A mesma força aérea que não conseguiu ao longo de 30 anos fazer a manutenção e manter actualizada a frota de F-16, que é só o caça mais numeroso e utilizado por quase todos os paises ocidentais, vai passar a operar e manter duas frotas distintas de aviões modernos.
Faz todo o sentido.
Também gostava muito que fosse verdade mas sinceramente também não acredito
Cheira-me a muita parra e pouca uva e temo que a desilusão seja bem grande tendo em conta o que é habitual desde...sempre?
Mas também ou é agora com este dinheiro ou nunca.
Acredito quando vir , até porque todos sabemos a mediocridade de políticos que temos que governam a pensar nos votos, coisa que equipamento militar não dá
Seria quase entrar num universo paralelo
Mas não é os vários governos que têm que fazer um Orçamento que permita aos Ramos das Forças Armadas fazer coisas tão simples como manter os meios que já dispõem? Pois, sendo assim vamos dizer o que realmente aconteceu, que foram décadas de orçamentos que não cumpriam os mínimos.
Podemos ver isso nos navios da Marinha (que agora fez um contrato com a Wartsilacorp Portugal para o fornecimento de sobressalentes pelo valor de 835 mil euros), nos aviões e helicópteros da Força Aérea e nas viaturas do Exército. Sem dinheiro não há manutenção!
Se há meio que tem sido sucessivamente modernizado são os F-16 com as várias "tapes". SE a FAP ainda não tem F16
V, é porque seria uma modernização bastante mais cara que passar da Tape 4 para 5, estamos a falar de várias centenas de milhões de euros para adquirir novos radares entre outras coisas.
O que mudou é que agora mesmo fazendo as tão tradicionais falcatruas para "inchar" o Orçamento da Defesa, usando o mesmo para outras coisas, mesmo assim é inegável que os Ramos estão a receber mais dinheiro e que continuarão nos próximos anos.