Bom a questão do F-16 não é assim tão má... claro que os EUA nunca ficam a perder nestes negócios ("quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é burro ou não tem arte"!)... de qualquer modo com alguns devem saber os encargos com a actualização do MLU, em termos de investigação e desenvolvimento de tecnologias a aplicar na aeronave são suportadas por um conjunto de países europeus utilizadores de F-16 - a EPAF - sendo que para nós o custo repartido traduz-se em cerca de 6% do total (bastante aceitável, é proporcional ao número de aeronaves que cada país tem) e o custo de um F-16 MLU é incomparavelmente inferior ao de um caça europeu. Seja pela massificação de utilizadores desta plataforma nas várias versões seja pela quantidade existente (se fosse assim tão mau só os "ceguinhos" é que o teriam), é um produto com valores firmados e está em permanente actualização.
Um aparte muito aparte, só espero que se eventualmente decidirem vender algumas das nossas máquinas que vendam OCU's, porque se caem no erro de vender MLU's a países fora da NATO ou que os EUA não autorizem a venda com o padrão MLU... acontece como o último negócio da venda dos holandeses que venderam (não sei o número) MLU's ao Chile (foi isso? hummm devo tar a dar um tiro no pé! não sei precisar) e então os americas disseram sim senhor podem vender mas ´só com um downgrade....resultado lá tiveram os holandeses a gastar dinheiro na actualização, pagaram para os americas tirarem o que achavam ser sensivel e lá venderam as aeronaves. O chile depois quis o upgrade e os americas colocaram o mesmo material que tinham retirado quando estes eram dos holandeses.... resultado prático... a venda ficou-lhes, digamos, bem cara, deu foi prejuízo.
Quanto aos números efectivos, na melhor das hipoteses teremos os tais 30 ou 32 (depende das contas se incluem nos prontos os 02 que se perderam em acidentes ou não).