Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (44%)
Rafale
21 (15.7%)
Gripen
34 (25.4%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 134

Substituiçao dos F-16's

• 4862 Respostas
  • 1291490 Visualizações
*

nelson38899

• Investigador
  • 5612
  • Recebeu: 931 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +740/-2718
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #405 em: Agosto 20, 2010, 11:26:27 am »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "teXou"
Citação de: "junger"
o unico dos avioes de combate ocidentais que verdadeiramente poderia substituir o F-16 seria o F-35
o eurofighter pode ser mais moderno mas nao representa propriamente um salto tecnologico em relaçao ao F-16.

por outro lado o F-35 tem uma relaçao custo/beneficio algo absurda.

penso que a melhor alternativa seria extender a vida das celulas dos F-16 com recurso a materiais mais modernos
remotorizar, etc. ou seja uma expecie de programa SLEP.

na realidade a superioridade esta nao na plataforma mas nos sistemas, radar e armas principalmente.
deviamos investir nisso.
misseis AAM BVR e off-boresight de ultima geraçao
misseis de cruzeiro e armamento expecializado: anti-navio, anti-radar, etc.
radar modernizado
upgrade do sistema de armas
se necessario recorrer a outros fornecedores, como Israel ou a africa do sul.
Os F-16 ainda tem muito para dar!
Hummm ...  :roll: ... Há uma mistura de conceitos !

Se falarmos de aviões de 4ta geração, há outras opções (F-15 ou F-15 SE, Super Hornet, Rafale, Gripen NG, EF) para além da vossa proposta. Porque o custo de uma modernização como a que propõe arrisca ter quase o mesmo custo que o novo.

Em contrapartida, para os aviões de 5ta geração (Stealth), só há certamente uma única solução na OTAN o F-35.

A pergunta é: Temos-nos a necessidade de aviões da 5ta geração ?
Os F-15 SE não seriam um bom compromisso ?

O F-15 SE (S de silent), o Rafale, o Gripen e o EF não são de quarta geração, penso que são da geração 4.5. E reforcei o facto de o S de SE significar silent, ou seja, tem caracteristicas stealth. Mas a performance do avião é quase a mesma. Penso que se não puder ser adquirido o F-35, o Typhoon seria a melhor escolha, já que em exercicios de treino deu uma abada ao F-15.

Pelo conhecimento que tenho da FAP, ela nunca adquiriu como avião de defesa de primeira linha, aviões bimotores. Pelas ideia que tenho os custos de manutenção de um bimotor é bastante superior ao mono motor. Logo tendo em conta que a FAP anda sempre a debater-se, por falta de fundos para a manutenção. Na minha opinião os caças mais prováveis a serem adquiridos pela FAP seriam o gripen NG (possível versão stealth), F35 ou então acabar com a aviação de Combate em Portugal.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #406 em: Agosto 20, 2010, 01:20:38 pm »
Citação de: "nelson38899"
Pelo conhecimento que tenho da FAP, ela nunca adquiriu como avião de defesa de primeira linha, aviões bimotores. Pelas ideia que tenho os custos de manutenção de um bimotor é bastante superior ao mono motor. Logo tendo em conta que a FAP anda sempre a debater-se, por falta de fundos para a manutenção. Na minha opinião os caças mais prováveis a serem adquiridos pela FAP seriam o gripen NG (possível versão stealth), F35 ou então acabar com a aviação de Combate em Portugal.

De facto não tinha pensado nisso de m bimotor ter maiores custos de manutençao em relação a um monomotor, mas de facto faz sentido. O gripen e o f-35 são ambos boas aeronaves, sendo o F-35 o melhor, penso eu. Agora essa ideia de acabar com a aviação de combate em Portugal... Que exagero. Seria como acabar com as forças blindadas do exercito e as fragatas e submarinos da marinha... Estamos mal, mas não assim tanto...
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #407 em: Agosto 20, 2010, 03:09:38 pm »
Que exagero. Seria como acabar com as forças blindadas do exercito

Já esteve mais longe, por exemplo, países com dimensão demográfica semelhante, Bélgica e Hungria, acabaram com as suas forças de Carros de Combate.

