Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (2.9%)
F-35
61 (43.6%)
Rafale
22 (15.7%)
Gripen
36 (25.7%)
Eurofighter Typhoon
17 (12.1%)

Votos totais: 140

Substituiçao dos F-16's

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5535 em: Novembro 19, 2025, 02:32:23 pm »
Por volta da visita do Macron a Portugal, eu disse que haveria de vir cá o Rei da Suécia.

Está a decorrer uma visita dos reis da Suécia e do Governo Sueco ao Canadá.

Está-se a assistir a um esforço enorme para vender Gripens ao Canadá, com montagem/produção a cargo da Bombardier.
Já existe parceria com a Bombardier para o Globaleye.

Aguardamos.   


Uma ideia:
Se é uma mistura que queremos...   e se nós ficássemos com os 16 ou 18 F-35 que o Canadá já se comprometeu a pagar?
E o resto fosse Gripen E feitos no Canadá?

Este é um tempo de bons negócios.
É abrir a pestana.



Esta loira que aparece no video não é uma loira qualquer.
Ela é a Deputy Prime Minister da Suécia.

É incrível a forma como ela fala abertamente da América e do Trump como parceiros em que não se pode confiar.
E isto quando a Suécia (para já) precisa de meter motores americanos no Gripen.

Só que:

GKN Aerospace Sweden AB (Trollhättan)
Core business: Develops and manufactures engine components for civil and military aircraft, as well as rocket engines.
Products:
Intermediate cases
Compressor exhaust cases
Turbine structures
Nozzles
Technologies:
Additive manufacturing (laser-wire deposition)
Advanced welding for high-temperature alloys
Global reach: Components found in 90% of all new large passenger aircraft worldwide.

Ahhhh!
Já percebi.

   
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5536 em: Novembro 19, 2025, 02:57:45 pm »
Por volta da visita do Macron a Portugal, eu disse que haveria de vir cá o Rei da Suécia.

Está a decorrer uma visita dos reis da Suécia e do Governo Sueco ao Canadá.

Está-se a assistir a um esforço enorme para vender Gripens ao Canadá, com montagem/produção a cargo da Bombardier.
Já existe parceria com a Bombardier para o Globaleye.

Aguardamos.   


Uma ideia:
Se é uma mistura que queremos...   e se nós ficássemos com os 16 ou 18 F-35 que o Canadá já se comprometeu a pagar?
E o resto fosse Gripen E feitos no Canadá?

Este é um tempo de bons negócios.
É abrir a pestana.

Esses são garantidos, a partir daí é que podem surgir outras oportunidades, aí é que entra possivelmente a SAAB.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5537 em: Novembro 19, 2025, 03:04:42 pm »
Por volta da visita do Macron a Portugal, eu disse que haveria de vir cá o Rei da Suécia.

Está a decorrer uma visita dos reis da Suécia e do Governo Sueco ao Canadá.

Está-se a assistir a um esforço enorme para vender Gripens ao Canadá, com montagem/produção a cargo da Bombardier.
Já existe parceria com a Bombardier para o Globaleye.

Aguardamos.   


Uma ideia:
Se é uma mistura que queremos...   e se nós ficássemos com os 16 ou 18 F-35 que o Canadá já se comprometeu a pagar?
E o resto fosse Gripen E feitos no Canadá?

Este é um tempo de bons negócios.
É abrir a pestana.

Esses são garantidos, a partir daí é que podem surgir outras oportunidades, aí é que entra possivelmente a SAAB.


Parece que sabes algo que só tu e o Subsea7 sabem.
E, claro, o grande sivispacem.

« Última modificação: Novembro 19, 2025, 03:06:29 pm por saabGripen »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5538 em: Novembro 19, 2025, 03:06:35 pm »

Uma ideia:
Se é uma mistura que queremos...   e se nós ficássemos com os 16 ou 18 F-35 que o Canadá já se comprometeu a pagar?
E o resto fosse Gripen E feitos no Canadá?

Este é um tempo de bons negócios.
É abrir a pestana.


A FA terá que passar por um caça de 4ª/4.5 G (usados) para tarefas mais básicas e um caça de 5ª geração (novo).
O que fuja disto não faz sentido pois compromete o futuro

Thats it !
A preferida, F-35A e Typhoon !
A que quer vencer a força toda, F-35A e Gripen E
A que ainda não se deu por derrotada,F-35A e Rafale

A carta fora do baralho, F-35A e F-15EX !

Sim, até a Boeing irá fazer uma oferta a PT....Mas se tiver sucesso como a dos C-17 em 2003....Não vão longe...
Cps
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5539 em: Novembro 19, 2025, 03:12:33 pm »
 F-35A e F-15EX... eu tenho um fascínio especial pelo F15.

