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Substituiçao dos F-16's

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5730 em: Hoje às 01:46:09 pm »
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P.S. 2 - Se quero emoção vejo jogos do Sporting, como o de ontem.  Não preciso dos ST no Báltico. :mrgreen:

Estás a ver, nem em casa estamos seguros.
Ontem o Santa Clara foi assaltado aqui em casa por um Pinheiro e uma dúzia de lagartos...😉😅
João Pereira
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5731 em: Hoje às 01:58:56 pm »
A minha leitura...
14 se for o F35.
28 se forem outros.

Ou seja,  poderemos ter uma FAP de 14 caças F35.

A opinião da FAP é que valerá tanto como 28 dos "outros".

E a vossa?

O ser mais barato será nessa base. O custo de operar 14 F35's será mais baixo que operar 28 "outros".

É uma perspectiva.

14 caças com uma taxa de disponibilidade da FAP a rondar os 55%, quer dizer que às tantas entre manutenções e aparelhos inabilitados ou com restrições ao voo temos 7 a 8 caças disponíveis. Vão 4 para o báltico e ficam duas parelhas por cá. Finito.

Saudações

Ou seja, tal como no presente  :mrgreen:

Mas com um meio muito mais capaz...

Sejamos pragmáticos, provavelmente não dá  (para já) para mais.

Com AA's, cobertura radar, satélites,  FREMM EVO... estaremos muito melhores do que agora nas nossas capacidades de defesa aérea.

Seria uma solução de compromisso, dentro das nossas (muitas) limitações.

Mais tarde...

Bem visto, já seria um upgrade  :bang:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Mentat

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5732 em: Hoje às 02:07:11 pm »
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P.S. 2 - Se quero emoção vejo jogos do Sporting, como o de ontem.  Não preciso dos ST no Báltico. :mrgreen:

Estás a ver, nem em casa estamos seguros.
Ontem o Santa Clara foi assaltado aqui em casa por um Pinheiro e uma dúzia de lagartos...😉😅

Estávamos tão bem a tergiversar sobre assuntos relacionados com a FAP.  8)
É Natal, mas relembro aos mais esquecidos que o FCP gozou de 40 anos de café com leite, fruta para dormir e arbitros como o Calheiros. Já o Benfica... são tantos os processos que já lhes perdi a conta. Mas há de tudo para todos os gostos. Tráfico de influências, acesso indevido a informações judiciais confidenciais, fuga ao fisco, corrupção de jogadores adversários, etc etc.

Sei que causou muita rotura de lidamentos mas, segundo as regras, o penálti é bem assinalado.
Boas Festas a todos.
« Última modificação: Hoje às 02:08:54 pm por Mentat »
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5733 em: Hoje às 02:31:39 pm »
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P.S. 2 - Se quero emoção vejo jogos do Sporting, como o de ontem.  Não preciso dos ST no Báltico. :mrgreen:

Estás a ver, nem em casa estamos seguros.
Ontem o Santa Clara foi assaltado aqui em casa por um Pinheiro e uma dúzia de lagartos...😉😅

Estávamos tão bem a tergiversar sobre assuntos relacionados com a FAP.  8)
É Natal, mas relembro aos mais esquecidos que o FCP gozou de 40 anos de café com leite, fruta para dormir e arbitros como o Calheiros. Já o Benfica... são tantos os processos que já lhes perdi a conta. Mas há de tudo para todos os gostos. Tráfico de influências, acesso indevido a informações judiciais confidenciais, fuga ao fisco, corrupção de jogadores adversários, etc etc.

Sei que causou muita rotura de lidamentos mas, segundo as regras, o penálti é bem assinalado.
Boas Festas a todos.

E foi preciso 12 minutos para o ver? Fora o tempo de jogo onde já ia. :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. O MIrage 2000 chegou a fazer até à pouco CAP no Báltico. E tem um radar mais adequado que o f16AM?

https://milavreachout.org/nato-enhanced-air-policing/


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French Mirage 2000s during a Baltic Air Policing deployment
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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P44

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5734 em: Hoje às 03:12:03 pm »
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P.S. 2 - Se quero emoção vejo jogos do Sporting, como o de ontem.  Não preciso dos ST no Báltico. :mrgreen:

Estás a ver, nem em casa estamos seguros.
Ontem o Santa Clara foi assaltado aqui em casa por um Pinheiro e uma dúzia de lagartos...😉😅

Estávamos tão bem a tergiversar sobre assuntos relacionados com a FAP.  8)
É Natal, mas relembro aos mais esquecidos que o FCP gozou de 40 anos de café com leite, fruta para dormir e arbitros como o Calheiros. Já o Benfica... são tantos os processos que já lhes perdi a conta. Mas há de tudo para todos os gostos. Tráfico de influências, acesso indevido a informações judiciais confidenciais, fuga ao fisco, corrupção de jogadores adversários, etc etc.

