Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (2.9%)
F-35
60 (43.5%)
Rafale
21 (15.2%)
Gripen
36 (26.1%)
Eurofighter Typhoon
17 (12.3%)

Votos totais: 138

Substituiçao dos F-16's

• 5462 Respostas
  • 1645208 Visualizações
*

JohnM

• Investigador
  • 1828
  • Recebeu: 1273 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +371/-59
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5430 em: Outubro 30, 2025, 03:58:14 pm »
As tuas contas estão certas e se fosse para escolher entre 36 F-35 e 40 de um mix, claro que a minha opção seria pelos 36 F-35. Posto isto, a minha questão era outra… assumindo que só tens 5.4 Bi para gastar agora, preferes 27 F-35 e matar qualquer hipótese de entrares no 6G mais tarde (porque aviões novos comprados hoje vão dar até 2070), ou usas o mesmo dinheiro para comprar um mix de 36-40 F-35+ Eurocanard modernizados e manténs a porta aberta para entrar no 6G daqui a 15-20 anos? Cada um terá a sua preferência… eu prefiro o segundo cenário, tu pelos vistos preferes o primeiro. Por mim tudo bem…

Não confundas preferências, com ilações tiradas da nossa realidade.

Eu também gostava de ver 20 F-35 + 16/20 GCAP, agora financeiramente é praticamente impossível.

A única forma que vejo disso acontecer, é comprando uma esquadra de F-35 (20), e mantendo a quase totalidade dos 25 F-16 a operar em simultâneo, aguentando-os até 2040, gerindo bem as suas horas de voo/fadiga para lá chegarem (ao manter todos os 25, permite menor desgaste individual de cada célula), e depois sim substiuir pelos 6G.

Só que isto é xadrez 8D, que não sei se estariam preparados para tal. Em que em vez de se gastar 1500-3000M (s/modernização-c/modernização) numa esquadra de Typhoon complementar aos F-35, gastava-se uma fracção desse valor ao se manter os F-16, e o restante já dava para financiar a entrada no GCAP e ainda sobrava.

Typhoon em segunda-mão na segunda esquadra ao invés dos F-16MLU, fica muito mais caro, e torna praticamente impossível que se arranje dinheiro para substituí-los na década seguinte.

Se no fim tiveres uma verba de 5400M, para gastar em caças, duas esquadras e quiseres entrar num programa 6G:

-compras 20 F-35 (4000-4500M), manténs os F-16 (<<500M), e ainda entras no programa 6G que quiseres (~500M) - dependendo do custo final dos F-35, do custo de sustentação dos F-16, e do custo da entrada no programa 6G, se calhar ainda te sobram alguns milhões para comprar munições;

-ou compras 20 F-35 (4000-4500M), compras 20 Typhoon usados (1200-1500M), e não te sobra verba para entrar no 6G, tendo portanto que acrescentar outros ~500M para esse fim.
Estás  a ver, mesmo quando eu digo bem de posts teus, tu insistes em ter que ter a última palavra… depois chateamo-nos um com o outro… estava eu aqui tão sossegado e tinhas logo que vir dizer que eu não percebo a realidade, quando esse comentário era perfeitamente excusado e não acrescentou rigorosamente nada ao post, mas se queres chatice, vamos lá então…  Eu não confundo nada, pelos vistos quem está com algum problema em perceber a nossa realidade não sou eu… A FAP já afirmou várias vezes que descarta por completo a modernização dos F-16, não sei se por birra, se por os aparelhos estarem de facto, nas últimas. Por isso tendo tu razão em tese, na prática esse cenário parece afastado quer pela FAP, quer pelo governo, donde não vale a pena chover no molhado. A nossa realidade não passa por modernizar F-16 e quanto mais depressa aceitares essa realidade, menos dói……

Quanto ao 6G, o Ministro já veio dizer que entraríamos como observadores, i.e., sem entrar com o vil metal. Claro que eu gostaria que Portugal entrasse como parceiro menor, por exemplo, na área dos CCF, mas não parece ser essa a ideia do governo. A nossa realidade passa por não pagarmos para ir a jogo para já… SE, e é um grande SE, alguma vez entrarmos com dinheiro para um consórcio 6G, nunca será antes de meados da década de 30 quando, expectavelmente, já se terão feito os grandes gastos com os novos caças e s fragatas.

