Ainda não percebi porque razão a UE não criou um grupo ligado á defesa, que promova o desenvolvimento de novos projetos com apoio de verbas.
Projetos a nível de colaboração entre nações europeias e países que consideramos nossos parceiros de confiança.
Mas continua tudo a puxar a brasa á sua sardinha desperdiçando tempo e dinheiro.
Culpem oe franceses por complicaram tudo o que são programas militares, e culpem os europeus em geral por durante 2 décadas acreditarem na paz eterna, que os levou a não investir em grandes programas, como caças.
Na falta de um programa europeu 5G, surgiu o JSF americano, que permitiu a entrada de vários países europeus que viam a necessidade de substituir os seus caças muito antes dos outros. Agora tens 2 projectos de caças 6G europeus, ambos com um número reduzido de envolvidos.
Esqueçam os HARM...a FA não tem nem quer ter doutrina SEAD....
Nem era preciso doutrina SEAD "à americana", com esquadras dedicadas, mas era importante capacidade de destruir radares. Se não for algo da família HARM/AARGM, que se compre outro tipo de munições mais generalistas, como por exemplo Rampage/Air LORA, que já demonstraram boa capacidade de o fazer.
Adicionalmente, pode-se ter doutrina SEAD em terra e no mar, com recurso aos IAI Harpy. Um Exército que quer operar helicóptero, e uma Marinha que quer mobilidade aérea para desembarques anfíbios, fazia todo o sentido uma vertente SEAD.