*

dc

• Investigador
  • 9943
  • Recebeu: 5096 vez(es)
  • Enviou: 849 vez(es)
  • +5369/-1151
« Responder #408 em: Agosto 20, 2010, 05:02:01 pm »
Boas
Esqueceram-se de um possivel substituto do F16 monomotor.O F16 que agora tem versões Block60 (utilizada pelos Emirados) e 70(que entrou em concurso para o programa indiano).Estas duas versões fo F16 são as propostas ocidentais mais baratas.
Já agora isso dos Eurofighter, Rafales e Gripen NG ganharem em combates aéreos aos F15 e a outros caças americanos em exercicios não quer dizer nada. Os F22 fartam-se de levar abadas dos caças europeus mas não é por serem maus aviões (pelo contrário) não querem é mostrar as tacticas em combates aéreos.
Para mim a escolha do novo caça seria o F35 (como a própria força aérea ambiciona). Se não fosse viavel economicamente a minha escolha recairia sobre o F16 Block 70 q em relaçao ao Gripen NG o preço é equivalente a capacidade de carga é ligeiramente superior tem maior raio de acção e para não falar que a nossa força aérea já utliza caças "iguais" o que facilita o emprego da aeronave e a sua manutençao.
Em relação aos Eurofighter o preço por unidade é elevadissimo em comparação à concorrencia chegando a custar quase o mesmo que o F22.

Cumps

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #409 em: Agosto 20, 2010, 05:12:15 pm »
Citação de: "dc"
Boas
Esqueceram-se de um possivel substituto do F16 monomotor.O F16 que agora tem versões Block60 (utilizada pelos Emirados) e 70(que entrou em concurso para o programa indiano).Estas duas versões fo F16 são as propostas ocidentais mais baratas.
Já agora isso dos Eurofighter, Rafales e Gripen NG ganharem em combates aéreos aos F15 e a outros caças americanos em exercicios não quer dizer nada. Os F22 fartam-se de levar abadas dos caças europeus mas não é por serem maus aviões (pelo contrário) não querem é mostrar as tacticas em combates aéreos.
Para mim a escolha do novo caça seria o F35 (como a própria força aérea ambiciona). Se não fosse viavel economicamente a minha escolha recairia sobre o F16 Block 70 q em relaçao ao Gripen NG o preço é equivalente a capacidade de carga é ligeiramente superior tem maior raio de acção e para não falar que a nossa força aérea já utliza caças "iguais" o que facilita o emprego da aeronave e a sua manutençao.
Em relação aos Eurofighter o preço por unidade é elevadissimo em comparação à concorrencia chegando a custar quase o mesmo que o F22.

Cumps

Quanto aos F-22 não mostrar as tácticas faz sentido, mas com o F-15 não. É possivel ver dogfiting com F-15's no youtube.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar

*

teXou

• Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
« Responder #410 em: Agosto 20, 2010, 05:59:27 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Que exagero. Seria como acabar com as forças blindadas do exercito

Já esteve mais longe, por exemplo, países com dimensão demográfica semelhante, Bélgica ..., acabaram com as suas forças de Carros de Combate.
Com o fim do Pato de Varsóvia, os belgas adaptaram com o acordo da OTAN as suas forças de blindados em função das missões atuais e futuras que eles farão para a  OTAN, Eurocorps e O.N.U.
http://www.mil.be/armycomp/subject/index.asp?LAN=fr&ID=1170

É claro que é necessário se perguntar se temos realmente necessidade de carros de combate às vistas das nossas missões.  :?
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org

*

nelson38899

• Investigador
  • 5612
  • Recebeu: 931 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +740/-2718
« Responder #411 em: Agosto 20, 2010, 06:05:19 pm »

De facto não tinha pensado nisso de m bimotor ter maiores custos de manutençao em relação a um monomotor, mas de facto faz sentido. O gripen e o f-35 são ambos boas aeronaves, sendo o F-35 o melhor, penso eu. Agora essa ideia de acabar com a aviação de combate em Portugal... Que exagero. Seria como acabar com as forças blindadas do exercito e as fragatas e submarinos da marinha... Estamos mal, mas não assim tanto...

Quando eu falei em acabar com a aviação de combate, estava a pensar no possível futuro exercito europeu. Na minha opinião, com a criação desse exercito o mais certo é Portugal perder, algumas valências militares de combate. Espero que o políticos nessa altura tenham dois dedos de testa e imponham-se. Caso contrario, com uma Europa federalista e com esse exercito, Portugal não será mais que uma província, cuja a protecção militar será dada por algum dos outros grandes países.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #412 em: Agosto 20, 2010, 08:38:38 pm »
Quando eu falei em acabar com a aviação de combate, estava a pensar no possível futuro exercito europeu. Na minha opinião, com a criação desse exercito o mais certo é Portugal perder, algumas valências militares de combate. Espero que o políticos nessa altura tenham dois dedos de testa e imponham-se. Caso contrario, com uma Europa federalista e com esse exercito, Portugal não será mais que uma província, cuja a protecção militar será dada por algum dos outros grandes países.

ok, já percebi. Mas eu espero é que o exército europeu não passe de uma ideia. Uma coisa são as missoes conjunta, outra é ter apenas um exercito controlado pelas nações mais fortes como a Inglaterra, Alemanha ou Itália (ou mais pseudo-fortes) como a França e a Espanha.
Já agora, inclui a França no grupo dos pseudo fortes por razoes obvias e coloquei a Espanha nesse grupo porque as provincias com ideias independentistas deverão dilacerá-la daqui a pouco tempo.

Oliveira Salazar

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #413 em: Agosto 20, 2010, 08:47:04 pm »
Citação de: "teXou"
Com o fim do Pacto de Varsóvia, os belgas adaptaram com o acordo da OTAN as suas forças de blindados em função das missões atuais e futuras que eles farão para a  OTAN, Eurocorps e O.N.U.
http://www.mil.be/armycomp/subject/index.asp?LAN=fr&ID=1170

É claro que é necessário se perguntar se temos realmente necessidade de carros de combate às vistas das nossas missões.  :?

Não são suficientemente numerosos face-to-face, mas caso Espanha ainda sofra da mesma "cagança" dos ultimos 900 anos, em caso de guerra, provavelmente mandavam os CC's deles em direcção aos nossos, sem qualquer sentido táctico, originando uma enorme matança de CC's espanhois e alguns portugueses, claro. Desmoralizando o tipicamente fraco (de força de vontade) soldado espanhol e moralizando os soldados portugueses. claro que necesitariamos de superioridade aerea, ou no minimo, manter os céus o mais "limpos" possivel.  
Se isto não acontecer, ainda assim prefiro os Carl Gustav, os Milan, os TOW e os outros materiais anti-tanque e os 36+18 Leos 2 do que só os materiais anti-tanque.

Oliveira Salazar

*

luis simoes

• Analista
  • 825
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +43/-828
« Responder #414 em: Agosto 20, 2010, 10:54:45 pm »
Lamento discordar dessa opiniao, pois estas a por em duvida o melhor para mim, caca do mundo, ou seja o f-15, nao sei se te referes ao novo SE ou ao strike eagle e lamento informar-te, se estiveres a comparar o eurofighter ao f-15 strike eagle, nao concordo contigo e nem vou entrar em discussoes nao existe melhor e temos o exemplo de abates em guerra o caso F-117 que eu conheca o euro ainda nao entrou em conflitos armados e o f-15 continua imbativel ate hoje sem percas logo o SE ainda se encontra em fase proveta logo logo te garanto assim que esteja pronto sera e continuara a ser o melhor caca do mundo,so uma questao porque sera que mesmo com o RAPTOR o F-35 F-117 a boeing lanca um projeto desta envergadura? porque  pegar no que tinha de melhor e apostar no SILENT EAGLE muito obg.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.

*

luis simoes

• Analista
  • 825
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +43/-828
« Responder #415 em: Agosto 20, 2010, 11:03:46 pm »
resposta para gi jorge
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #416 em: Agosto 21, 2010, 12:33:30 am »
Citação de: "luis simoes"
Lamento discordar dessa opiniao, pois estas a por em duvida o melhor para mim, caca do mundo, ou seja o f-15, nao sei se te referes ao novo SE ou ao strike eagle e lamento informar-te, se estiveres a comparar o eurofighter ao f-15 strike eagle, nao concordo contigo e nem vou entrar em discussoes nao existe melhor e temos o exemplo de abates em guerra o caso F-117 que eu conheca o euro ainda nao entrou em conflitos armados e o f-15 continua imbativel ate hoje sem percas logo o SE ainda se encontra em fase proveta logo logo te garanto assim que esteja pronto sera e continuara a ser o melhor caca do mundo,so uma questao porque sera que mesmo com o RAPTOR o F-35 F-117 a boeing lanca um projeto desta envergadura? porque  pegar no que tinha de melhor e apostar no SILENT EAGLE muito obg.