Sei que causou muita rotura de lidamentos mas, segundo as regras, o penálti é bem assinalado.
Boas Festas a todos.

Isso




"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5735 em: Hoje às 03:18:01 pm »
Só para terminar o Off Topic, deixo aqui as estatísticas do João Pinheiro enquanto arbitro.
Mais claro que isto só se for àgua de nascente.  :)

https://www.transfermarkt.pt/joao-pinheiro/bilanz/schiedsrichter/14261
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5736 em: Hoje às 03:19:08 pm »
Estive a ver a totalidade da excelente entrevista do CEMFA e penso o seguinte.

Para já fico contente porque o mesmo confirma textualmente aquilo que sempre afirmei aqui. F35's,  por si só,  não trazem nada. Apenas se acompanhados de tudo o resto...

Depois, a certeza que teremos esse avião.  É nítida nesta entrevista a obrigatoriedade que a FAP dá à sua aquisição.

Quando ele "gagueja" um pouco relativamente aos números,  penso que dá a indicação que teremos no próximo ano a assinatura do contrato de 14 unidades.

Que poderão depois ser complementadas por mais até ao número 27/28.

Ou, com a aquisição de um segundo modelo de caça, que ele também faz questão de referir como comum na FAP.

Reparem também que dá a entender que o SAFE,  por ser para material europeu, não teve interesse para a FAP para a aquisição dos caças...
Mas por outro lado, foi a ajuda que faltava para aquisição do tal "restante" necessário aos F35, que virão através da LPM.

Penso que a discussão/dúvida do momento reside em escolher o parceiro para a G6 e o investimento nesse parceiro necessário,  leia-se, com compras.

A minha leitura...
A escolha seria o FCAS, teriamos EF T2 usados para safar os F16 até à chegada do F35, mais o restante pacote AIRBUS a discutir (A330MRTT, A400...), podendo depois esses EF serem modernizados ou substituidos por outros mais recentes caso o G6 atrase.

Com as confusões no programa, não deve estar fácil decidir, daí a pressão da SAAB, que viu novamente uma oportunidade.

Sinceramente,  não me pareceu que o CEMFA tenha grande interesse nisso, até porque se repararem, nem menciona outro modelo que não o F35.

Considera um segundo caça apenas como ligação ao futuro G6.

Fiquei curioso com a situação dos drones e com o potencial dos satélites.
João Pereira
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5737 em: Hoje às 04:36:55 pm »
Acabei agora de ver os 3 vídeos e posso dizer que apreciei bastante a entrevista. Franca, explicativa, pedagógica em certos pontos e sempre que foi preciso, sem fugir às questões mais sensíveis como valores, objetivos, desejos, etc. Só não percebi muito bem a calinada do CEMFA, quando afirmou que recebemos os nossos F-16 praticamente ao mesmo tempo que países como a Dinamarca ou a Noruega, algo que não é de todo verdade. Bélgica e Países Baixos começaram a receber os primeiros Fighting Falcon em 1979, Dinamarca e Noruega a partir do ano seguinte, e Portugal apenas em 1994, ou seja, 14/15 anos depois.

Talvez com isso tenha querido acentuar de forma implícita a urgência no processo de substituição dos F-16M, embora as suas palavras pouco depois pareçam ter colocado um pouco de água na fervura sobre o assunto. Foi notório o desconforto, ou "soluço" do CEMFA, quando a jornalista Valentina Marcelino fez eco das palavras do MDN acerca do processo de escolha do substituto do F-16 poder ser iniciado apenas em 2027 ao invés de já no ano que vem, e ele prontamente reforçou que tem a esperança que comece em 2026, fruto da revisão da Lei de Programação Militar.