Finalmente, é preciso não esquecer que a substituição dos 4.5G  por 6G não vai ser feita numa escala de 1:1. Quando muito 1:2, i.e., um 6G para cada dois 4.5G, ou ainda menos, porque vai ser parte do conjunto ter CCFs de vários tipos e em várias quantidades. Daí segue que uma esquadra de 20 4.5G seria provavelmente substituída por uma de 10-12 6G e 20-40 CCFs, que são suposto custar entre 10 e 25% de um F-35 (é nesse cenário que a USAF e a US Navy estão a trabalhar para aumentar “massa”). A nossa realidade vai ser esta, tal como a de todos os paises que estão a migrar para o 6G.
« Última modificação: Outubro 30, 2025, 08:27:08 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Bubas

*

goncalobmartins

• Investigador
  • 1241
  • Recebeu: 629 vez(es)
  • Enviou: 806 vez(es)
  • +90/-9
« Responder #5431 em: Outubro 31, 2025, 11:51:47 am »
Rafale vs Eurofighter vs Gripen: Which Fighter Will Be F-35’s Replacement As Portugal Explores European Options?

https://www.eurasiantimes.com/rafale-vs-eurofighter-vs-gripen-which-fighter-will-be-f-35s/#google_vignette

*

P44

• Investigador
  • 21776
  • Recebeu: 7530 vez(es)
  • Enviou: 8504 vez(es)
  • +8171/-13717
« Responder #5432 em: Outubro 31, 2025, 02:01:39 pm »
Rafale vs Eurofighter vs Gripen: Which Fighter Will Be F-35’s Replacement As Portugal Explores European Options?

https://www.eurasiantimes.com/rafale-vs-eurofighter-vs-gripen-which-fighter-will-be-f-35s/#google_vignette

Nada tendencioso, ao escrever que Portugal "abandonou" o F35
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

JohnM

• Investigador
  • 1828
  • +371/-59
« Responder #5433 em: Outubro 31, 2025, 02:35:13 pm »

Talvez um pouco, mas as palavras dos responsáveis políticos têm, de facto, dado a entender um pouco isso. A possibilidade da frota mista foi aqui aventada pelo Subsea7 como sendo um cenário “menos mau” para a FAP, mas ainda ninguém viu essa solução a ser defendida em público. A ver vamos…

Entretanto, ontem lembrei-me de uma solução alternativa, que não sei se o Subsea7 ou alguém com inisde knowledge, podem dizer se foi discutida, que é a migração para uma frota única de Typhoon, com metade 18-20 aviões novos, para durar até 2060+ e outros 18-20 usados e modernizados, para aguentar até 2045+ e serem substituídos nessa altura por um 6G. A Turquia acabou optar por essa solução mista, comprando aviões novos ao Reino Unido e usados a Oman e Qatar para entrarem ao serviço mais rapidamente…
« Última modificação: Outubro 31, 2025, 06:06:17 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

goncalobmartins

• Investigador
  • 1241
  • Recebeu: 629 vez(es)
  • Enviou: 806 vez(es)
  • +90/-9
« Responder #5434 em: Outubro 31, 2025, 05:10:53 pm »

Talvez um pouco, mas as palavras dos responsáveis políticos têm, de facto, dado a entender um pouco isso. A possibilidade da frota mista foi aqui aventada pelo Subsea7 como sendo um cenário “menos mau” para a FAP, mas ainda ninguém viu essa solução a ser defendida em público. A ver vamos…

Entretanto, ontem lembrei-me de uma solução alternativa, que não sei se o Subsea& ou alguém com inisde knowledge, podem dizer se foi discutida, que é a migração para uma frota única de Typhoon, com metade 18-20 aviões novos, para durar até 2060+ e outros 18-20 usados e modernizados, para aguentar até 2045+ e serem substituídos nessa altura por um 6G. A Turquia acabou optar por essa solução mista, comprando aviões novos ao Reino Unido e usados a Oman e Qatar para entrarem ao serviço mais rapidamente…

Will Portugal Adopt the Eurofighter After Rejecting the F-35?

https://nationalinterest.org/blog/buzz/will-portugal-adopt-eurofighter-after-rejecting-f-35-ps-103125

Aqui é rejeitou...

