Mas como sou um pouquinho teimoso, continuo a dizer que eram 30 milhões pelas 2 fragatas - já que era o único equipamento a vender em 2007 (ano em que essa verba estava prevista).
Compreendo
Será que não poderia ter havido uma previsão que incluisse pagamentos parcelados e não o pagamento no ano da entrega ?
Eu apenas me limitei a utilizar os valores que foram referidos pela imprensa em alguns jornais. O valor de 30 milhões para cada fragata, pode facilmente ser confundido com 30 milhões pelas duas, porque a LPM não especifica nada e ninguém agora admitirá que inicialmente se valorizou cada fragata em 30 milhões
Aliás, se não for assim, os outros artigos acabam por ficar ainda mais sobrevalorizados que o que já estavam.
Não que a identificação do erro seja boa notícia.
A sobrevalorização dos items a vender, levou a que o valor investido no reequipamento das forças armadas aparecesse menor, pois estava baseado em cálculos de equipamentos que ou não valem nem a metade, ou nem sequer podem ser vendidos.
Outra questão que não temos referido, é que no mercado internacional, muitos equipamentos são considerados em Dolares e que em Dolares, o valor dos equipamentos subiu ainda mais, pelo que é normal que tenham sido feitas reduções com base nesse facto.
Também estou de acordo que não se trata de qualquer prejuízo.
O país não perdeu nenhum dinheiro porque a opção era deitar os navios para o lixo e receber ainda menos ou até ter que pagar pelo desmanche.
O problema é o erro (intencional) que estava na LPM.
Outra questão consiste em saber onde estão os SQS-510.
Se o Secretário de Estado diz que foram entregues e os uruguaios não acusarem a recepção, alguém se abotoou com os sonares, para transformar as consolas em máquinas de jogos...

Cumprimentos