernizados para MLU apenas 6 (seis), o 15101, o 15102, o 15104, o 15105, o 15108 e o 15114.

Faltando modernizar 13 (treze), o 15103, o 15106, o 15107, o 15109, o 15110, o 15112, o 15113, o 15115, o 15116, o 15117, o 15118, o 15119 e o 15120.

Obrigado, pela informação

So uma pequena correccao, o 15110 completou o MLU no final do ano passado.

Os proximos a completar o MLU deverao ser: 15106, 15109, 15117, 15107

O 15130 ja devia ter saido, mas talvez tenha havido alteracoes ao programa, pois so tem saido F16 do PA I.

Um aviao que desapareceu dos radares foi o 15120, que estava desmontado no final do ano passado em Monte Real e que continua sem voar e nao aparece nas listas dos proximos avioes a fazer MLU...

http://www.f-16.net/aircraft-database/F ... force/POAF

Tambem me parece que existem algumas incorreccoes na Database do f16.net, pois penso que nenhum destes  (15130, 15131 e 15135) estao a voar e la referem que ja estao activos na Esq 301
 

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chaimites

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #715 em: Setembro 01, 2010, 12:45:13 am »
Boas

Enquanto a gente anda a modrenizar a USAF vai transformar  126  f16 em alvos aereos

The Lockheed-Martin F-16 Fighting Falcon is the flagship jet of the Thunderbirds, the U.S. Air Force’s precision flying team, and is flown by the Air Force, Air Force Reserves and Air National Guard.  But the fighter has been in service since 1979 and early models that are getting long in the tooth are now marching into retirement. They won’t go quietly, though. The Air Force has launched a program to convert many of these F-16s into QF-16 drones that will intentionally be shot down.

The Fighting Falcon is being turned into a clay pigeon that can streak through the sky at a speed in excess of Mach 2, or twice the speed of sound.

Boeing was awarded a $69.7 million contract from the Air Force to convert six F-16s as the first phase of the Q-16 program. Eventually as many as 126 of the sleek fighters will be converted into drones to be used as targets to test newly developed air-to-air weapons and tactics. [Read "7 Unmanned Airborne Warriors."]

The conversion is now underway at the company’s Cecil Field facility in Jacksonville, Fla. The first group of QF-16s will be turned over to the Air Force for testing in June 2012, said Bob Insinna, Boeing’s QF-16 program manager. The QF-16s will replace the current cro of QF-4 drones, which are converted versions of a Vietnam-era warhorse, the F-4 Phantom.

More agile targets

The number of usable F-4s is dwindling and the F-16s are higher performing aircraft that will provide a more realistic testing environment. The QF-16 drones will have the same performance capabilities as the F-16 fighter. The F-16, Insinna told TechNewsDaily, “is smaller, more maneuverable and more difficult to fight against.”
When the F-16s arrive at Boeing’s facility, they are stripped down to remove unneeded parts, including the fighter’s Vulcan six-barrel 20mm cannon. Because the Air Force requires that the QF-16 be able to fly in both manned and unmanned modes, Boeing will modify the flight control system, working in a teaming arrangement with BAE, the original equipment manufacturer for the F-16 flight control system.

Other modifications to the F-16 include installation of a flight termination system that can destroy the drone if it goes out of control, command telemetry systems so the drone can be controlled from the ground and a scoring system to gauge the accuracy of air-to-air missiles fired at the drone.

Transformers

Boeing will convert the six F-16s in a parallel operation that uses a cellular approach much like an assembly line to advance the aircraft through each stage of the conversion process. It will take seven months for each F-16 to be converted into a QF-16.

The final stage in the conversion process is painting parts of the QF-16 a bright orange as a visual aid to signify it is a target drone. Typically, the tail and the tips of the horizontal stabilizers and wing are painted. The orange paint is the only readily apparent visual distinction between the F-16 and its doomed QF-16 derivative.

When the QF-16 is being flown by a pilot aboard it will be used to evaluate tactics and electronic warfare and electronic countermeasures such as radar jamming. Switching over to autonomous operation is “just a flip of a switch,” said Insinna.

The QF-16 may have an active retirement, but it won’t be a long one. A drone on average has an operational lifespan of 50 to 300 hours, he said.
 

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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #716 em: Setembro 01, 2010, 02:08:16 pm »
Boas
Gostaria de saber que suportes para armamentos a FAP tem à disposição para os F16.
Se puderem postem fotos desses mesmos suportes ou entao os nomes dos mesmos.
Cumps
 

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dc

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #717 em: Setembro 01, 2010, 02:52:25 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "dc"
Boas
Seria viavel acrescentar à modernização dos F16 o novo radar AESA desenvolvido recentemente para os F16MLU ?
Se alguém soubesse dessa tal radar agradecia que postassem o link sobre ele.
Cumps

http://www.es.northropgrumman.com/solut ... aesaradar/

E referia-me ao radar SABR que tambem ta no fim da pág. do link que pôs.
 

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PereiraMarques

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #718 em: Setembro 14, 2010, 05:08:41 pm »
Fotos do mais recente MLU, o "15130", do lote do "Peace Atlantis II".

Citar
82-1022  61-615
Delivered: 82022   F-16A Block 15P  21 May 1984
Current: 15130  POAF Esq 301  F-16A Block 20 MLU  Jul 2010 [act]  

http://www.f-16.net/aircraft-database/F ... file/1352/



Autor: cycle_devil
Fonte: http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f=12&t=2432
 

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Re: 40 F16A/B MLU?
« Responder #719 em: Setembro 16, 2010, 04:55:16 pm »
Quantos MLU são agora?