*

JohnM

• Investigador
  • 1828
  • +371/-59
« Responder #5435 em: Outubro 31, 2025, 05:13:56 pm »

Entretanto, ontem lembrei-me de uma solução alternativa, que não sei se o Subsea& ou alguém com inisde knowledge, podem dizer se foi discutida, que é a migração para uma frota única de Typhoon, com metade 18-20 aviões novos, para durar até 2060+ e outros 18-20 usados e modernizados, para aguentar até 2045+ e serem substituídos nessa altura por um 6G. A Turquia acabou optar por essa solução mista, comprando aviões novos ao Reino Unido e usados a Oman e Qatar para entrarem ao serviço mais rapidamente…

https://nationalinterest.org/blog/buzz/will-portugal-adopt-eurofighter-after-rejecting-f-35-ps-103125

Aqui é rejeitou...
Pois...

*

LM

• Investigador
  • 3738
  • Recebeu: 1851 vez(es)
  • Enviou: 4725 vez(es)
  • +2673/-166
« Responder #5436 em: Outubro 31, 2025, 05:38:45 pm »
Ganhamos muito em dizer publicamente que recusamos F-35 devido à administração americana actual... é provocar e só podemos sair a perder.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7305
  • Recebeu: 8303 vez(es)
  • Enviou: 5668 vez(es)
  • +10219/-2955
« Responder #5437 em: Outubro 31, 2025, 05:41:50 pm »

Aqui é rejeitou...

Artigo sem grande valor. Limita-se a narrar os acontecimentos recentes algo tendenciosamente, focando-se quase em exclusivo na proposta da Airbus, e esquecendo algo convenientemente que tanto a Dassault, como a Saab e Lockheed Martin já apresentaram as suas. E coloca-nos um pouco a reboque de Espanha, o que não é bem assim.  ::)

Para mim, a cereja no topo do bolo vai para "After withdrawing from the F-35 program earlier this year...". O leitor incauto poderá ser levado a pensar com esta frase que fazíamos parte do grupo de países que constituíam o programa JSF/F-35, o que obviamente não é verdade, e que abandonámos de vez a opção F-35A, o que também não corresponde à verdade.
« Última modificação: Outubro 31, 2025, 06:10:15 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Lampuka

• Investigador
  • 1521
  • Recebeu: 569 vez(es)
  • Enviou: 646 vez(es)
  • +386/-1963
« Responder #5438 em: Outubro 31, 2025, 05:58:31 pm »
Independentemente do valor dos artigos,  que são uma treta, também não percebo esta vassalagem que temos de prestar aos States...
Não podemos dizer rejeitar, porquê?
Provocações à actual administração???
Não podemos questionar porquê?
Eles podem dizer toda e qualquer merd@ e nós temos de abanar a cauda?
Põem em causa o Canadá,  a Gronelândia,  ameaçam economicamente a Europa,  questionam a NATO, a presença de países como a Espanha nesta, tanto defendem como criticam o nosso suposto inimigo visceral...
Depois falamos de "soberania"?
Eh pá,  sinceramente, um bocadinho mais de amor próprio...
Vamos decidir,  mal ou bem, aquilo que compramos e a quem compramos. Ponto.
Nunca vamos agradar a todos,  a não ser que se comprem pelo menos 4 modelos de caça.
É lidar...
Sempre preocupados com aquilo que se diz do lado de cá e a engolir toda a trampa que vem do outro lado.
« Última modificação: Outubro 31, 2025, 06:00:58 pm por Lampuka »
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Drecas

• Investigador
  • 2603
  • Recebeu: 1167 vez(es)
  • Enviou: 213 vez(es)
  • +599/-245
« Responder #5439 em: Outubro 31, 2025, 06:18:22 pm »

Aqui é rejeitou...