De facto, das últimas frotas de caças ao serviço do nosso país, o F-16 é aquele que leva mais tempo no ativo. O F-84G voou com as cores nacionais durante 21 anos, o F-86F Sabre por 22, o Fiat G.91 cerca de 28, o A-7P ao longo de 18, o Alpha-Jet por 25 anos e então o F-16 a caminhar para 32 anos de operação contínua.
« Última modificação: Hoje às 04:47:21 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5738 em: Hoje às 04:57:09 pm »
Acabei agora de ver os 3 vídeos e posso dizer que apreciei bastante a entrevista. Franca, explicativa, pedagógica em certos pontos e sempre que foi preciso, sem fugir às questões mais sensíveis como valores, objetivos, desejos, etc. Só não percebi muito bem a calinada do CEMFA, quando afirmou que recebemos os nossos F-16 praticamente ao mesmo tempo que países como a Dinamarca ou a Noruega, algo que não é de todo verdade. Bélgica e Países Baixos começaram a receber os primeiros Fighting Falcon em 1979, Dinamarca e Noruega a partir do ano seguinte, e Portugal apenas em 1994, ou seja, 14/15 anos depois.

Talvez com isso tenha querido acentuar de forma implícita a urgência no processo de substituição dos F-16M, embora as suas palavras pouco depois pareçam ter colocado um pouco de água na fervura sobre o assunto. Foi notório o desconforto, ou "soluço" do CEMFA, quando a jornalista Valentina Marcelino fez eco das palavras do MDN acerca do processo de escolha do substituto do F-16 poder ser iniciado apenas em 2027 ao invés de já no ano que vem, e ele prontamente reforçou que tem a esperança que comece em 2026, fruto da revisão da Lei de Programação Militar.

De facto, das últimas frotas de caças ao serviço do nosso país, o F-16 é aquele que leva mais tempo no ativo. O F-84G voou com as cores nacionais durante 21 anos, o F-86F Sabre por 22, o Fiat G.91 cerca de 28, o A-7P ao longo de 18, o Alpha-Jet por 25 anos e então o F-16 a caminhar para 32 anos de operação contínua.
Talvez ele queria dizer que o MLU foi ao mesmo tempo
 

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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5739 em: Hoje às 07:12:48 pm »
Acabei agora de ver os 3 vídeos e posso dizer que apreciei bastante a entrevista. Franca, explicativa, pedagógica em certos pontos e sempre que foi preciso, sem fugir às questões mais sensíveis como valores, objetivos, desejos, etc. Só não percebi muito bem a calinada do CEMFA, quando afirmou que recebemos os nossos F-16 praticamente ao mesmo tempo que países como a Dinamarca ou a Noruega, algo que não é de todo verdade. Bélgica e Países Baixos começaram a receber os primeiros Fighting Falcon em 1979, Dinamarca e Noruega a partir do ano seguinte, e Portugal apenas em 1994, ou seja, 14/15 anos depois.

Talvez com isso tenha querido acentuar de forma implícita a urgência no processo de substituição dos F-16M, embora as suas palavras pouco depois pareçam ter colocado um pouco de água na fervura sobre o assunto. Foi notório o desconforto, ou "soluço" do CEMFA, quando a jornalista Valentina Marcelino fez eco das palavras do MDN acerca do processo de escolha do substituto do F-16 poder ser iniciado apenas em 2027 ao invés de já no ano que vem, e ele prontamente reforçou que tem a esperança que comece em 2026, fruto da revisão da Lei de Programação Militar.

De facto, das últimas frotas de caças ao serviço do nosso país, o F-16 é aquele que leva mais tempo no ativo. O F-84G voou com as cores nacionais durante 21 anos, o F-86F Sabre por 22, o Fiat G.91 cerca de 28, o A-7P ao longo de 18, o Alpha-Jet por 25 anos e então o F-16 a caminhar para 32 anos de operação contínua.

Mas também, salvo erro meu, creio que todas essas frotas referidas eram de usados. O primeiro lote dos nossos F-16 era novo (se bem que já numa versão ultrapassada, mas adiante) e daí se calhar a sua longevidade...
Cumprimentos,
 

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Pilotasso

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5740 em: Hoje às 08:57:36 pm »
Talvez ele queria dizer que o MLU foi ao mesmo tempo

naaaah, o MLU também foi mais tarde que os outros para não variar.  :mrgreen:
 Sem recorrer à IA, se bem me lembro a maior parte dos membros da EPAF fez MLU em meados dos anos 90 e nós só em 2003 (o primeiro).
« Última modificação: Hoje às 08:58:03 pm por Pilotasso »
 

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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5741 em: Hoje às 10:34:58 pm »
Estive a ver a totalidade da excelente entrevista do CEMFA e penso o seguinte.

Para já fico contente porque o mesmo confirma textualmente aquilo que sempre afirmei aqui. F35's,  por si só,  não trazem nada. Apenas se acompanhados de tudo o resto...

Depois, a certeza que teremos esse avião.  É nítida nesta entrevista a obrigatoriedade que a FAP dá à sua aquisição.

Quando ele "gagueja" um pouco relativamente aos números,  penso que dá a indicação que teremos no próximo ano a assinatura do contrato de 14 unidades.

Que poderão depois ser complementadas por mais até ao número 27/28.

Ou, com a aquisição de um segundo modelo de caça, que ele também faz questão de referir como comum na FAP.

Reparem também que dá a entender que o SAFE,  por ser para material europeu, não teve interesse para a FAP para a aquisição dos caças...
Mas por outro lado, foi a ajuda que faltava para aquisição do tal "restante" necessário aos F35, que virão através da LPM.

Penso que a discussão/dúvida do momento reside em escolher o parceiro para a G6 e o investimento nesse parceiro necessário,  leia-se, com compras.

A minha leitura...
A escolha seria o FCAS, teriamos EF T2 usados para safar os F16 até à chegada do F35, mais o restante pacote AIRBUS a discutir (A330MRTT, A400...), podendo depois esses EF serem modernizados ou substituidos por outros mais recentes caso o G6 atrase.

Com as confusões no programa, não deve estar fácil decidir, daí a pressão da SAAB, que viu novamente uma oportunidade.

Sinceramente,  não me pareceu que o CEMFA tenha grande interesse nisso, até porque se repararem, nem menciona outro modelo que não o F35.

Considera um segundo caça apenas como ligação ao futuro G6.

Fiquei curioso com a situação dos drones e com o potencial dos satélites.

Boa noite caro Lampuka,
Se reparares, no inicío da semana, escrevi isso aqui, 14 F-35A, que é o mínimo para termos 5G, complementados com Eurocanard, quase certo Typhoon, de modo a entrarmos no futuro GCAP.
A Airbus apresentará nesse pacote, como já o afirmei aqui, A-400M, A-330 e eventualmente H-225 Caracal.
Cps
 
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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5742 em: Hoje às 10:37:38 pm »
Estive a ver a totalidade da excelente entrevista do CEMFA e penso o seguinte.

Para já fico contente porque o mesmo confirma textualmente aquilo que sempre afirmei aqui. F35's,  por si só,  não trazem nada. Apenas se acompanhados de tudo o resto...

Depois, a certeza que teremos esse avião.  É nítida nesta entrevista a obrigatoriedade que a FAP dá à sua aquisição.

Quando ele "gagueja" um pouco relativamente aos números,  penso que dá a indicação que teremos no próximo ano a assinatura do contrato de 14 unidades.

Que poderão depois ser complementadas por mais até ao número 27/28.

Ou, com a aquisição de um segundo modelo de caça, que ele também faz questão de referir como comum na FAP.

Reparem também que dá a entender que o SAFE,  por ser para material europeu, não teve interesse para a FAP para a aquisição dos caças...
Mas por outro lado, foi a ajuda que faltava para aquisição do tal "restante" necessário aos F35, que virão através da LPM.

Penso que a discussão/dúvida do momento reside em escolher o parceiro para a G6 e o investimento nesse parceiro necessário,  leia-se, com compras.

A minha leitura...
A escolha seria o FCAS, teriamos EF T2 usados para safar os F16 até à chegada do F35, mais o restante pacote AIRBUS a discutir (A330MRTT, A400...), podendo depois esses EF serem modernizados ou substituidos por outros mais recentes caso o G6 atrase.

Com as confusões no programa, não deve estar fácil decidir, daí a pressão da SAAB, que viu novamente uma oportunidade.

Sinceramente,  não me pareceu que o CEMFA tenha grande interesse nisso, até porque se repararem, nem menciona outro modelo que não o F35.

Considera um segundo caça apenas como ligação ao futuro G6.

Fiquei curioso com a situação dos drones e com o potencial dos satélites.

Boa noite caro Lampuka,
Se reparares, no inicío da semana, escrevi isso aqui, 14 F-35A, que é o mínimo para termos 5G, complementados com Eurocanard, quase certo Typhoon, de modo a entrarmos no futuro GCAP.
A Airbus apresentará nesse pacote, como já o afirmei aqui, A-400M, A-330 e eventualmente H-225 Caracal.
Cps
Uma esquadra de cada é, de facto, o mal menor... esperemos que venham mesmo os 14 F-35A... e que entremos no GCAP, nem que seja como parceiro menor... vai haver muito trabalho em CCF, mesmo que não haja no aparelhp em si...
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5743 em: Hoje às 11:06:00 pm »
A única coisa que ainda não percebi é como o pacote AIRBUS nos dará entrada no GCAP?
Não seria antes no FCAS?
João Pereira