Mas de Eurofighter também íamos muito bem servidos!
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5540 em: Novembro 19, 2025, 03:14:21 pm »
Parece que sabes algo que só tu e o Subsea7 sabem.
E, claro, o grande sivispacem.

Eu só sei o que li em vários sites. O que li é que o contrato inicial estava assegurado, mas que a partir daí talvez houvesse oportunidade para terceiros.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5541 em: Novembro 19, 2025, 03:22:53 pm »
Por volta da visita do Macron a Portugal, eu disse que haveria de vir cá o Rei da Suécia.

Está a decorrer uma visita dos reis da Suécia e do Governo Sueco ao Canadá.

Está-se a assistir a um esforço enorme para vender Gripens ao Canadá, com montagem/produção a cargo da Bombardier.
Já existe parceria com a Bombardier para o Globaleye.

Aguardamos.   


Uma ideia:
Se é uma mistura que queremos...   e se nós ficássemos com os 16 ou 18 F-35 que o Canadá já se comprometeu a pagar?
E o resto fosse Gripen E feitos no Canadá?

Este é um tempo de bons negócios.
É abrir a pestana.

Esses são garantidos, a partir daí é que podem surgir outras oportunidades, aí é que entra possivelmente a SAAB.


Parece que sabes algo que só tu e o Subsea7 sabem.
E, claro, o grande sivispacem.

Sim Nuninho.  c56x1
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5542 em: Novembro 19, 2025, 07:28:55 pm »
F-35A e F-15EX... eu tenho um fascínio especial pelo F15.

Mas de Eurofighter também íamos muito bem servidos!

Se o objetivo e reduzir a dependencia dos Estados Unidos, o F15 nao faz qualquer sentido.
Estando o F35 "garantido", a minha preferencia vai para o modelo de 4a geracao com o custo de operacao e manutencao mais baixos
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5543 em: Novembro 19, 2025, 10:49:33 pm »
F-35A e F-15EX... eu tenho um fascínio especial pelo F15.

Mas de Eurofighter também íamos muito bem servidos!

Se o objetivo e reduzir a dependencia dos Estados Unidos, o F15 nao faz qualquer sentido.
Estando o F35 "garantido", a minha preferencia vai para o modelo de 4a geracao com o custo de operacao e manutencao mais baixos

1-Como vimos os custos de manutenção dos eurocanards não são tão diferentes como á primeira vista parece (até porque a economia de escala e a capacidade de produção, suporte técnico e logístico do fabricante não é a igual para os 3 modelos existentes).

2-Por outro lado ainda não vi ninguém mencionar o potencial custo de perdas, porque tratando-se de uma aeronave militar é sabido que o conflito real (e nos tempos atuais ainda mais relevante) colocará á prova homem e maquina. Como o treino é algo que se pode melhorar no curto de espaço de tempo mas as maquinas podem durar perto de 10 anos a substituir, logo para ter o custo menor em perdas convém escolher a aerovane mais capaz traduzindo-se numa menor probabilidade de perdas i.e. de sobreviver. Este aspecto é ainda mais critico quando se considera o numero reduzido de aeronaves que portugal pretende.

Quando se conjuga o ponto numero 1 e numero 2 parece obvio que o melhor não é ser barateiro, até porque esta abordagem não trará benefícios práticos significativos. Mas ainda não acabei:

3- Ao pensar no caça de 4ª geração para complementar o de 5ª, convém que o primeiro seja capaz de aproveitar ao máximo a capacidade partilhada de combate net-centrica, o elo mais fraco será o menor denominador comum no modo cooperativo entre ambos (e sabemos que não haverá F-35's suficientes para carregar tudo ás costas). Por isso eu acho que novamente o Eurofighter podendo ser mais veloz, voar mais alto, com mais alcance e carga de misseis permitiria limitar esse denominador comum apenas ao fator de furtividade já que em termos cinéticos ele seria superior ao F-35 am alguns aspectos. Por outro lado o gripen sendo mais limitado em todos os aspectos baixaria bastante o rendimento desta cooperação em combate. No limite inadequado em vários cenários sendo inútil para complementar o F-35 na mesma operação militar.

Por isso volto a frisar, o gripen não é o caça indicado para a situação geostratégica de Portugal, nem para poupar uns cobres, mais tarde essa poupança virtual vai sair caro.
« Última modificação: Novembro 19, 2025, 11:01:48 pm por Pilotasso »
 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5544 em: Hoje às 12:14:58 pm »
F-35A e F-15EX... eu tenho um fascínio especial pelo F15.

Mas de Eurofighter também íamos muito bem servidos!