Quando aparece algo tipo "National Interest" ou "Eurasiantimes" e similares é só parar de ler honestamente, não se ganha nada

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 458
  • Recebeu: 100 vez(es)
  • Enviou: 482 vez(es)
  • +159/-81
« Responder #5440 em: Outubro 31, 2025, 06:39:41 pm »
Estás  a ver, mesmo quando eu digo bem de posts teus, tu insistes em ter que ter a última palavra… depois chateamo-nos um com o outro… estava eu aqui tão sossegado e tinhas logo que vir dizer que eu não percebo a realidade, quando esse comentário era perfeitamente excusado e não acrescentou rigorosamente nada ao post, mas se queres chatice, vamos lá então… 

Tão verdade, o chip é de tal forma que nem concordando, ele para de reclamar.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JohnM

*

JohnM

• Investigador
  • 1828
  • +371/-59
« Responder #5441 em: Outubro 31, 2025, 06:55:36 pm »
Independentemente do valor dos artigos,  que são uma treta, também não percebo esta vassalagem que temos de prestar aos States...
Não podemos dizer rejeitar, porquê?
Provocações à actual administração???
Não podemos questionar porquê?
Eles podem dizer toda e qualquer merd@ e nós temos de abanar a cauda?
Põem em causa o Canadá,  a Gronelândia,  ameaçam economicamente a Europa,  questionam a NATO, a presença de países como a Espanha nesta, tanto defendem como criticam o nosso suposto inimigo visceral...
Depois falamos de "soberania"?
Eh pá,  sinceramente, um bocadinho mais de amor próprio...
Vamos decidir,  mal ou bem, aquilo que compramos e a quem compramos. Ponto.
Nunca vamos agradar a todos,  a não ser que se comprem pelo menos 4 modelos de caça.
É lidar...
Sempre preocupados com aquilo que se diz do lado de cá e a engolir toda a trampa que vem do outro lado.
Eu acho sinceramente que estás a confundir querer optar pela melhor solução com vassalagem aos Estados Unidos. Eu, vassalagem, só presto à minha mulher, porque sei o que é bom para a minha saúde… no caso do F-35, se fosse feito pela Turquia ou alguém que não seja adversário atualmente ou a curto prazo, a minha  opção seria a mesma. Eu sou acérrimo defensor do F-35 porque é o melhor e o único que se adequa às nossas necessidades, ponto final, parágrafo. De certeza que não é por ser americano.

Também concordo que, sempre que possível e desejável operacionalmente, devemos optar por produtos europeus, mas isso NUNCA se deve sobrepor às necessidades operacionais. Eu sou como o Oscar Wilde (menos a parte gay, lol), tenho gostos simples, prefiro sempre o melhor! Fragatas europeias? Certo… sistemas AA europeus? Maravilha… submarinos europeus? Ok (preferia o U-212CD aos coreanos, por exemplo). MBTs and APCs europeus? Venham eles… Caças europeus? Rotundamente  NÃO, pelo menos como opção exclusiva.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Red Baron

• Investigador
  • 3120
  • Recebeu: 713 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +199/-513
« Responder #5442 em: Outubro 31, 2025, 07:32:22 pm »
PaísNº de F-35 encomendados
Bélgica34
Dinamarca27
Finlândia64
Alemanha35
Grécia20 (com opção para mais)
Itália90 (60 tipo A + 30 tipo B)
Países Baixos52
Noruega52
Polónia32
Roménia32
Suíça36
República Checa24
Reino Unido≈48 (com planos para mais)
Total aproximado≈558

O F-35 é também um caça Europeu

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

PTWolf

• Investigador
  • 1339
  • Recebeu: 655 vez(es)
  • Enviou: 3616 vez(es)
  • +1412/-328
« Responder #5443 em: Outubro 31, 2025, 09:49:56 pm »
Ganhamos muito em dizer publicamente que recusamos F-35 devido à administração americana actual... é provocar e só podemos sair a perder.

Pelo contrário, temos tudo a ganhar e nada a perder

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 435
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 145 vez(es)
  • +263/-173
  • 🙈🙉🙊
« Responder #5444 em: Outubro 31, 2025, 11:22:25 pm »
Por acaso o trump ainda não falou de Portugal negativamente será que o Marcelo tem nudes dele?  :mrgreen: