Mas não é os vários governos que têm que fazer um Orçamento que permita aos Ramos das Forças Armadas fazer coisas tão simples como manter os meios que já dispõem? Pois, sendo assim vamos dizer o que realmente aconteceu, que foram décadas de orçamentos que não cumpriam os mínimos.
Podemos ver isso nos navios da Marinha (que agora fez um contrato com a Wartsilacorp Portugal para o fornecimento de sobressalentes pelo valor de 835 mil euros), nos aviões e helicópteros da Força Aérea e nas viaturas do Exército. Sem dinheiro não há manutenção!
Se há meio que tem sido sucessivamente modernizado são os F-16 com as várias "tapes". SE a FAP ainda não tem F16V, é porque seria uma modernização bastante mais cara que passar da Tape 4 para 5, estamos a falar de várias centenas de milhões de euros para adquirir novos radares entre outras coisas.
O que mudou é que agora mesmo fazendo as tão tradicionais falcatruas para "inchar" o Orçamento da Defesa, usando o mesmo para outras coisas, mesmo assim é inegável que os Ramos estão a receber mais dinheiro e que continuarão nos próximos anos.
Para começar pelo fim, os ramos não estão, pelo menos até provas do contrário, a receber mais dinheiro do que antes.
Em 2024 gastaste menos que em 2023. Este ano, supostamente íamos gastar mais 1200M em Defesa, e até agora nada, e o ano está quase a acabar.
Mesmo que venhas a ter mais orçamento por ano, entre aumentos salariais e aumento do efectivo, mais truques contabilísticos, depressa se absorve o orçamento extra.
Relativamente à manutenção e upgrades dos F-16, a questão não é apenas estes não serem F-16V. É que precisaste de vender 30% da frota, para financiar os restantes. E durante estes anos todos, praticamente não adquiriste armamento moderno para estes caças.
Eu ainda dou de barato que poderás ter capacidade de operar 2 modelos de caças. O problema é quando começas a juntar tudo, e de repente tens uma FAP a ter que sustentar as frotas de combate aos incêndios, a frota KC que continuará a crescer enquanto formos submissos ao lobby, a frota ST que é igual, uns hipotéticos A-400 e/ou MRRT, uns hipotéticos AWACS, o Exército que quer Chinooks, etc. E ainda entrar no GCAP!!!!
Alguma coisa vai ter que ceder.
E a mim cheira-me que a FAP vai acabar por ser comida por parva por um qualquer governo, sendo levada a aceitar a compra dos Typhoon com base na promessa de uma esquadra 5G, e depois não receber qualquer F-35.
E eu percebo o entusiasmo de se imaginar a FAP com 20 F-35 + 20 Typhoon até 2040, e depois substituir os Typhoon por GCAP. Mas não acredito que haja verba para tanto. Ainda por cima na década de 40 já tens que pensar em substituir os C-295, Merlin e Tridente, possivelmente Pandur e provavelmente o que resta dos Leopard. E isto assumindo que tudo o resto corre de acordo com o planeado.