Se o objetivo e reduzir a dependencia dos Estados Unidos, o F15 nao faz qualquer sentido.
Estando o F35 "garantido", a minha preferencia vai para o modelo de 4a geracao com o custo de operacao e manutencao mais baixos

1-Como vimos os custos de manutenção dos eurocanards não são tão diferentes como á primeira vista parece (até porque a economia de escala e a capacidade de produção, suporte técnico e logístico do fabricante não é a igual para os 3 modelos existentes).

2-Por outro lado ainda não vi ninguém mencionar o potencial custo de perdas, porque tratando-se de uma aeronave militar é sabido que o conflito real (e nos tempos atuais ainda mais relevante) colocará á prova homem e maquina. Como o treino é algo que se pode melhorar no curto de espaço de tempo mas as maquinas podem durar perto de 10 anos a substituir, logo para ter o custo menor em perdas convém escolher a aerovane mais capaz traduzindo-se numa menor probabilidade de perdas i.e. de sobreviver. Este aspecto é ainda mais critico quando se considera o numero reduzido de aeronaves que portugal pretende.

Quando se conjuga o ponto numero 1 e numero 2 parece obvio que o melhor não é ser barateiro, até porque esta abordagem não trará benefícios práticos significativos. Mas ainda não acabei:

3- Ao pensar no caça de 4ª geração para complementar o de 5ª, convém que o primeiro seja capaz de aproveitar ao máximo a capacidade partilhada de combate net-centrica, o elo mais fraco será o menor denominador comum no modo cooperativo entre ambos (e sabemos que não haverá F-35's suficientes para carregar tudo ás costas). Por isso eu acho que novamente o Eurofighter podendo ser mais veloz, voar mais alto, com mais alcance e carga de misseis permitiria limitar esse denominador comum apenas ao fator de furtividade já que em termos cinéticos ele seria superior ao F-35 am alguns aspectos. Por outro lado o gripen sendo mais limitado em todos os aspectos baixaria bastante o rendimento desta cooperação em combate. No limite inadequado em vários cenários sendo inútil para complementar o F-35 na mesma operação militar.

Por isso volto a frisar, o gripen não é o caça indicado para a situação geostratégica de Portugal, nem para poupar uns cobres, mais tarde essa poupança virtual vai sair caro.


Com todo o respeito;

A situação geoestratégica de Portugal é que Portugal quer desenvolver-se e enriquecer para grávidas não darem á luz em ambulâncias.
No passado, este desenvolvimento era leeeeento porque não há desenvolvimento rápido á base de cortiça.

Dito isto;
A compra de um novo caça tem que ter um retorno.
Portugal já tem condições industriais para transformar este retorno em crescimento, desenvolvimento e enriquecimento.

Eu diria que [Suécia + SAAB + EMBRAER + Brasil] pode ser a origem de uma excelente oportunidade.

O governo está a "empurrar com a barriga"???
Concordo.
O governo pode estar a esperar para ver a decisão do Canadá.
 
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5545 em: Hoje às 12:32:29 pm »
F-35A e F-15EX... eu tenho um fascínio especial pelo F15.

Mas de Eurofighter também íamos muito bem servidos!

F35 /Super Hornet e não se fala mais nisso.  :mrgreen:



Saudações :mrgreen:

P.S. Não é a FAB que não vai modernizar todos os AMX? Ainda somos pioneiros no AMX T2. Até pode ser abastecido pelo KC.  :mrgreen:

« Última modificação: Hoje às 12:41:57 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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saabGripen

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5546 em: Hoje às 02:33:14 pm »
Por volta da visita do Macron a Portugal, eu disse que haveria de vir cá o Rei da Suécia.

Está a decorrer uma visita dos reis da Suécia e do Governo Sueco ao Canadá.

Está-se a assistir a um esforço enorme para vender Gripens ao Canadá, com montagem/produção a cargo da Bombardier.
Já existe parceria com a Bombardier para o Globaleye.

Aguardamos.   


Uma ideia:
Se é uma mistura que queremos...   e se nós ficássemos com os 16 ou 18 F-35 que o Canadá já se comprometeu a pagar?
E o resto fosse Gripen E feitos no Canadá?

Este é um tempo de bons negócios.
É abrir a pestana.

Esses são garantidos, a partir daí é que podem surgir outras oportunidades, aí é que entra possivelmente a SAAB.


Parece que sabes algo que só tu e o Subsea7 sabem.
E, claro, o grande sivispacem.

Sim Nuninho.  c56x1

Ó Vitor,

Explica lá aquele teu comentário de que o EP deveria ter robotizado um ST5 em vez de um M113.

Não entendo.