F-35A e F-15EX... eu tenho um fascínio especial pelo F15.
Mas de Eurofighter também íamos muito bem servidos!
Se o objetivo e reduzir a dependencia dos Estados Unidos, o F15 nao faz qualquer sentido.
Estando o F35 "garantido", a minha preferencia vai para o modelo de 4a geracao com o custo de operacao e manutencao mais baixos
1-Como vimos os custos de manutenção dos eurocanards não são tão diferentes como á primeira vista parece (até porque a economia de escala e a capacidade de produção, suporte técnico e logístico do fabricante não é a igual para os 3 modelos existentes).
2-Por outro lado ainda não vi ninguém mencionar o potencial custo de perdas, porque tratando-se de uma aeronave militar é sabido que o conflito real (e nos tempos atuais ainda mais relevante) colocará á prova homem e maquina. Como o treino é algo que se pode melhorar no curto de espaço de tempo mas as maquinas podem durar perto de 10 anos a substituir, logo para ter o custo menor em perdas convém escolher a aerovane mais capaz traduzindo-se numa menor probabilidade de perdas i.e. de sobreviver. Este aspecto é ainda mais critico quando se considera o numero reduzido de aeronaves que portugal pretende.
Quando se conjuga o ponto numero 1 e numero 2 parece obvio que o melhor não é ser barateiro, até porque esta abordagem não trará benefícios práticos significativos. Mas ainda não acabei:
3- Ao pensar no caça de 4ª geração para complementar o de 5ª, convém que o primeiro seja capaz de aproveitar ao máximo a capacidade partilhada de combate net-centrica, o elo mais fraco será o menor denominador comum no modo cooperativo entre ambos (e sabemos que não haverá F-35's suficientes para carregar tudo ás costas). Por isso eu acho que novamente o Eurofighter podendo ser mais veloz, voar mais alto, com mais alcance e carga de misseis permitiria limitar esse denominador comum apenas ao fator de furtividade já que em termos cinéticos ele seria superior ao F-35 am alguns aspectos. Por outro lado o gripen sendo mais limitado em todos os aspectos baixaria bastante o rendimento desta cooperação em combate. No limite inadequado em vários cenários sendo inútil para complementar o F-35 na mesma operação militar.
Por isso volto a frisar, o gripen não é o caça indicado para a situação geostratégica de Portugal, nem para poupar uns cobres, mais tarde essa poupança virtual vai sair caro.