Luis, um conselho: para a próxima usa mais pontuação, para tornar a leitura mais fácil, é que demorei algum tempo a perceber e não sei se percebi bem.
Vamos por partes (e aproveito para dizer que não sou nenhum expert, estou aqui para partilhar opiniões). Os F-15 e F-16 foram e são optimos caças. Mas agora começam a perder o seu maior trunfo, a sua superioridade tecnologica. E o F-15 teve a sorte de efrentar pilotos sem grande qualidade e avioes mais antigos opostos a pilotos muito bem treinados. Se agora um F-15 estivesse frente a frente com um Mig 29, sem os "brinquedos" tipicos americanos, como o AWACS, e com pilotos com um nivel de treino equivalente, penso que o F-15 iria passar um mau bocado. Os aviões russos sempre foram muito melhores em dogfiting. Um bom exemplo é o vietname, em que os F-4 americanos com os misseis primitivos e pilotos bem treinados sofreram bastantes baixas contra o Mig 17 de uma geração anterior, já que este conseguia virar quase no seu eixo e o F-4 tinha de dar uma volta imensa. E isso ainda hoje se percebe nos avioes actuais.
Agora pensa. Sabes o preço de um F-22? E de um F-35? Pronto. Agora imagina que tens uma força aerea com numeros muito grandes de F-15 e F-16, que ainda são bastante bons e relativamente superiores a qualquer outra força aerea. E os americanos modernizam constantemente as suas aeronaves. Digam o que disserem, ainda são os F-15 e os F-16 que garantem a defesa do espaço aereo Norte Americano. E como ambos estao muito perto do máximo que se pode fazer com upgrades, o Silent Eagle foi lançado não como um novo produto por si só, mas como um novo upgrad, para dar um novo sopro de vida aos ainda bons F-15. Aliás, duvido muito, mas mesmo muito, que os Silent Eagle sejam vendidos a outro pais, só talvez a Israel. E com muita sorte e pressão do "lobby" israelita em Washington.

Oliveira Salazar

*

Get_It

• Investigador
  • 2621
  • Recebeu: 713 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
« Responder #417 em: Agosto 21, 2010, 02:54:10 am »
Citação de: "dc"
Boas
Não esquecer que o desenvolvimento do F-16 Block 60 foi pago pelos Emirados, isto significa que teríamos de pagar também uma licença aos UAE e também ter a permissão da parte deles.

Estou na dúvida quanto a essa afirmação sobre novos F-16 serem a aeronave ocidental mais barata. Mas como não tenho ideia dos números vou passar à frente.

A grande desvantagem que eu vejo em relação a novos F-16 em vez dos Eurocanards ou até F-35 é o facto de deixar já pouco espaço de manobra para possíveis upgrades. Temos de nos lembrar que o que vier substituir os F-16 vai continuar em serviço depois durante 25-30 anos.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:

*

teXou

• Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
« Responder #418 em: Agosto 21, 2010, 02:37:09 pm »
... , o Silent Eagle foi lançado não como um novo produto por si só, mas como um novo upgrad, para dar um novo sopro de vida aos ainda bons F-15. Aliás, duvido muito, mas mesmo muito, que os Silent Eagle sejam vendidos a outro pais, só talvez a Israel. ...
Bom ...  :roll:

1° - O F-15 SE está previsto para a exportação !
... new F-15 configuration designed to meet the future needs of international customers.

"The F-15 Silent Eagle is designed to meet our international customers' anticipated need for cost-effective stealth technologies, as well as for large and diverse weapons payloads," said Mark Bass, F-15 Program vice president for Boeing. .. http://www.boeing.com/news/releases/2009/q1/090317a_nr.html
Já voa ==> http://www.aeroweb-fr.net/actualites/2010/07/boeing-premier-vol-du-demonstrateur-f-15-silent-eagle

2° - O F-15E sera utilizado atè 2035.
... The service plans to keep it in action until around 2035. ....
http://pentagonbrief.blogspot.com/2009/03/f-15e-strike-eagle-in-service-til-2035.html
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #419 em: Agosto 23, 2010, 12:15:06 pm »
Sendo assim peço desculpa. Mas como é que os americanos vão vender um avião stealth? Já com o F-35 querem por restrições até aos países que o co-financiaram... Humm, isso traz água no bico... Cá para mim vendem, mas depois se o avião tiver avarias tem de ir para a américa para ser reparado

Oliveira Salazar